[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Comida portuguesa no Lyon Street Food Festival

O melhor da gastronomia portuguesa está a chegar a Lyon, com a curadoria da Amuse Bouche. Numa iniciativa com o apoio do Turismo de Portugal, integrada na programação da Temporada Cruzada, o Lyon Street Food Festival irá receber uma comitiva de 17 chefs portugueses, distribuídos por oito stands, entre os dias 23 e 26 de junho. Em quatro dias de evento, os visitantes terão oportunidade de conhecer a nova cozinha portuguesa feita com os melhores e mais icónicos produtos nacionais.

Uma verdadeira ponte aérea de muito talento, que ligará Portugal a Lyon: cozinheiros e cozinheiras de diferentes regiões do país, com abordagens diferenciadas e representativas da nova cena gastronómica portuguesa, e não só. Os visitantes vão poder provar pratos de todo o país, do Norte ao Algarve, passando pela região do Alentejo, utilizando ingredientes como o bacalhau, a sardinha, o borrego, a gamba da costa, as moelas, as lulas, os cuscos transmontanos ou a cereja.

©BriceROBERT

©BriceROBERT

Da comitiva de 17 chefs, seis são mulheres que representam algum do sangue novo da gastronomia nacional – Alana Mostachio (VDB Bistronomie, Lisboa), Marcella Ghirelli, Natalie Castro (Isco, Lisboa), Leonor Godinho, Carla Sousa (Sítio Valverde, Lisboa) e Nikita Polido (Celmar, Sesimbra). Na bagagem levam pratos bem representativos da cultura gastronómica nacional, como o Choco frito em bolo do caco ou o Taco de lulas à Algarvia.

Destacam-se ainda os três chefs à frente de restaurantes com estrela Michelin – Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho*, Cascais), Louis Anjos (Al Sud*, Lagos) e Tiago Bonito (Largo do Paço*, Amarante) –, que complementam a forte presença de jovens cozinheiros que lideram novos restaurantes e tascas pelo país fora, taberneiros consagrados, entre outros valores seguros do panorama gastronómico português.

Nikita Polido

Nikita Polido, uma dos 17 chefs

Bernardo Agrela (East Mambo, Lisboa), Filipe Ramalho (Páteo Real, Alter do Chão), Miguel Peres (Pigmeu, Lisboa), Mateus Freire (Osso Bento, Lisboa), Milton Anes (Bica do Sapato, Lisboa), Hugo Candeias (The Art Gate e Ofício, Lisboa), Pedro Monteiro (Tasca Baldracca, Lisboa) e José Paulo Rocha (Velho Eurico, Lisboa) são os nomes dos chefs que completam a comitiva nacional levada a Lyon pela Amuse Bouche.

Esta road trip gastronómica está incluída na programação da Temporada Cruzada 2021/22, uma iniciativa que tem como missão reforçar a proximidade entre França e Portugal, no âmbito da presidência rotativa da União Europeia exercida por ambos os países. Em 2022, Portugal foi desafiado a participar como destino convidado no Lyon Street Food Festival, um dos maiores festivais de street food da Europa que junta, durante quatro dias, milhares de foodies e festivaleiros numa experiência única e multissensorial.

©BriceROBERT

©BriceROBERT

O Lyon Street Food Fest regressa para a sua 6.ª edição entre 23 e 26 de junho, e espera acolher 45 mil visitantes. Ao longo de quatro dias o festival vai receber 120 chefs estrelados, cozinheiros emergentes e novos talentos para uma autêntica celebração da gastronomia e da cultura.

O papel da Amuse Bouche nesta iniciativa passa não apenas por dar a conhecer a identidade gastronómica portuguesa ao público francês, mas também as histórias por detrás de cada prato, produto ou produtor. Esta é também uma forma de reforçar a proximidade e amizade entre os dois países, representados principalmente pela presença em França de uma importante comunidade luso-descendente e em Portugal por um número crescente de cidadãos franceses, duas comunidades dinâmicas, itinerantes e ativas que constituem um elo humano e cultural excecional entre os dois países.

Veja mais em Lifestyle

PUB