[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Sofia Machado, autora do blog ‘Sofia na Austrália’

1 de 2

Tudo começou ainda na barriga da minha mãe, com o espírito aventureiro do meu pai e a perceção mútua de que as crianças são capazes e merecem aventuras variadas.

Com isto, os fins de semana em família e as férias foram sempre para explorar novos locais, estar em contacto com a Natureza e aproveitar ao máximo as oportunidades que nos aparecem à frente.

Aos 5 anos, a Sofia deixou de dormir na tenda em cima do Jeep com os pais e teve a sua primeira própria tenda, que guardou religiosamente até hoje. Foi também aos 5 que fez o primeiro voo sozinha, de Lisboa a Düsseldorf, para visitar os tios.

No final da 4.ª classe, a sua professora primária (Marina de Melo Sales) escreveu no diploma: “Sempre pronta para aventuras que nós, os comuns mortais, nem sonhamos…”, uma frase da qual, admite, sempre se lembra em situações mais difíceis.

Descer rios, velejar no oceano, escalar, esquiar e fazer snowboard, acampamentos e muitas caminhadas por Portugal e pelo estrangeiro só podiam antever que Sofia não ia para Benidorm como a maioria dos adolescentes, mas, sim, ia pegar na sua mochila para passar um mês nos Açores a percorrer as ilhas à boleia de cargueiros. Esta foi a sua primeira viagem sozinha!

Viajou por todos os continentes de mochila às costas e sempre em low budget, como gosta! Aos 27 anos, o destino fê-la “empacotar 20 kg da sua vida, alugar a casa, despedir-se do emprego como professora de Educação Física e mudar-se para a Austrália”. Assim começou o blog ‘Sofia na Austrália’.

Mini Bio:

Nome: Sofia Machado.

Idade: 31 (mas a idade é coisa de B.I. o que importa é o espírito, a forma de estar na vida; bem vistas as coisas, nem eu sei que idade tenho…).

Nacionalidade: Portuguesa (a viver neste momento na Austrália).

Presença online: Sofia na Austrália | Facebook | Instagram | Twitter

No meu blog encontra: A minha paixão por viver em harmonia com o mundo. As minhas viagens, as minhas experiências, a minha sensação dos lugares, as minhas fotografias, a vontade de partilhar com os outros as coisas boas – regra geral, simples – da vida.

Viajar

A minha vontade de viajar não é passageira. Viajar e um dos maiores prazeres da minha vida, e forma de colecionar memórias sobre o mundo. Viajo porque tenho uma curiosidade insaciável por descobrir o desconhecido e por adorar a adrenalina de não saber onde vou dormir, o que vou comer ou mesmo o que vai acontecer, o imprevisível é uma constante nas minhas viagens, que não se consegue através de viagens organizadas.

As coisas boas vêm com o tempo; as melhores surgem sem se fazerem anunciar, pelo menos no meu caso. Acho, por isso, que tudo tem sempre um lado bom, mesmo quando às vezes os planos parecem furados.

Perder a noção do tempo, nem sempre escolher destinos, são detalhes que pretendo sempre manter, talvez ao estilo dos “presentes embrulhados”, que não sei o que lá está dentro. Viajar para mim deve conter sempre algo próximo da surpresa e nunca saber que às 13h vou ser obrigada a almoçar porque algum guia turístico assim o estipulou há vários meses.

Fim de semana

Não ficar enfiada em casa. Faça chuva ou faça sol, saio sempre. Nem que seja para explorar a minha zona. Gosto de ver o mundo com os meus olhos. Por vezes, as pessoas tendem a viajar no sofá à frente da televisão. Na própria noção da palavra fim de semana está algo que implica “fim das coisas rotineiras”, daí eu perseguir, de certa maneira, esse período como algo a explorar, quer seja perto ou longe do local onde habito. Acordar cedo, por volta das 5h30 da manhã, e ir surfar, assim começa a maioria dos meus dias e fins de semana. Quando não há surf, caminhadas matinais pela praia também sabem bem! Adotei o lema “quanto mais cedo acordamos, mais horas parecemos ter para explorar o que temos ao nosso redor!”

Escrever

Cresci a ver os meus pais a escrever, lembro-me do som da velha máquina de escrever do meu pai desde pequenina e, mais tarde, dos grandes computadores, dos livros da minha mãe, assim como dos inúmeros blocos de notas com vários tamanhos e anotações a canetas de cor. Mais tarde, comecei também a ter diários de viagens, que guardo religiosamente. E depois apareceu o blog. Tinha de ser! ‘Sofia na Austrália’ é hoje o meu verdadeiro diário, embora com as novas tecnologias faça outras anotações sobre coisas de momento para, talvez mais tarde, trabalhar de maneira diferente.

Fotografar

Já perdi muitas câmaras fotográficas e imensas fotos. As imagens, os flashes na memória são, sem dúvida, as mais seguras. Adoro fotografia mas “perco” tempo a imprimir imagens na minha cabeça mais do que com a máquina. O instantâneo do momento especial é sempre difícil de registar e o que muitas vezes “apanhamos” é o local, para mais tarde nos recordarmos dos cheiros, da temperatura, de todo o envolvente, que faz do instante algo que não queremos perder. Com a fotografia apenas fica o “quadro”, o resto fica para sempre na nossa cabeça. Muitas vezes mostro imagens aos meus amigos, mas quase sempre eles apenas se apercebem de uma parte do que pretendi captar. Muitas vezes o mais importante fica sempre e só quase para mim e para quem está comigo no preciso momento em que carreguei no botão.

1 de 2

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB