[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A reinterpretação empática de Jonathan Anderson ao legado DIOR

O Diretor Criativo das coleções femininas, masculinas e de alta-costura da Dior apresentou a sua primeira coleção ready-to-wear feminina para a primavera-verão 2026 em Paris, durante a semana de moda francesa

Cerca de quatro meses depois de ter sido nomeado Diretor Criativo das coleções femininas, masculinas e de alta-costura da Dior, Jonathan Anderson fez a sua grande estreia no ready-to-wear feminino, no passado dia 1 de outubro, durante a Paris Fashion Week. Recorrendo aos arquivos Dior, o designer reinterpretou peças icónicas do legado da maison, ao mesmo tempo que lhes colocou o seu cunho pessoal.

O interior do espaço projeto por Luca Guadagnino e Stefano Baisi © ADRIEN DIRAND

Apresentado no Jardin des Tuileries, em Paris, o espaço de exposição austero, projetado por Luca Guadagnino e Stefano Baisi, fundiu o digital com o físico. O desfile começou com um documentário, encomendado ao documentarista Adam Curtis, sobre a história da Dior, numa pirâmide LED invertida, antes de implodir, magicamente, numa caixa de sapatos Dior. Este momento, que passou diante dos olhos dos convidados, simbolizou um passado armazenado que pode ser revisitado como memórias e deu o mote para o que se iria ver, minutos depois, na passerelle.

© ADRIEN DIRAND

A coleção Dior Ready-to-Wear Spring-Summer 2026 de Jonathan Anderson explorou a linguagem da marca através de uma reinterpretação empática do seu legado. O diretor criativo informou a sua visão com algumas referências de arquivo interpretadas de forma criativa.

© ADRIEN DIRAND

Os laços — um código duradouro — foram adotados de várias maneiras, desde casacos com pinças na frente e minissaias drapeadas de algodão até vestidos de renda arejados e bolsas Dior Cigale com alça superior. Os Bar jackets encolhidos adquiriram volumes esculturais, e peças como capas justas e onduladas, e calções volumosos criaram uma comunalidade com a sua estreia em junho e a renome da alta-costura da Maison.

© ADRIEN DIRAND

Na primeira fila, encontravam-se as novas embaixadoras DIOR, como Mikey Madison e Greta Lee, bem como outras celebridades amigas da maison.

Veja mais em Moda

PUB


LuxWOMAN