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A Semana da Moda de Nova Iorque P/V 2013 pelos olhos de Dick Page

Foi no início dos anos 90, ao maquilhar uma jovem magricela de 15 anos chamada Kate Moss, para a revista The Face, que Dick Page teve a sua grande oportunidade. O jovem, criado nos arredores de Bristol, que se mudou para Londres em busca do sucesso a ‘pintar caras’, impressionou Calvin Klein com o seu trabalho, que lhe deu o seu primeiro desfile em Nova Iorque, no outono de 1993. Para este desfile, Page criou um visual muito distante dos, ainda reminiscentes, anos 80, muito clean e natural, que consistia apenas em algum bâton nos lábios e nas bochechas e vaselina nos olhos. Desde então, a sua carreira explodiu e é considerado um dos líderes da sua área.


Em 1997, Dick Page começou a trabalhar com a Shiseido, no Japão, tornando-se Diretor Artístico da marca dez anos depois. É responsável por supervisionar o desenvolvimento de produtos e a criação de novas cores. A sua filosofia, em relação à maquilhagem, é que esta é sobre cor e decoração, deve favorecer-nos, mas sempre com a prerrogativa mais importante que é a de continuarmos a ser nós próprias.



Das tendências de maquilhagem para esta estação diz:


Não acredito em tendências. Estas são matemática. Os criadores reúnem-se no final da temporada, depois de todos terem adicionado o que viram – esta quantidade de lábios vermelhos ou esta quantidade de olhos escuros ou esta quantidade de azuis pálidos, por exemplo. Eu sinto que as tendências são coisas materiais, físicas, em termos de roupas e acessórios. A maquilhagem é sempre o mesmo em material, mas é sempre novo de cada vez que é aplicada. Nesse sentido, ela não pode realmente pertencer à ideia de uma tendência. Pode fazer o que quiser e gostar do que quiser.


No entanto é a ideia de brincar com cor nos lábios que o faz vibrar esta estação, mas, em vez de cores fortes como fez no passado, opta por tons mais discretos e sofisticados. Para além dos bâtons, a sua preferência vai para os produtos iluminadores, como o Luminizing Satin Face Colors, nos tons High Beam White e Soft Beam Gold, que usa para dar luz ao rosto junto à boca, no nariz e nas maçãs do rosto e ainda como base de maquilhagem nos olhos.


As coleções de primavera/verão 2013, que foram apresentadas na Semana da Moda de Nova Iorque, mostraram-nos peças com texturas fora do comum e pormenores como perfuração, crochet, franjas, acabamentos com efeito desfiado, aplicação de paillettes, contas e tachas, em peças de corte, muitas vezes, simples. Misturas inesperadas de materiais, como a renda e a pele, o delicado e o mais duro, contrastam numa mesma peça. Motivos gráficos e blocos de cor e formas geométricas (riscas, riscas, riscas!) apareceram um bocadinho por todo o lado.


Foi com a sua própria expressão artística que Dick Page complementou a visão dos criadores: rosto e lábios mais neutros sendo os olhos o foco de atenção.






Band of Outsiders





A coleção para a primavera/verão 2013 de Scott Steinberg inspirou-se no romance futurista japonês de sobrevivência, ‘Battle Royale’. Visuais femininos que parecem ocorrer naturalmente, sem esforço, com referências militares e japonesas subtis.


Para construir um ‘exército’ que se enquadrasse na estética da colecção, Dick manteve o rosto natural, com as sobrancelhas levemente preenchidas. Riscas horizontais de corretor branco, em jeito de pintura de guerra, fortes e dramáticas, simbolizam o conflito e luta que se desenrolam no ecrã .






Zero+Maria Cornejo





O espectro da coleção relaxada e chique da designer nascida no Chile, ia dos tons neutros e monocromáticos até aos estampados coloridos, fortes e gráficos criados a partir de fotografias tiradas pela designer com o telemóvel a círculos em plantações agrícolas.


Foi dos tons vivos encontrados nos tecidos que Dick tirou a inspiração para melhor complementar os diferentes visuais presentes nesta coleção através do uso de rosa e roxo num ‘halo’ de cor pouco rígido em torno dos olhos.



As sombras eleitas para este visual foram o tom rosa do Luminizing Satin Eye Color Trio em Tropicalia e a sombra em creme Shimmering Cream Eye Color na cor Caviar.



Marc by Marc Jacobs





Para a sua linha mais jovem, Marc Jacobs rendeu-se à diversão da cor, camadas e mistura de padrões dos pés à, literalmente, cabeça.


Para esta coleção cheia de vida e influências dos anos 80, o maquilhador quis criar um visual que representasse a rapariga que ‘habita’ estas peças de roupa. Simples, um pouco desalinhada, cool e descomplicada. Assim, manteve o rosto em tons suaves e afastou-se de linhas severas. Os olhos de inspiração punk têm um esbatido escuro à volta, que lhes dá uma sensação entre o duro e o divertido.



Como produtos destacam-se as sombras em creme Shimmering Cream Eye Color em Sable e Caviar e a máscara de pestanas Perfect Mascara Full Definition em preto. Nos lábios temos o bâton Perfect Rouge na cor Fantasia.



Narciso Rodriguez





Esta coleção aliou cor a uma estética chique, simples e com uma sensualidade subliminar expressa através de cortes impecáveis e linhas fluídas em viés.


Para balancear, Dick Page reviu o conceito de pureza, “idealmente não devia ser notória qualquer técnica de maquilhagem neste visual”. A pele foi mantida com um aspeto natural, as sobrancelhas definidas e os olhos foram contornados com um suave brilho.






Michael Kors





Foi a arquitetura de meados do século passado na Califórnia e os tons de Palm Srings que Michael Kors teve como referência na sua paleta de cores primárias e nos motivos gráficos expressos por blocos de cor e riscas. O designer pediu a Dick que criasse um visual que tivesse cor nos olhos, mas nada demasiado óbvio ou glamoroso.


O resultado foi uma interpretação moderna das linhas usadas acima da pálpebra móvel nos anos 60, em tons vivos de verde e azul.



Se quiser divertir-se com estas cores experimente os trios de sombras Luminizing Satin Eye Color Trio nas cores Punky Blues e Jungle.


Veja o vídeo:



Dick Page – Makeup’s Maestro from models.com on Vimeo.


POR

C.C.