[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Está em teletrabalho e tem os seus filhos em casa? Saiba o que fazer

É uma realidade comum e que pode ser desafiante para os pais e, no fundo, para toda a família.

As crianças estão habituadas a ver os pais a exercer apenas o papel de pais, por isso, torna-se cada vez mais complicado para os adultos conseguirem desempenhar outros papéis ao pé dos seus filhos.

Os filhos, por sua vez, não criam a capacidade de estar ao pé dos pais, dentro da mesma casa, sem lhes exigir toda a atenção. E é aqui que bate o verdadeiro desafio: estar em teletrabalho com os filhos em casa.

Carolina Vale Quaresma, Terapeuta Familiar

Carolina Vale Quaresma, Terapeuta Familiar

E é por estes motivos que pedimos a Carolina Vale Quaresma, terapeuta familiar, para nos dar algumas dicas:

  1. Encoraje o seu filho a brincar sozinho.
  2. Retire tempo para si, dentro de casa e não só quando ele está a dormir. Veja um programa de televisão do seu interesse, leia umas páginas de um livro ou algo que lhe apeteça fazer.
  3. Vá ao WC sozinha. Ganhe espaço dentro de sua casa.
  4. Partilhe o que faz quando não estão juntos, quais as suas ocupações ou gostos.
  5. Peça a colaboração deles em atividades, como colocar a mesa e lavar a loiça. Delegue e retire peso dos seus ombros. Para além das crianças adorarem ajudar e participar, faz-lhes muito bem para a sua autonomia e resolução de problemas.
  6. Diga “Não”. Quando tentamos evitar uma birra estamos na verdade a multiplicar a birra por 10! É o chamado “tiro nos pés!”. Seja firme nas suas convicções, seja alinhada com aquilo que quer ou não, permite ou não fazer. Isto é mágico!
  7. Mantenha a calma e relativize o tempo. Procure investir o seu tempo a dormir ao invés de ver televisão. Descanse bem.

pexels-ketut-subiyanto-4473903

Foto de Ketut Subiyanto no Pexels

Quanto maior noção o seu filho tiver desta realidade, mais fácil será para ele aceitar e respeitar o seu espaço, enquanto está numa reunião, num telefonema ou a fazer um trabalho no computador. Quando cada um encontra o seu espaço dentro de casa, tudo se torna mais fácil.

Para além destas dicas, Carolina ainda lhe deixa uma mensagem:

“Os ecrãs podem parecer um escape perfeito para tornar tudo possível, mas nada está a melhorar a vossa relação e aquilo que provocará em vocês e nele será mais prejudicial do que vantajoso. Acreditem!”

Se ainda assim estiver com dificuldades em fazer essa gestão, saiba que pode recorrer à ajuda da Carolina. Acompanhe-a através do site e das suas redes sociais (Facebook e Instagram).

“Tenha a coragem de mudar! Força! Se precisar de mim, estou aqui para ajudar!”

Veja mais em Lifestyle

PUB