Após um ano e meio e cerca de 220 tentativas, Francis Kurkdjian, diretor de criação de perfumes da Dior, revela uma nova interpretação da icónica fragrância da maison. Miss Dior Essence vai além da alma de Catherine Dior, irmã de Christian Dior, cuja coragem e liberdade inspiraram a criação original.
O calor suave da Provença recebeu-nos em maio, na casa Les Naysses, em Callian – outrora, refúgio de Catherine Dior, irmã de Christian Dior, e, hoje, transformada num acolhedor alojamento local. Foi neste cenário que encontrámos Francis Kurkdjian, diretor de criação de perfumes da Dior, para falar sobre a mais recente criação da maison: Miss Dior Essence. Depois de devolver à fragrância icónica da Dior o lugar de destaque, com o lançamento de Miss Dior Parfum – atualmente, o perfume feminino mais vendido no mundo –, o perfumista enfrentou um novo desafio: revisitar a herança da marca e traduzi-la em algo contemporâneo, vibrante e profundamente feminino. Combinando a suculência da amora e da flor de sabugueiro, a intensidade luminosa do jasmim sambac e a força terrosa do carvalho, Miss Dior Essence nasce como uma ode à juventude e à independência, homenageando a coragem de Catherine Dior, sem deixar de falar para as mulheres de hoje. O frasco icónico regressa às origens, num gesto de sofisticação e memória, enquanto a atriz Natalie Portman, embaixadora da fragrância há mais de uma década, continua a dar vida ao manifesto olfativo desta nova era, encarnando uma feminilidade livre, intensa e invencível.
FRANCIS KURKDJIAN EM ENTREVISTA
Catherine Dior foi uma mulher de coragem e liberdade e inspirou o lançamento original de 1947. Como esse espírito ecoa, agora, em Miss Dior Essence?
Há um espírito de Catherine no perfume. Mas, ainda,mais importante do que Catherine, é a ideia de juventude. Claro que há um pouco de Catherine em Miss Dior. Contudo, no geral, Miss Dior não é sobre Catherine. Para mim, o mais importante, antes, mesmo, da energia de Catherine, é o que está por trás de Miss Dior. Quando entrei para a casa, em 2001, a meta era clara: devolver a Miss Dior o lugar de destaque, reposicioná-la no número um.
E, isso, conseguimos alcançar no ano passado com o lançamento de Miss Dior Parfum. Esse momento foi decisivo, porque nos permitiu elevar o padrão. Miss Dior carrega o nome Dior, e era impensável que esse nome não ocupasse a primeira posição no mundo. Tivemos, portanto, de corrigir essa realidade. Para o fazer, foi fundamental redefinir toda a história de Miss Dior, revisitar as suas raízes e recontar o seu legado.
Como foi o processo de atualizar a sensualidade e o conceito de juventude de Miss Dior, sem perder a essência de 1947?
A ideia era voltar à história, regressar às raízes, redefinir o que Miss Dior realmente representa. Graças ao Frédéric Bourdelier [diretor de cultura e património da marca na Christian Dior Parfums] e à sua equipa, fizemos uma pesquisa extensiva. Mostrámos aos investigadores a história por trás dos recantos desconhecidos. Revelámos tudo. E…
