[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Victor Dzenk x Primner Gallery: Fomos conhecer quem está por trás da coleção Neoconcreto

No dia 19 de Junho de 2019 o designer brasileiro Victor Dzenk deu a conhecer a colecção Neoconcreto no evento de lançamento na Galeria Primner. Muitas foram as caras conhecidas que marcaram presença na estria do artista brasileiro em Portugal como a apresentadora do Curto Circuito , Maria Dominguez, as atrizes Karla Muga e Inês Monteiro, os atores Adriano Toloza e Miguel Santiago, entre outros.

A ideia de avançar com o lançamento desta coleção em Lisboa e na Primner Gallery partiu de Andrea Guerra, uma das proprietárias do espaço, aquando uma visita do designer brsileiro pela galeria. Andrea já era apreciadora do trabalho de Victor há muito tempo e após tê-lo conhecido e perceber que ambos partilhavam uma paixão pela obra do artista Rodrigo de Castro, surgiu a ideia de conceber esta colaboração.

De 2 em 2 meses, a galeria apresenta novas exposições, mas esta foi a primeira vez que apresentaram um designer de moda no seu espaço, algo pouco comum na maioria das galerias, mas que distingue a Primner de todas elas pela sua capacidade de quebrar barreiras.

A aposta no neoconcretismo, movimento das décadas de 50 e 60 no Brasil, é para continuar, pois para os proprietários do espaço, e após um intenso estudo do mercado português e dos artistas brasileiros que se encontram no nosso país, este é o movimento que mais interesse apresenta.

Esta foi a primeira vez que Victor Dzenk apresentou uma coleção no nosso país, apesar das visitas regulares ao nosso país, mas no que diz respeito às colaborações com outros artistas, o artista não é um estreante. Estreou-se no Fashion Rio com uma homenagem ao artista mineiro Fernando Pacheco e trabalhou com Dominique Jardi, artista francesa radicada no Brasil, que assina todos os murais do Copacabana Palace. A terceira colaboração traduz-se na coleção Verão20 com Rodrigo de Castro, apesar das aparentes dificuldades por terem estilos dispares, Victor Dzenk garante que foi muito fácil colaborar com o artista. “O único desafio foi a questão de a minha marca ser baseada em estampas florais,fortes e animais cringe e deparar-me com um artista mais simples e minimialista… Mas conseguimos superar a dificuldade e conceber a mulher com atitude Dzenk, sem que perdesse o ADN.”, afirma satisfeito com o resultado final, o designer Victor Dzenk.

As peças de vestuário de Victor Dzenk coleção Primavera Verão 2020 foram expostas em conjunto com os desenhos do artista Rodrigo de Castro, mas apesar da inspiração, todas as peças têm a assinatura do designer na estampa digital. Para o futuro, Victor gostava que aparecessem mais oportunidades para internacionalizar a sua marca, apesar de já existirem vários pontos de venda no estrangeiro, de forma a dar a conhecer a sua obra e a arte brasileira em todo o mundo.

Veja mais em Moda

PUB