[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

De “Emilia Pérez” a “Ainda Estou Aqui”: onde pode ver os filmes nomeados aos Óscares 2025

Enquanto uns ainda estão no cinema, outros já podem ser vistos nas plataforma de streaming.

Foram anunciados, nesta quinta-feira, em Los Angeles, os nomeados aos Óscares de 2025. Os atores Rachel Sennott e Bowen Yang foram os apresentadores desta cerimónia.

Ao contrário do ano passado, Portugal acabou por ficar de fora da corrida. Havia a possibilidade da curta de animação “Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, ser nomeada para o Melhor Curta-Metragem de Animação.

Os vencedores vão ser anunciados numa cerimónia no dia 2 de março. Até lá, pode ir vendo os filmes nomeados e apostar qual vai levar o óscar para casa. Nos cinemas ou nas plataformas de streaming, espreite onde pode assistir:

Anora

Anora é uma jovem trabalhadora de sexo em Brooklyn, que tem a oportunidade de viver uma história de Cinderela quando conhece e casa impulsivamente com o filho de um oligarca. Quando a notícia chega à Rússia, os pais do noivo partem para Nova Iorque para anular o casamento e o seu conto de fadas é ameaçado. “Anora” é realizado por Sean Baker e protagonizado por Mikey Madison e Mark Eidelstein. O filme está também nomeado para os Óscares de Melhor Atriz (Mikey Madison), Melhor Ator Secundário (Yura Borisov), Melhor Realização (Sean Baker), Melhor Argumento Original, Melhor Montagem.

Onde pode ver: Nos cinemas ou para alugar na Prime Video.

The Brutalist

Com 10 nomeações para os Óscares, “The Brutalist” conta a história de László Tóth, um arquitecto de origem judia sobrevivente do Holocausto, que emigra para os EUA em 1947 para escapar à pobreza de uma Europa que se tenta levantar depois da destruição causada pela Segunda Grande Guerra. Para trás, devido a burocracias e algum infortúnio, ficam Erzsébet, a sua mulher, e Zsófia, a sobrinha órfã que ficou a cargo de ambos. Com realização de Brady Corbet, o elenco conta com Adrien Brody, Felicity Jones e Guy Pearce.

Onde pode ver: Nos cinemas.

A Complete Uknown

O retrato biográfico dos primeiros anos da carreira de Bob Dylan é protagonizado por  Timothée Chalamet. O filme realizado pelo americano James Mangold conta com as nomeações, para além de Melhor Filme, de Melhor Ator (Timothee Chalamet), de Melhor Ator Secundário (Edward Norton), Melhor Realizador (James Mangold), Melhor Guarda-Roupa.

Onde pode ver: Estreia nos cinemas no dia 30 de janeiro.

Conclave

“Conclave”, do realizador Edward Berger , mostra-nos um dos acontecimentos mais sigilosos e antigos do mundo – a escolha de um novo Papa. O Cardeal Lawrence é encarregue de dirigir este processo secreto após a inesperada morte de um Papa muito estimado. Com os líderes mais poderosos da Igreja Católica de todo o mundo reunidos e encerrados entre as paredes do Vaticano, Lawrence encontra-se no centro de uma conspiração e descobre um segredo que poderá abalar os alicerces da Igreja. O filme está ainda nomeado para Melhor Ator (Ralph Fiennes), Melhor Atriz Secundária (Isabella Rossellini), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Montagem e Melhor Design de Produção.

Onde pode ver: Nos cinemas ou para alugar na Prime Video.

Dune: Part Two

Depois da primeira parte ter estreado em 2021, a continuação de “Dune” chegou em fevereiro do ano passado. Nesta segunda parte acompanhamos a vingança de Paul Atreides contra os conspiradores que destruíram a sua família. Com Timothée Chalamet e Zendaya nos papéis principais, o filme foi, ainda, nomeado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Som e Melhor Design de Produção.

Onde pode ver: Na Max, na Apple TV ou na Prime Video.

Emilia Pérez

Líder de nomeações, o filme “Emilia Pérez” está nomeado para 13 categorias. A protagonista, Karla Sofía Gascón, já fez história ao ser a primeira atriz transexual indicada ao Óscar de Melhor Atriz. Rodado nos subúrbios de Paris, a obra-prima do realizador Jacques Audiard combina música e melodrama, com momentos sombrios de violência, para narrar a jornada de Manitas – o líder de um cartel de droga mexicano, que aspira vir a ser mulher. Uma história de renascimento e redenção, que traça a odisseia de quatro mulheres no México, cada uma em busca da sua própria felicidade. Entre elas está Rita, uma advogada altamente qualificada, mas desvalorizada numa empresa que está mais interessada em livrar criminosos do que levá-los à justiça. Um dia, Rita é raptada pelo cartel de droga liderado por Manitas, que acaba por contratá-la para o ajudar a mudar de vida e iniciar a sua transição sexual.

Onde pode ver: Ainda não está disponível em Portugal.

Ainda Estou Aqui

“Ainda Estou Aqui”, apesar de ter apenas três nomeações, tem quebrado vários recordes. É o primeiro filme em língua portuguesa a ser nomeado na categoria de Melhor Filme. Além disso, Fernanda Torres, que está indicada para Melhor Atriz, tornou-se na segunda atriz brasileira nomeada para os Óscares, depois da mãe, Fernanda Montenegro, em 1999. O drama biográfico conta a história de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos, que é obrigada a reinventar a sua vida após sua família sofrer um ato violento e arbitrário do governo militar.

Onde pode ver:  Nos cinemas.

Nickel Boys

Baseado no romance de Colson Whitehead, vencedor de um Pulitzer, “Nickel Boys” acompanha a amizade entre dois jovens afro-americanos que passam juntos pelas angustiantes provações do reformatório na Flórida. O filme está ainda nomeado para Melhor Argumento Adaptado.

Onde pode ver: Em breve na Apple TV.

The Substance

Escrito e dirigido por Coralie Fargeat e protagonizado por Demi Moore e Margaret Qualley, “The Substance” é um filme de terror que acompanha uma celebridade, que toma uma droga do mercado negro – uma substância que replica células – para ficar mais jovem. Para além da nomeação na categoria de Melhor Filme, está também nomeado para Melhor Atriz (Demi Moore), Melhor Realização (Coralie Fargeat), Melhor Argumento Original e Melhor Caracterização.

Onde pode ver: Prime Video e Apple TV.

Wicked

Nomeado para 10 categorias, “Wicked” conta a história das bruxas de Oz. Elphaba, uma jovem incompreendida por causa da sua incomum pele verde que ainda não descobriu o seu verdadeiro poder, e Glinda, uma jovem popular, dotada pelo privilégio e pela ambição, que ainda não descobriu o seu verdadeiro coração. As duas encontram-se como estudantes na Universidade de Shiz, na fantástica Terra de Oz, e forjam uma amizade improvável, mas profunda. Após um encontro com O Maravilhoso Feiticeiro de Oz, a sua amizade chega a uma encruzilhada e as suas vidas tomam caminhos muito diferentes. Cynthia Erivo e Ariana Grande são as protagonistas.

Onde pode ver: Nos cinemas.

 

Veja mais em Cinema

PUB


LuxWOMAN