Durante os meses de julho e agosto, não houve quem não comentasse sobre o filme da “Barbie” e sobre a sua realizadora Greta Gerwig. Esta começou a sua carreira a representar, sobretudo em filmes independentes, e foi nomeada para um Globo de Ouro pelo seu desempenho no filme “Frances Ha”. Colaborou em diversos filmes com o seu companheiro Noah Baumbach, tais como “Greenberg” , “Frances Ha”, “Mistress America” e “White Noise”. No entanto, sozinha, para além de “Barbie”, realizou mais dois filmes que pode aproveitar para ver ou rever neste fim de semana.
Lady Bird
Foi com o filme “Lady Bird” que Gerwig se estreou sozinha como realizadora, em 2017. As excelentes críticas foram um reflexo de cinco nomeações nos Óscares, em 2018: Melhor Realizador; Melhor Argumento Original; Melhor Filme; Melhor Atriz Principal; Melhor Atriz Secundária.
“Lady Bird” está disponível na plataforma de streaming Prime Video
O filme acompanha a história de Christine McPherson (Saoirse Ronan) uma adolescente que está no último ano do secundário e cujo maior desejo é fazer faculdade longe de Sacramento, na Califórnia. No entanto, a ideia é rejeitada pela sua mãe. Lady Bird, como gosta de ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante. Enquanto esse momento não chega, esta divide o seu tempo entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro e os inúmeros desentendimentos com a sua progenitora.
Little Women
Baseado no livro com o mesmo nome de Louisa May Alcott, “Little Women” tem lugar no século XIX em Massachusetts. Com o pai ausente a servir na Guerra Civil, as mulheres da família March – a matriarca, Marmee, e as suas quatro filhas, Jo, Meg, Amy e Beth – são deixadas sozinhas. Confrontada com a pobreza, a escritora em ascensão, Jo March (Saoirse Ronan), está a lutar para se afirmar na cidade de Nova Iorque, dominada pelos homens; a atenciosa Meg (Emma Watson) está agora casada e a artística Amy (Florence Pugh) está em Paris com a sua abastada tia. No entanto, a notícia da doença de Beth (Eliza Scanlen) volta a reunir as irmãs sob o mesmo teto. Mas, mais do que qualquer outra coisa no mundo – para grande deceção do vizinho do lado, Theodore “Laurie” Laurence (Timothée Chalamet) – a ferozmente independente Jo anseia por liberdade. Será que todas as histórias têm de terminar com um casamento?
“Little Women” está disponível na plataforma de streaming HBO Max
O filme foi indicado, em 2020, para seis categorias dos Óscares: Melhor Filme; Melhor Atriz para Saoirse Ronan; Melhor Atriz Coadjuvante para Florence Pugh; Melhor Roteiro Adaptado; Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Tendo ganho na categoria de Melhor Figurino.