[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

De velho a novo: três formas de reaproveitar o material escolar

Com o regresso às aulas na mente de milhares de famílias portuguesas, chegou a hora de arregaçar as mangas e mergulhar na procura de material para o novo ano letivo. Ainda assim, enquanto há bens que têm de ser substituídos, como lápis ou canetas, há determinados produtos que podem ser reutilizados. Neste sentido, a Book in Loop, livraria online sustentável, dá três sugestões de como se pode reaproveitar algum material escolar antigo e tornar o regresso às aulas mais sustentável:

1 | Comprar a calculadora gráfica recondicionada (ou revendê-la): a calculadora é um bem indispensável até ao dia em que chega o fim do percurso académico e deixa de ser necessária. Para garantir que esta continua a ser útil a futuros estudantes, há plataformas que permitem a compra e venda de calculadoras, como a Book in Loop, onde o aluno pode comprar calculadoras em perfeito estado a 50% do valor de mercado e ter um impacto positivo no ambiente ao reduzir a quantidade de lixo eletrónico no mundo;

2 | Utilizar cadernos reutilizáveis: é comum que com o tempo vamos acumulando muitos cadernos de papel com apontamentos e exercícios. Os cadernos reutilizáveis permitem, de forma simples e ecológica, apagar e utilizar as mesmas páginas múltiplas vezes. Um desses exemplos é o “Infinitebook”, um caderno reutilizável que tem múltiplas variantes.

3| Comprar manuais escolares usados: manuais escolares ocupam o primeiro lugar no top de materiais mais dispendiosos, mas há soluções que podem ajudar. À semelhança das calculadoras, a reutilização de manuais escolares na Book in Loop permite poupar 50% do PVP e ter livros em bom estado, diminuindo a sua pegada carbónica e dando uma nova vida a estes produtos.

manuais_imagemilustrativa2

Estas são apenas algumas formas de reaproveitar material do ano letivo anterior e poupar na carteira, mas o desafio é ser criativo para alcançar novas soluções. Para além da  Book in Loop, existem outras lojas em segunda mão que a vão ajudar neste regresso às aulas:

  • Back Market: iniciativa que revende dispositivos eletrónicos recondicionados, aparelhos que hoje em dia fazem também parte do material escolar, seja um computador, um telemóvel, uns fones ou uma calculadora. Esta é uma das soluções que procura não só poupar dinheiro às famílias portuguesas, mas também contrariar o impacto ambiental gerado pela compra anual deste tipo de produto (e do lixo eletrónico gerado).
  • Cash Converters: a única rede mundial de lojas especializadas na venda e compra de bens em segunda mão. Fundada em 1984, esta multinacional de origem australiana consolidou a sua posição no sector graças à sua apurada e comprovada experiência em mais de 700 lojas em todo o mundo. A Cash Converters chegou a Portugal em 2003, já conta com 6 lojas no país- 5 em Lisboa e uma no Porto-, e é hoje o líder no sector de segunda mão no país. E aproveite que de dia 8 a 11 de setembro, a marca lança descontos de 15% em todos os seus artigos em segunda mão da categoria informática, verificados e com dois anos de garantia.

Veja mais em Lifestyle

PUB