A região Oeste não é de todo estranha para mim. É, na verdade, uma velha conhecida. No entanto, nunca tinha experimentado estar do outro lado: o de turista que se surpreende a cada paisagem, casa típica ou monumento grandioso. A convite da cadeia de hotéis Montebelo Hotels & Resorts, rumei até Alcobaça para desvendar os mistérios do imponente Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel e explorar a região.
Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel
Um verdadeiro ex-libris arquitectónico
Já alguma vez pensou em dormir num Mosteiro? O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel está edificado no Claustro do Rachadouro, no Mosteiro de Alcobaça, datado do século XII, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integrante da Lista do Património Mundial da Unesco desde dezembro de 1989. Se isto não bastasse, este tem a assinatura do prestigiado Eduardo Souto Moura e é um verdadeiro ex-libris arquitectónico.
O Restaurante
O conceito do arquiteto foi inspirado no minimalismo e desapego da vida conventual. Para tal, foram removidas todas as intervenções mais recentes e recuperado o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos. Para além do projeto, Souto Moura é, também, o responsável pelo design do mobiliário, especialmente desenvolvido para o hotel.
Quarto Twin
O hotel de categoria 5 estrelas, tem 91 unidades de alojamento, distribuídas por quartos singles e duplos; quartos familiares; suites e uma master suíte. Tem um restaurante, onde poderá desfrutar de refeições deliciosas e sofisticadas, uma piscina que nos transporta para as termas romanas e um spa que merece a visita.
A Piscina
O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel é o sétimo hotel da cadeia Montebelo Hotels & Resorts em Portugal.
Ir além cidade e explorar São Martinho do Porto
Se optar por ficar duas noites em Alcobaça, aconselho a ir além cidade e explorar a região. No entanto, primeiro, há que aproveitar o que a cidade tem para oferecer. Visitar o Mosteiro é obrigatório! Aos domingos e feriados, até às 14h, a visita é gratuita para todos os cidadãos residentes em território nacional. Também vale a pena experimentar alguns dos doces conventuais, muitos famosos na região.
Mosteiro de Alcobaça. Foto tirada com o Samsung Galaxy Ultra S23
São Martinho do Porto encontra-se a 20 minutos e faz o deleite a qualquer fã de praia. Com a sua baía em forma de concha, é o local ideal para desfrutar com a família no areal ou para praticar desportos náuticos como vela, windsurf e stand up paddle.
São Martinho do Porto
Para almoçar, recomendo a Taberna Marginal. O conceito passa por partilhar diversos petiscos, como Baos, Tacos e Gyosas. Esta fica na Avenida Marginal, mesmo em frente à baía.