[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

‘Fenómeno Taylor Swift’ faz disparar as pesquisas de viagens nos destinos europeus da tour

Arranca em maio, a tão aguardada digressão europeia de Taylor Swift. Após uma procura sem precedentes, os fãs sortudos que conseguiram comprar bilhetes vão assistir àquele que é um dos fenómenos culturais do ano – ou, pelo menos, aquele que conseguiu mover mais multidões. Posto isto, a agência de viagens online eDreams, analisou os dados de pesquisa de viagens para as cidades europeias que vão acolher a digressão de Taylor Swift em 2024 e percebeu que há um claro ‘Efeito Taylor’, com um aumento muito significativo das pesquisas em praticamente todas as paragens da tour.

Embora a tendência habitual dos viajantes seja a de confirmar as suas reservas um a dois meses antes da viagem, neste momento a eDreams já regista um aumento significativo do interesse em viajar durante o período da digressão. Estocolmo regista o maior aumento da procura (+473% vs 2022), seguindo-se Varsóvia (+339%), Edimburgo (+176%), Liverpool (+133%) e Paris (+108%). Para além deste Top 5, destacam-se os aumentos em Zurique (+76%), Lyon (+67%), Milão (+57%) ou Amesterdão (+50%).

De forma curiosa, Lisboa é das paragens da tour que regista um aumento menor da procura (+5% vs 2022), provavelmente por ser também um dos concertos de Taylor Swift com lotação mais limitada e que por isso não pôde atrair tantos fãs de outros países. Os dados revelam, ainda, que os viajantes que mais pesquisam por Lisboa para as datas dos concertos são originários do Reino Unido, Espanha, EUA e França.

Curiosamente, a agência de viagens pôde ainda concluir que os americanos são quem mais procura viagens coincidentes com as datas e locais dos concertos na Europa – algo que não se verificou noutros anos, e demonstra o seu interesse na digressão europeia, possivelmente devido ao facto de muitos fãs não terem podido assistir aos concertos nos EUA.

Estes padrões atípicos encontrados pela eDreams refletem a influência de Taylor Swift no panorama musical e o seu impacto económico no turismo internacional.

Veja mais em Lifestyle

PUB