Produzidos na região do Douro Superior, em Muxagata, concelho de Vila Nova de Foz Côa, onde as vinhas da Quinta da Saudade dão origem às boas colheitas que tornam extraordinário e genuíno o palato dos vinhos PALATO DO CÔA, porque “as coisas boas da vida não são de ver, são de sentir”, reforça o experiente enólogo Carlos Magalhães (Carloto), um dos sócios fundadores do projeto.
Vinhos PALATO DO CÔA
Assim e para assinalar o Dia de São Valentim, no próximo dia 14 de fevereiro, a marca apresenta 3 sugestões distintas e que prometem arrebatar os corações de todos os portugueses: “(…) o Grande Reserva Tinto 2016, um vinho muito concentrado, complexo com uma prevalência de notas florais, como frutos silvestres com um toque balsâmico; o Reserva Tinto 2018, um vinho muito concentrado a frutos pretos onde a fruta se combina na perfeição com as notas da madeira; e o PALATO DO CÔA Reserva Branco 2020, um vinho com aroma intenso, elegante com as notas da madeira bem casadas com frutos, citrinos e com um toque mineral”, destacam os enólogos Carloto e Paulo.
Todos os vinhos são criados minuciosamente e passam por várias fases de prova, até ao lote final, lotes esses que são preparados separadamente e onde cada um dos enólogos realiza uma “prova cega” dos vários lotes.
De salientar ainda a localização da Quinta da Saudade, considerada por muitos um dos melhores “terroirs” da região pelos seus 17 hectares de vinha, onde se destacam os 7 hectares de vinhas velhas (+ de 50 anos), os veios calcários muito visíveis e 10 hectares de vinhas mais novas. “Aqui tratam-se as vinhas pelo nome e os vinhos são feitos exclusivamente com as uvas próprias da Quinta”, concluem.