Cerca de 20 anos depois do lançamento da primeira colaboração entre Stella McCartney e a H&M, em novembro de 2005, a marca de moda sueca anuncia a segunda colaboração com a renomada designer e pioneira em sustentabilidade. A coleção irá chegar às lojas na primavera do próximo ano, mas já pudemos ver alguns looks ontem, na celebração dos Fashion Awards, em Londres.
Entusiasmada por se reunir com a H&M, Stella McCartney afirma que “voltar a trabalhar com peças do meu arquivo dá-me muita energia e alegria”. Nesta segunda colaboração, a designer conta que terá a “oportunidade de refletir sobre o quanto avançámos em termos de sustentabilidade, práticas livres de crueldade animal e designs conscientes, e de ser sincera sobre o quanto ainda temos de percorrer juntos.”
Stella McCartney
A coleção apresentará materiais certificados e responsáveis, muitos deles reciclados, mostrando exemplos de alternativas aos tecidos e têxteis convencionais. “Estou encantada por a H&M me acompanhar neste caminho; a verdadeira mudança só acontece quando impulsionamos tanto de fora como de dentro, e sempre acreditei na importância de nos infiltrarmos por dentro para impulsionar a indústria.” , afirma Stella McCartney.
Repleta de peças essenciais que prestam homenagem ao ADN de McCartney, a coleção apresenta estilos distintos, silhuetas icónicas e códigos da casa extraídos de capítulos da história da sua marca.
“Stella é uma verdadeira pioneira. Desde o início, ela revolucionou a moda com designs que propunham uma feminilidade inovadora. Esta coleção está repleta de peças essenciais que prestam homenagem a esse legado. A orientação moral de Stella e o seu compromisso incansável com práticas sustentáveis têm inspirado todos nós na H&M há muito tempo, por isso é uma honra colaborar com ela num projeto tão ambicioso.” , afirma Ann-Sofie Johansson, H&M
Ann-Sofie Johansson & Stella McCartney
Ontem à noite, durante os Fashion Awards, em Londres, pudemos ver algumas estrelas do mundo da moda, da música e das redes sociais a usar looks da nova coleção. Emily Ratajkowski usou um minivestido preto com uma capa drapeada sobre os ombros. Por outro lado, Amelia Gray pisou o tapete vermelho com um minivestido bege de renda brilhante e efeito cristal, enquanto a cantora Anitta o fez com uma versão personalizada de uma peça da próxima coleção: um vestido vermelho longo até ao chão com uma impressionante silhueta em loop que liga o ombro à bainha.
“Foi uma honra usar este look incrível e mostrar às pessoas uma antevisão da coleção Stella McCartney H&M. Senti-me incrível de vermelho. É sem dúvida uma combinação perfeita entre duas marcas que adoro”, conta Anitta
Emily Ratajkowski, Amelia Gray e Anitta usaram looks da colaboração Stella McCartney H&M
Esta nova colaboração marca uma mudança no conceito da colaboração entre designers da H&M, ampliando o diálogo para além da criação de uma coleção e com um foco claro em impulsionar a sustentabilidade através da discussão, do debate e da ação.
Uma parte fundamental da colaboração consiste na criação de um comité especial, uma iniciativa que reúne diferentes vozes e perspetivas da indústria da moda para criar um espaço onde se possam partilhar e ouvir ideias. Assim, este comité procurará encontrar novos caminhos para que as marcas, e a indústria como um todo, influenciem e impulsionem a mudança, além de sensibilizar para o bem-estar animal e soluções inovadoras. O objetivo da colaboração, desde a coleção até à criação deste novo comité, é o diálogo construtivo, o design excecional e um impacto duradouro. Um elemento central da visão de McCartney e da H&M é a convicção de que a sustentabilidade deve continuar a ser um tema de conversa na indústria da moda, promovendo a transparência, o debate e, acima de tudo, a esperança.
A coleção Stella McCartney H&M será lançada em lojas selecionadas e online na primavera de 2026.