[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vaticano nomeia mulher para porta-voz

A espanhola Paloma García Ovejero é a primeira mulher a desempenhar esta função.

O Vaticano nomeou Paloma García Ovejero, uma jornalista espanhola, como nova subdiretora da Sala de Imprensa. Foi escolhida pelo Papa Francisco e é a primeira mulher a desempenhar funções de direção nesta área.

Paloma, de 40 anos, foi jornalista durante 20. Nos últimos quatro, desempenhou funções como correspondente no Vaticano da rádio espanhola COPE.

“Ligaram-me da Secretaria de Estado do Vaticano na passada quarta-feira de manhã. Reuni-me com o arcebispo Becciu [número dois do organismo] que me disse que tinha um pedido do Papa. Respondi que se era o Papa que pedia, não tinha de pensar”, explicou em entrevista ao El Español.

Segundo a nova porta-voz do Vaticano, “se a missão da Igreja é anunciar a Boa Nova, a missão da Sala de Imprensa é permitir que a Boa Nova chegue mais longe e o mais fiel possível”.

Paloma revelou ainda que já leva algumas propostas para a sua nova função, para serem desenvolvidas em conjunto com Greg Burke, nomeado pelo Papa para diretor da Sala de Imprensa e que antes integrava o departamento como vice-diretor.

Até à data, a comunicação do Vaticano tem estado a cargo do sacerdote Frederico Lombardi, que foi diretor da Sala de Imprensa durante dez anos. A nova equipa entrará em funções no próximo dia 1 de agosto.

Foto: Os novos porta-vozes do Vaticano, ao lado do Papa Francisco © Reuters.

Veja mais em Sociedade

PUB