No final de agosto o Alentejo recebe mais uma edição do Festival do Crato. Além dos habituais três dias, o festival anunciou um dia extra com entrada livre, que surge simultâneo com a inauguração do espaço da Feira de Artesanato e Gastronomia.
Joaquim Diogo, diretor do Festival do Crato, refere que queriam, com este novo dia, “surpreender todos os que fazem parte desta festa” e presentear o “público fiel que todos os anos enche o Crato de vida”.
“Começamos a festa mais cedo e com o pé direito” – Joaquim Diogo, diretor do Festival do Crato

Este arranque gratuito, que terá lugar no dia 26 de agosto, será marcado por uma noite de celebração alentejana, com a presença já confirmada de Os Vizinhos, autores do hit “Pôr do Sol”, Os Raiz que trazem como convidados os Átoa, Los Romeros, Afonso Dubraz e Kika, a banda inglesa Cutting Crew, autora do hit “(I Just) Died In Your Arms” e a terminar a noite o projeto Remember Old Times que com o seu pop-rock e dance music promete fazer o público dançar ao som das músicas dos anos 80, 90 e 2000.
No palco After Hours, a festa continua pela noite dentro com DJ Dadda, DJ LK da Escócia, DJ Matcho, DJ Ana Isabel Arroja e Insert Coin.

De 27 a 30 de agosto, atuam nomes de peso como Wet Bed Gang, Plutónio, Mizzy Miles, Matuê, Lon3r Johny e Profjam, JÜRA, Skunk Anansie, GNR, Luís Trigacheiro e convidados, Zé Felipe, Fernando Daniel e Nena. Um cartaz eclético e diversificado, que Joaquim Diogo defende ser uma preocupação do festival todos os anos: “O que o Festival do Crato faz todos os anos é tentar ser o mais abrangente possível e ir ao encontro de muitos gostos musicais. Temos uma forma de estar onde gostamos muito que as várias gerações possam experimentar aquilo que são diferentes ritmos de música e novos projetos para que quem nos visite fique surpreendido”.
Para além dos artistas internacionais e nacionais que vão animar os fins de tarde e noites no recinto do festival, haverá uma Feira de Artesanato e Gastronomia, que é uma parte importante do evento, destacando a cultura e as tradições locais.