[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

As escolhas de Joana Alves, autora do blogue Le Passe Vite

Não é a primeira vez que lhe falamos da Joana. Na edição de abril da LuxWoman foi um dos ‘Nomes para o Futuro’ e, em setembro, a ‘remodelação’ do seu blogue foi notícia aqui no site. Mas tudo isto ainda sabia a pouco.

Encontrou o amor da sua vida no blogue. Na altura trabalhava como designer de comunicação e passava os dias a sonhar acordada com receitas e uma vida entre tachos. É vegetariana há mais de 15 anos e no blogue começou por relatar todas as suas aventuras culinárias, ao que se juntou uma enorme vontade de aprender mais sobre nutrição e o incrível poder da alimentação no nosso bem-estar.

Tem participado em diversas oficinas e terminou este ano o curso de Culinária no Instituto Macrobiótico de Portugal. Agora, no blogue e fora dele, dedica-se de corpo e alma à missão de partilhar as alegrias de uma alimentação natural, saudável e deliciosa.

Mini Bio

Nome: Joana Alves

Idade: 33 anos

Naturalidade: Coimbra

Blog:lepassevite.blogspot.com

No meu blog encontra: Receitas e outras aventuras culinárias vegetarianas e naturais. Aqui e ali, também gosto de mostrar coisas do meu dia a dia, descobertas, viagens…

Projeto Alecrim

Uma loja encantadora na Travessa da Cedofeita, cheia de objetos lindos, perdidos no tempo e que já me despertava curiosidade mesmo antes de me mudar para o Porto. Claro que teve de ser um dos primeiros sítios onde que fui! Sempre que lá entro, tenho a sensação de estar a entrar num bonito sótão e já sei que por lá vou ficar um tempinho. Mobiliário, loiças, objetos de decoração, caixas, malas, vestuário, postais, azulejos, botões, moldes tipográficos… Coisas sem fim escolhidas a dedo pelo bom gosto da Rita, que ainda nos dá ideias fantásticas para as usar, reusar ou renovar. O projeto está em fase de algumas mudanças, mas tenho a certeza de que só vêm aí coisas boas!

Lojas de velharias e traquitanas várias

Há mil e uma perdidas aqui pelo Porto, e eu adoro! Quanto mais escuras e misteriosas, melhor! Faço verdadeiras expedições à procura de adereços para o blogue, que ocupam cada vez mais espaço aqui por casa.

Mercado Biológico do Parque da Cidade em Matosinhos

O ritual dos sábados de manhã e o contacto mais próximo que uma rapariga da cidade pode ter com o campo! Adoro ver as estações a passar pelas bancas e volto sempre para casa com os sacos a abarrotar e a cabeça cheia de ideias! Depois há qualquer coisa de especial na relação que vamos criando com os produtores, para não falar nos preços, que são difíceis de bater!

Quintal Bio Shop

Um cantinho muito simpático em pleno Bairro das Artes, na Cedofeita, onde, além de podermos comprar os mais variados produtos biológicos, desde legumes e fruta, mercearia e cosmética, podemos também desfrutar do espaço e aproveitar para saborear um dos deliciosos snacks da ementa, sempre biológicos e vegetarianos, ou até levar para casa novos saberes com o um dos muitos workshops que por lá se realizam. O espaço está dividido entre a loja, a sala e a esplanada exterior perfeita para dias de sol e podemos sempre contar com um atendimento sorridente e a companhia de duas gatinhas pretas.

Café Vitória

Adoro espreguiçar-me por lá aos domingos. A esplanada exterior é perfeita para um delicioso brunch numa manhã solarenga, mas o espaço interior é igualmente convidativo para um lanche num dia mais cinzento. A ementa está recheada de petiscos e bebidas pouco usuais e superdeliciosos e o ambiente convida-nos a ficar por lá, sem dar conta de o tempo passar.

Pilates

Posso ter dias mais preguiçosos, mas não consigo imaginar a minha vida sem exercício físico. A minha mais recente paixão/descoberta é o Pilates, a combinação perfeita de resistência, força e elasticidade, que me deixa a transpirar em cinco minutos. Dá-nos uma base fantástica para qualquer outra atividade física e ajuda-me bastante na prática de Yoga.

Kinfolk

Perco-me nas páginas desta revista. Identifico-me totalmente com a estética e com o estilo de vida que ela nos mostra e é impossível não me sentir inundada de uma boa dose de inspiração depois de a folhear.

Costa Vicentina

Sempre bonita, um destino obrigatório todos os verões. Gosto especialmente da zona de Odeceixe, mas este verão ficou marcado por duas grandes descobertas: uma encantadora casinha de campo em Cabeça da Cabra, entre Porto Covo e Mil Fontes, um projeto inspirador de um casal de namorados que transformou uma escola primária antiga num cantinho acolhedor, perfeito para descansar e aproveitar as maravilhosas praias da zona; e um Algarve natural e deslumbrante entre Sagres e Lagos. Nunca por lá tinha andado e foi amor à primeira vista!

Viajar

Não há nada que se compare à sensação de descobrir um sítio novo, conhecer novos horizontes e pessoas e deliciarmo-nos com novas iguarias (a comida, sempre a comida). Um dia vou querer dizer que pisei todos os cantos do mundo, mas tenho especial fascínio pelo colorido da América do Sul, a exótica Ásia e a misteriosa Oceânia. Travel is the only thing you buy that makes you richer…

Não fazer nada

Acho que vivemos num tempo em que parece obrigatório estarmos sempre ocupados… Cumprir agendas profissionais, culturais, sociais… Para mim é fundamental ter tempo para não fazer nada. Ficar no sofá a sonhar acordada, embalar-me pelo ronronar da minha gatinha, ver o vento nas árvores… Enfim, parar.

Se gosta de cozinhar, sempre teve vontade de experimentar um prato vegetariano ou simplesmente ficou cheia de fome depois de visitar este blogue, fique com duas receitas que a Joana lhe sugere.

Sopa Rústica de Tomate Assado

Ingredientes:

6 tomates médios e maduros

1 pimento vermelho

3 cebolas

5 dentes de alho

500 ml de caldo de legumes ou água

Azeite

Sal marinho

Pimenta preta moída na hora

1 c. de chá de paprika

Tomilho

Manjericão e pinhões torrados para servir

Preparação:

Ligar o forno para ir aquecendo e forrar dois tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal.

Lavar e cortar os tomates em gomos e dispô-los, com a pele virada para baixo, num dos tabuleiros.

Temperar com sal, pimenta e tomilho.

No outro tabuleiro, colocar o pimento vermelho, cortado ao meio e sem sementes, as cebolas descascadas e cortadas em fatias e os alhos inteiros e com casca.

Temperar com sal, pimenta e paprika.

Levar os dois tabuleiros ao forno, durante cerca de 45 minutos, até os tomates abaterem e o pimento começar a enegrecer (a cebola e o alho podem assar mais depressa, por isso convém ir verificando de vez em quando e retirá-los antes, se necessário).

Pelar o alho e colocar todos os legumes assados numa panela grande.

Juntar metade do caldo ou da água (bem quentes) e passar ligeiramente com a varinha mágica.

Ir juntando o resto do caldo até atingir a consistência desejada (eu gosto assim, com pedaços de legumes ainda grandes e espessa, mas podem passar até ficar em creme).

Verificar os temperos e, se necessário, acrescentar mais sal, pimenta e paprika.

Servir quente, em taças, com um fio de azeite, umas folhinhas de manjericão e pinhões torrados.

Perfeita com umas fatias de pão alentejano torrado!

Puré de Abóbora e Pastinaca Assada

Ingredientes (4-6 pessoas):

1 abóbora (Bolina ou Hokkaido)

4 pastinacas

3 dentes de alho

3 c. de sopa de azeite

1 c. de sopa de vinagre balsâmico

Sal marinho

Pimenta preta moída na hora

Leite (usei de amêndoa)

Noz-moscada

3-5 folhinhas de salva

Preparação:

Ligar o forno para ir aquecendo e forrar dois tabuleiros com papel vegetal.

Lavar a abóbora, cortar ao meio e retirar as sementes.

Colocar as metades de abóbora num dos tabuleiros com a casca virada para cima.

Lavar as pastinacas, cortar ao comprido em palitos grossos e colocar no outro tabuleiro juntamente com as folhas de salva.

Numa tacinha, misturar o azeite com o vinagre balsâmico, os dentes de alho esmagados, sal e pimenta.

Verter o molho sobre as pastinacas e envolver.

Levar os dois tabuleiros ao forno e deixar assar cerca de 30 minutos, até a casca da abóbora começar a empolar e as pastinacas ficarem douradas.

Retirar os dois tabuleiros do forno e deixar arrefecer um pouco.

Colocar a abóbora assada (como uso abóbora bolina ou hokkaido, deixo a casca) num copo alto, passar com a varinha mágica até ficar num creme macio e reservar.

Retirar e reservar as folhinhas de salva do tabuleiro das pastinacas.

Colocar as pastinacas assadas, os alhos e o molho resultante do assado juntamente com duas colheres de sopa do puré de abóbora num processador de comida e misturar até envolver bem

Colocar tudo num tacho, acrescentar cerca de 400 g do puré de abóbora, um pouco de leite e a noz-moscada ralada na hora.

Envolver em lume brando e acrescentar leite aos poucos, até atingir a consistência desejada.

Verificar os temperos e servir polvilhado com sementes de linhaça moídas e as folhinhas de salva assadas.

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB