[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

BASE é o tema da próxima edição da ModaLisboa

Entre os dias 1 a 5 de outubro, a capital portuguesa volta a receber a Lisboa Fashion Week

A ModaLisboa regressa em outubro à capital para mais uma edição, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa. Para a 65.ª Lisboa Fashion Week o tema escolhido foi a “BASE”, pois, como diz a organização, “em Moda, pensar a base é defender a possibilidade de continuidade”.

À semelhança das edições anteriores, o epicentro do evento será no Pátio da Galé, mas a programação estende-se a pontos da cidade, como o MUDE – Museu do Design, o Palacete Gomes Freire, o Moldo Studios, a Avenida da Liberdade e a Praça do Comércio.

O Cartaz oficial da MODALISBOA BASE

Uma semana de “pensamento e criação, exposição e ação”, a ModaLisboa apresenta um programa plural de desfiles, conferências, exposições, workshops, showcases e diversos eventos paralelos e momentos dedicados à sustentabilidade.

O programa

A programação de 30 de setembro a 5 de outubro

O kick-off da Lisboa Fashion Week será na Embaixada de Itália em Lisboa, com uma noite dedicada aos novos nomes da rede IED – Istituto Europeo di Design. No dia 30 de setembro, o IED: REPEAT THE ACTION reúne peças de Carlotta Gadda, Haiqi Zhou, Daniele Dargenio, Simone Smeriglio, Denise Vecchi, Anna Serra, Arianna Pejrani, Roberto Niutta, Natalia Arroyas, Miguel Conde Garcia-Mochales, Michel Mahfoud, Eloi Sacristan e Ainhize Ganzabal Santiago, propondo uma reflexão sobre a repetição como ferramenta de transformação.

Depois deste evento especial de inauguração da MODALISBOA BASE, o calendário de apresentações regressa a 2 de outubro: a estreia da FASHION HOUSE, um novo espaço multidisciplinar de entrada livre (e alguns momentos reservados a convidados), é marcada por novos nomes da Semana de Moda, com happenings performáticos no Palacete Gomes Freire de Roselyn Silva, Ana Margarida Feijão e Gandaia.

Já no MUDE – Museu do Design, há três apresentações exclusivas: BÉHEN e Olga Noronha, no sábado (além deste momento reservado a convidados, a mostra expositiva de Olga Noronha será aberta ao público entre 3 e 5 de outubro), e Nuno Baltazar, no domingo. Também a apresentação do projeto editorial da APICCAPS, Portuguese Soul, será off location, no Moldo Studios, e Constança Entrudo preparou um lançamento especial no novo espaço Castle Hi Hi Hi.

Como já é habitual, de 3 a 5 de outubro, o Pátio da Galé volta a ser a base das operações, com o regresso do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside, Alves/Gonçalves, 2B, Luís Onofre, Gonçalo Peixoto, Kolovrat, Carlos Gil, DuarteHajime, Valentim Quaresma, Dino Alves e Luís Carvalho. Entre as novidades desta edição, destaca-se a estreia da WORKSTATION DESIGN supported by Jean Louis David, que vem consolidar o papel da plataforma de experimentação na afirmação de novas linguagens de Moda. Os três desfiles desta nova geração de criadores contam com um apoio estruturante da marca, que assegura condições de apresentação e produção — do espaço ao casting, das equipas técnicas à criação de cabelos por uma equipa especializada Jean Louis David.

Sangue Novo: há novas vozes para conhecer

O Sangue Novo tem novas vozes para conhecer

No dia 3 de outubro, a MODALISBOA BASE abre palco a nove novas vozes do design emergente: Adja Baio, Ariana Orrico, dépaysement non-lieu, do Cruzeiro SEIXAS Eva, ELIO, Inês Almeida, Mafalda Simões, Mariana Garcia e Usual Suspect.

É através destes nomes que o SANGUE NOVO supported by Seaside mantém a sua matriz anual, mas reforça-se com eixos estratégicos que projetam novas possibilidades: formação internacional, produção responsável, criação de marca e inovação nos crafts, implementados com os novos prémios. O Prémio ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design abre agora duas trajetórias possíveis: em Roma, o Master’s Program in Fashion Design, para aprofundar técnica e pensamento sob uma abordagem transversalmente sustentável; ou em Milão, o Master’s Program in Fashion Marketing, para desenvolver competências de análise de mercado, construção de marca e estratégia empresarial. O novo Prémio ModaLisboa x Burel Factory propõe uma residência criativa de um mês na marca heritage, reforçando a ligação entre design contemporâneo e processos artesanais, numa relação que prolonga a memória dos materiais para novos contextos de futuro. Ambos os prémios asseguram ainda a representação, durante uma estação, na Showpress, ampliando a visibilidade dos vencedores junto da indústria e da imprensa.

Assim, na MODALISBOA BASE, serão escolhidos cinco finalistas por um painel renovado de jurados: Miguel Flor (Designer e Diretor Criativo, Presidente do Júri), Joana Jorge (Project Manager, ModaLisboa), Anastasia Bilous (Editora de Moda, ELLE Ucrânia), Federico Cina (Designer de Moda), Filipa Homem (Diretora Criativa, Burel Factory) e Federico Poletti (Scientific Leader Fashion Marketing & Communication, IED Milano).

Veja mais em Moda

PUB


LuxWOMAN