[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vida de estudante e a alimentação

A vida de estudante não se resume a estudar. Muitas vezes, à mistura, existe trabalho, tarefas familiares e muitos outros afazeres que podem desorganizar a rotina e comprometer as escolhas alimentares do estudante.

Confira abaixo 4 dicas para organizar e simplificar a alimentação, mesmo com uma vida agitada:

1)  Antecipar necessidades

Estar atento se existem por perto mercados ou opções saudáveis e de fácil acesso a alimentos para os lanches, como frutas, iogurtes magros e sem açúcar ou frutos secos, por exemplo.

Ter esta possibilidade no dia a dia facilita que, mesmo em dias mais conturbados e fora da rotina, não seja necessário recorrer a opções desequilibradas, como fast foods, bolos, bolachas, fritos ou refrigerantes por falta de opção.

Caso contrário, uma lancheira para acompanhar no dia a dia resolve o “problema”. O importante é facilitar o acesso a opções saudáveis.

2)  Quando cozinhar, apostar em grandes quantidades para congelar

Peito de frango cozido desfiado, arroz cozido, feijão cozido, pastas (de frango ou atum com queijo cottage, de grão-de-bico, etc), hambúrgueres caseiros de peito de frango ou carnes magras, bolinhos para assar de carne ou de leguminosas com hortaliças, são algumas opções práticas e que podem estar sempre prontas a utilizar.

Se, ainda assim, cozinhar não está nos planos procurar empresas de refeições/marmitas congeladas e saudáveis pode ser a solução. Atualmente existem inúmeras opções de empresas que fazem entregas de pequenos-almoços, almoços, jantares e lanches; frescos ou congelados; prontos a comer ou pré-preparados; mais caros e mais acessíveis, além de entregas com periodicidades diária, semanal, quinzenal ou mensal.

Existem opções para todos os gostos e feitios. Basta definir quais são os horários mais críticos e quais as refeições em que precisa de ajuda para traçar a estratégia e definir a escolha. Um nutricionista poderá ajudá-lo a fazer a escolha mais acertada.

3)  Opte sempre por refeições equilibradas

Refeições equilibradas são aquelas onde os alimentos estão presentes em quantidades e qualidades ideais e que vão de encontro às necessidades individuais.

O que evitar: grandes quantidades, alimentos processados/ultraprocessados, com grandes quantidades de açúcares e gorduras, como alimentos fritos, panados, com natas, com molhos, bolachas, bolos, gomas, sumos e refrigerantes, por exemplo.

O que priorizar: frutas, legumes, verduras, queijos magros, iogurtes naturais e sem açúcar, cortes de carne magros e sem pele, preparações assadas ou grelhadas, pão preferencialmente integral e sem adição de açúcar, grãos e cereais, preferencialmente integrais.

Resultados: mais saúde, mais saciedade e menos fome fora de hora são apenas alguns dos benefícios quando a alimentação é feita de forma adequada às necessidades.

4)  Organize e porcione

Se é o tipo de pessoa que adora ofertas de refeições, como leve 2 pague 1, cuidado! O controlo de porções é fundamental e faz parte de uma rotina saudável e organizada. Por isso, apostar em embalagens individuais ou tipo bento box com separações para organizar os lanches e separar as opções é uma excelente ideia!

Que a rotina agitada de estudante exige muito, é verdade. Mas isso não é motivo para abrir mão da saúde. A dedicação deve ser dentro e fora da sala de aula por si e pelo seu bem-estar.

Feliz dia Nacional do estudante!

Artigo de opinião de Renata Miguéis

Médica nutricionista e diretora de nutrição da Diet Academy Porto e Lisboa, e Diretora Clínica no Porto

Renata Migueis

Veja mais em Opinião

PUB