[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

6 dicas para decorar a sua mesa de Páscoa

Texto Rita Salgueiro, Decoradora de Interiores

Com a chegada da Páscoa, é tempo de voltar a reunir a família à mesa. E, se as iguarias desta época, por si só, já são irresistíveis, uma mesa bonita e bem posta pode ajudar, ainda mais, a abrir o apetite.

Ficam aqui algumas sugestões do que deve ter na sua mesa nesta ocasião.

1 – Os tons da época são indispensáveis na decoração de uma mesa de Páscoa. Verde- menta, rosa-bebé (mas também velho ou pastel), turquesas, azuis suaves e brancos são os tons associados à quadra e, por isso, devem estar presentes nas mais variadas formas. Da toalha de mesa aos apontamentos decorativos, passando pelo serviço, estes tons criam o ambiente alegre e primaveril próprio da época.

2 – Ovos, pássaros e coelhos são os elementos alusivos ao tema que devemos encontrar na decoração da mesa. Para a tornar ainda mais bonita, coloque um centro de mesa com flores.

3 – Para ganhar espaço, coloque o guardanapo (na mesa portuguesa é colocado à esquerda) entre o prato de sopa e o prato raso ou, se tiver uma argola de guardanapo que se enquadre no tema, no centro, em cima do prato.

4 – Esta é mais uma oportunidade para os seus serviços e faqueiros brilharem. O ideal é usar um serviço nos tons ou com motivos alusivos à época. Se usar um serviço simples, aposte em bases de pratos nos tons referidos e num faqueiro marcante, ordenado de forma a ser usado de fora para dentro, à medida que vão sendo servidos os pratos. Talheres de entrada ou colher de sopa ficam mais afastados do prato. Os talheres de carne ficam junto ao prato.

5 – O facto da celebração da Páscoa ser feita ao almoço impede que existam velas à mesa. Aproveite os t-lights para colocar as amêndoas de chocolate e ir quebrando a dieta e o protocolo ao longo da refeição. Se os convidados ficarem para jantar, espalhe as amêndoas pela mesa (se tiver sobrado alguma!) e, aí sim, coloque velas nos t-lights.

6 – Coloque ambientadores ao longo da mesa, de forma a cortar o cheiro intenso a comida. Também podem ser ótimos ele mentos para adicionar à decoração. Opte por um aroma neutro ou cítrico, para não tornar o ambiente demasiado doce.

Veja mais em Lifestyle

PUB