[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Há verão no interior: Vila Nova de Foz Côa

Vive no distrito da Guarda, faz fronteira com o Distrito de Viseu e de Bragança, mas não passa despercebida, porque além das classificações da UNESCO, ainda se faz ouvir por acolher o maior festival de verão do interior. Vila Nova de Foz Côa é feita de gravuras antigas e faz-se rodear pelas paisagens do Alto Douro Vinhateiro, ambas eleitas Património Mundial da Humanidade, mas promete ir além das vistas neste Verão.

Destinado a todos aqueles para quem o Verão não é só praia, aqui vai um roteiro por Vila Nova de Foz Côa, passando pelos pontos mais emblemáticos e as atrações mais promissoras da região:

Descobrir as gravuras rupestres

Este é um dos aspetos que destaca a cidade do interior. O Parque Arqueológico do Vale do Côa é o maior museu de arte rupestre ao ar livre, com gravuras com 20.000 anos de história, classificados como Património Mundial da Unesco. Para seguir o legado arqueológico desta região, o Museu do Côa é outro ponto obrigatório do roteiro, que contextualiza e conta esta história aliada à tecnologia.

cm-fozcoa.pt

Museu do Côa. Pedro Esteves/ site oficial da Vila Nova de Foz Côa (cm-fozcoa.pt)

Passear por Castelo Melhor

Castelo Melhor é uma pacata aldeia rural de Foz Côa, repleta de vestígios históricos, que conquista os seus visitantes pelas ruas de pedra, onde ainda é possível visitar monumentos como o Castelo, a Igreja Matriz, a Capela de Santa Bárbara ou a Capela e o Miradouro de São Gabriel.

Castelo Melhor.

Castelo Melhor. Foto retirada do site oficial da Vila Nova de Foz Côa (cm-fozcoa.pt)

Desfrutar das paisagens do Alto Douro Vinhateiro

O Alto Douro Vinhateiro – classificado pela Unesco como Património Mundial da Humanidade – é a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo, que combina a natureza, repleta de encostas íngremes e socalcos recortados, com a ação contínua do Homem. É neste vale fértil que se produz o famoso vinho do Porto.

Vila_Nova_de_Foz_Coa_rio_Douro

Alto Douro Vinhateiro

Observar Foz Côa pelo miradouro do Museu

À margem do rio, a partir do Museu do Côa, há acesso a um miradouro com vistas privilegiadas sobre a paisagem, que resulta dos dois Patrimónios Mundiais da região: o Parque Arqueológico e o Alto Douro Vinhateiro. Deste miradouro, é ainda possível observar a foz do rio Côa, onde este abraça o Douro.

JER_2919

Miradouro do Museu. Foto retirada do site oficial do Museu do Côa (arte-coa.pt)

Viver a magia de um festival de Verão

Para completar este roteiro, a sugestão é terminar a visita no Côa Summer Fest, que oferece várias atividades durante o dia, para todas as idades, e concertos gratuitos à noite. Este festival, organizado pela Associação Juvenil Gustavo Filipe, garante muita diversão, algumas surpresas, zona de campismo e ainda acesso gratuito às piscinas municipais. Nenny, Sippinpurp e Ivandro são os artistas confirmados deste ano.

De 4 a 6 de agosto, a beleza de Foz Côa alia-se ao espírito festivaleiro, através do Côa Summer Fest. Para Maria Silva, membro da organização, “o festival está longe dos grandes centros urbanos, mas este aspeto, que podia ser menos benéfico, potencializa este evento”.

O Côa Hope Run, uma corrida solidária pela região, marca o início do festival, a 4 de agosto.

Veja mais em Lifestyle

PUB