A época mais encantadora do ano já se faz sentir e trouxe consigo as tradicionais vilas de Natal, local ideal para quem procura um serão na pista de gelo, saborear as iguarias típicas e, quiçá, conhecer o Pai Natal.
Para todos os que procuram um bom plano para os fins de semana, a Spotahome sugere cinco vilas de Natal que são paragem obrigatória para todos os que vivem ou visitam Portugal.
Wonderland Lisboa

Um dos lugares de eleição do Natal é o Wonderland Lisboa. Uma das maiores vilas de Natal do país rouba as atenções da capital para atividades pensadas para as famílias. Além de pistas de gelo e expositores que atraem até os que se assumem como “grinch”, o destaque vai para a roda gigante que permite vislumbrar as luzes de Natal por toda a cidade.
Porto Christmas Village
Com lugar marcado na Alfândega do Porto, Porto Christmas Village assume ser o primeiro espaço de animação natalícia “indoor”, na cidade do Porto. Aberto até ao final do ano, está pronto a receber miúdos e graúdos na sua Fábrica dos Brinquedos e na Pista de Gelo, oferecendo ainda experiências em realidade virtual.
Óbidos Vila Natal

Óbidos é palco de uma das Vilas de Natal mais encantadoras do país. Em cada esquina das muralhas há um espetáculo natalício a surpreender visitantes e neve artificial a fazer as delícias dos mais pequenos. Também a pista de gelo tem lugar de destaque neste mercado de Natal, onde não falta o clássico chocolate quente ou a típica ginja para aquecer.
Vila Vita Christmas Food Market
A sul, é o Vila Vita Christmas Food Markek que atrai os mais curiosos. Inspirada pelos mercados de Natal mais conhecidos da Europa, esta vila de Natal é organizada pelo hotel Vila Vita Parc e tem lugar em Porches, na Lagoa. Pequenas cabanas de madeira dão a conhecer a melhor doçaria internacional, sugestões de presentes e castelos insufláveis para os mais pequenos.
Alenquer Vila Presépio

O Presépio de Portugal mora em Alenquer. É na encosta de uma colina que as figuras do presépio ilustram a vila separada por um rio e onde luzes iluminam o caminho. Já pelas ruas, a vila transforma-se numa verdadeira vila de Natal, com expositores de artesanato e doçaria, exposições natalícias para crianças e ainda um comboio que dá a conhecer cada atividade ao som das músicas da época.