É uma realidade comum e que pode ser desafiante para os pais e, no fundo, para toda a família.
As crianças estão habituadas a ver os pais a exercer apenas o papel de pais, por isso, torna-se cada vez mais complicado para os adultos conseguirem desempenhar outros papéis ao pé dos seus filhos.
Os filhos, por sua vez, não criam a capacidade de estar ao pé dos pais, dentro da mesma casa, sem lhes exigir toda a atenção. E é aqui que bate o verdadeiro desafio: estar em teletrabalho com os filhos em casa.
Carolina Vale Quaresma, Terapeuta Familiar
E é por estes motivos que pedimos a Carolina Vale Quaresma, terapeuta familiar, para nos dar algumas dicas:
- Encoraje o seu filho a brincar sozinho.
- Retire tempo para si, dentro de casa e não só quando ele está a dormir. Veja um programa de televisão do seu interesse, leia umas páginas de um livro ou algo que lhe apeteça fazer.
- Vá ao WC sozinha. Ganhe espaço dentro de sua casa.
- Partilhe o que faz quando não estão juntos, quais as suas ocupações ou gostos.
- Peça a colaboração deles em atividades, como colocar a mesa e lavar a loiça. Delegue e retire peso dos seus ombros. Para além das crianças adorarem ajudar e participar, faz-lhes muito bem para a sua autonomia e resolução de problemas.
- Diga “Não”. Quando tentamos evitar uma birra estamos na verdade a multiplicar a birra por 10! É o chamado “tiro nos pés!”. Seja firme nas suas convicções, seja alinhada com aquilo que quer ou não, permite ou não fazer. Isto é mágico!
- Mantenha a calma e relativize o tempo. Procure investir o seu tempo a dormir ao invés de ver televisão. Descanse bem.
Foto de Ketut Subiyanto no Pexels
Quanto maior noção o seu filho tiver desta realidade, mais fácil será para ele aceitar e respeitar o seu espaço, enquanto está numa reunião, num telefonema ou a fazer um trabalho no computador. Quando cada um encontra o seu espaço dentro de casa, tudo se torna mais fácil.
Para além destas dicas, Carolina ainda lhe deixa uma mensagem:
“Os ecrãs podem parecer um escape perfeito para tornar tudo possível, mas nada está a melhorar a vossa relação e aquilo que provocará em vocês e nele será mais prejudicial do que vantajoso. Acreditem!”
Se ainda assim estiver com dificuldades em fazer essa gestão, saiba que pode recorrer à ajuda da Carolina. Acompanhe-a através do site e das suas redes sociais (Facebook e Instagram).
“Tenha a coragem de mudar! Força! Se precisar de mim, estou aqui para ajudar!”