[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Inês Ruvina: “O Prime Day é o nosso maior evento anual de ofertas exclusivas para membros Prime”

Com vista para o Rio Tejo e para a Ponte 25 de abril, a Amazon juntou algumas caras conhecidas do público português no SUD Pool Lounge, em Lisboa, para um sunset exclusivo e cheio de novidades.

Luís Borges, Ricardo Fazeres, Afonso Santos, David Brá, Carolina Carvalho, Jani Gabriel, Luís Marvão, Pimpinha Jardim, Inês e Joana Aguiar, foram alguns dos famosos que puderam ficar a conhecer, antecipadamente, as ofertas que estarão disponíveis no Prime Day, que este ano decorre a partir das 23h00 de 15 de julho até às 22h59 de 17 de julho.

A trabalhar na Amazon desde 2014, Inês Ruvina assume o cargo de Portugal Country Leader há 2 anos. Durante o Miradouro Prime Day, contou à LuxWoman tudo sobre este evento exclusivo de ofertas para clientes Prime.

O que é o Prime Day e como é que vai decorrer em Portugal?

O Prime Day é o nosso maior evento anual de ofertas exclusivas para membros Prime, com promoções em marcas de topo. O Prime Day começou em 2015, a 15 de julho, como forma de celebrar os membros Prime no 20º aniversário da Amazon nos EUA. Foi lançado em 9 países nesse primeiro ano e agora está a ser celebrado em 24 países! Desde então, o Prime Day tem crescido e evoluído todos os anos, à medida que continuamos a inovar para tornar numa experiência incrível para os clientes. Este ano, o Prime Day regressa a Portugal para a sua 4.ª edição, nos dias 16 e 17 de julho. A partir das 23h00 de 15 de julho e até às 22h59 de 17 de julho, os membros Prime em Portugal terão acesso exclusivo a centenas de milhares de ofertas em grandes marcas como ASUS, Cecotec, Dodot, ghd, Levi’s e muitas mais. É uma ótima oportunidade para os nossos clientes Prime portugueses conseguirem poupanças incríveis em produtos essenciais.

Evento Miradouro Prime Day

Evento Miradouro Prime Day

Que produtos é que os clientes portugueses podem encontrar com desconto durante o Prime Day?

O Prime Day oferece aos membros Prime poupanças e ofertas exclusivas em todas as categorias de produtos, como moda, eletrónica, casa, cozinha e beleza. O Prime Day deste ano contará com centenas de milhares de ofertas em grandes marcas e os membros Prime podem também esperar alguns dos preços mais baixos deste ano em marcas como Ariel, CeraVe, Lenovo, PlayStation, Puma, Samsung e Xiaomi. O Prime Day continua a ser um dos eventos de compras anuais mais aguardados pelos membros Prime para acederem a grandes ofertas nos seus produtos e marcas preferidas.

Esta campanha vai estar acessível a todos os portugueses? Como funciona a subscrição Prime?

O Prime Day estará disponível para os clientes Prime portugueses. Os clientes Prime podem usufruir de todos os benefícios da sua subscrição Prime, como o acesso exclusivo a ofertas, formas convenientes de fazer compras com entrega rápida e gratuita em milhões de produtos e o melhor do entretenimento, tudo numa única subscrição. Os clientes Prime beneficiam de envios gratuitos ilimitados em milhões de produtos, com entregas até 2 dias, agora também aos fins-de-semana, e para pontos de recolha Amazon. Quem ainda não é um cliente Prime, pode aderir ou iniciar um teste gratuito em amazon.es/prime para participar neste evento exclusivo Prime e tirar o máximo partido das suas compras na Amazon. O preço do Prime é de 49,90 euros por ano ou 4,99 euros por mês.

Qual a importância de campanhas como o Prime Day para os consumidores portugueses?

Eventos como o Prime Day são muito importantes para nós. O Prime Day é uma daquelas alturas em que os nossos clientes podem poupar imenso, e com o aumento do custo de vida, isso é mais importante do que nunca. O nosso recente estudo, conduzido pela GfK, mostrou que 90% das pessoas procuram e participam ativamente em períodos promocionais como o Prime Day para obter grandes ofertas. É uma prioridade importante. Só no ano passado, os clientes da Amazon em todo o mundo pouparam quase 24 mil milhões de dólares com ofertas e cupões, e os membros Prime usufruíram da grande maioria dessas poupanças, incluindo mais de 2,5 mil milhões de dólares em poupanças durante o Prime Day em 2023! Na Amazon continuamos a construir e inovar para juntar mais serviços ao programa Prime, assim como uma maior seleção de produtos e opções de entretenimento, além de outros benefícios, entre os quais se encontra o Prime Day, com o objetivo que o Amazon Prime continue a oferecer uma relação qualidade-preço incrível aos seus membros. O nosso objetivo é que cada um dos serviços do Amazon Prime, por si só, faça valer o valor da subscrição.

Algumas

Algumas das ofertas que estarão disponíveis no Prime Day

Quais os produtos ou categorias que os portugueses compram mais?

Algumas das categorias mais populares são Casa, Eletrónica, Beleza, Saúde e Cuidados Pessoais. No ano passado, para dar um exemplo mais concreto, alguns dos artigos mais vendidos em Portugal no Prime Day 2023 foram as Toalhitas para Bebé Dodot Aqua Pure, o Desodorizante Rexona Invisible para homem, as Cápsulas de Café Delta Q, o Pack de 2 lâmpadas LED inteligentes multicoloridas da TP-Link e os grãos de café Delta. Além disso, os produtos dependem muitas vezes do que o cliente está à procura no momento, por exemplo, no inverno a procura de Máquinas Removedoras Eléctricas de Roupa aumenta, certamente devido ao cuidado que as pessoas têm com as camisolas de malha e de lã nesta altura do ano, enquanto nas últimas semanas os clientes têm procurado por Películas Instantâneas e Carregadores de Telemóveis Portáteis, provavelmente para prepararem-se para colecionar memórias de verão e passar longos dias de sol ao ar livre, e também Ventoinhas de Luz LED, para combater o calor do verão.

Como tem evoluído a presença da Amazon em Portugal?

Há muitos anos que a Amazon tinha um grande número de clientes em Portugal, que faziam compras nas nossas diferentes lojas Amazon, incluindo a Amazon.es.  Uma prioridade para nós é tornar as compras tão acessíveis quanto possível para todos os clientes, pelo que proporcionar uma experiência de compras em português aos nossos clientes de língua portuguesa foi um passo natural. Desde 2020, temos uma equipa totalmente dedicada em melhorar a experiência de compra para os nossos clientes em Portugal. Em 2021, lançámos uma versão portuguesa totalmente traduzida do site Amazon.es. Também em 2021, assim que tivemos essa experiência portuguesa configurada, pudemos lançar um serviço Prime localizado para os nossos clientes portugueses, com base no programa Prime espanhol existente. O Prime oferece acesso exclusivo a ofertas, formas convenientes de fazer compras com entrega rápida e gratuita em milhões de produtos e o melhor do entretenimento, tudo numa única subscrição. Além disso, aumentamos de forma significativa a nossa seleção e temos 250 milhões de produtos disponíveis para os nossos clientes. Conquistámos também novos fornecedores e parceiros de vendas para a nossa loja de marcas portuguesas, onde os clientes podem encontrar produtos essenciais de marcas locais. Entre estes parceiros encontramos marcas de relevo nacional, como Castelbel, Claus Porto, Ambar, Delta,  Renova, iServices, Science4You, Salsa Jeans, Becken. Os clientes portugueses têm adorado a Amazon até agora, e continuamos a trabalhar arduamente para continuar a ganhar a sua confiança e a proporcionar-lhes uma experiência que eles realmente valorizam.

Estamos num evento promovido por várias figuras públicas. Que importância tem para a Amazon esta associação a caras conhecidas dos portugueses?

O nosso objetivo é dar a conhecer o Prime Day aos clientes portugueses, criar antecipação para o evento e motivar os membros Prime a descobrir o grande valor que o Prime Day oferece. Para tal, foi desenvolvida a nossa mais extensa campanha de marketing para o Prime Day em Portugal com TV, Premium Online Video ((P)OLV), Digital, Social e Rádio. Para complementar a campanha de publicidade em massa, estamos também a fazer uma campanha de relações públicas muito proactiva, incluindo colaborações com influenciadores locais, entre outros. É neste contexto que organizámos este evento exclusivo, em antecipação ao Prime Day, para figuras públicas e criadores de conteúdos digitais. O evento “Miradouro Prime Day” promete uma antevisão exclusiva de algumas das ofertas que estarão disponíveis durante a campanha do Prime Day deste ano, e uma oportunidade para aprender mais sobre o Prime e os seus benefícios.

Para aqueles que nunca fizeram compras na Amazon, o que nos pode dizer sobre o que podem encontrar e como fazer compras?

Temos uma grande variedade de produtos disponíveis no nosso site português. São mais de 32 categorias de produtos diferentes disponíveis, desde categorias como Eletrónica, Beleza, Desporto e Ar Livre, Ferramentas, Brinquedos, Casa e Cozinha, Moda, entre muitas outras. Com orçamentos cada vez mais ajustados às necessidades do dia-a-dia, procuramos responder à evolução dos comportamentos dos nossos clientes e dar-lhes a possibilidade de durante todo o ano pouparem ao fazer compras na Amazon. Por exemplo, existem diferentes formas de poupar – desde ofertas de produtos essenciais para o dia a dia a descontos em tecnologia, artigos recondicionados e de outlet, além de promoções, subscrições e cupões. E porque sabemos que os clientes portugueses se preocupam com mais do que apenas ofertas – uma experiência de compra fácil e a agilidade nos processos do dia a dia também é fundamental. A aplicação da Amazon tem algumas ferramentas muito úteis, como o Amazon Lens, que permite aos clientes localizarem produtos que viram no mundo real apenas tirando uma fotografia. Há também um Leitor de Códigos de Barras para encontrar rapidamente os produtos, e uma funcionalidade de Visualização em 3D que permite ver como ficaria a mobília nova na sua própria casa antes de a comprar.

A Amazon trabalha com empresas portuguesas?

Sim, trabalha. Mais de 60% das vendas na loja da Amazon provêm de vendedores independentes – a maioria dos quais são pequenas e médias empresas. O objetivo da Amazon é construir uma relação forte com as marcas portuguesas – sejam elas pequenas ou grandes – e isso é extremamente importante para nós, porque sabemos que os nossos clientes gostam de comprar localmente e temos o compromisso de apoiar as pequenas e médias empresas. Queremos que a Amazon seja um sítio onde eles possam fazer isso e onde possamos potenciar o crescimento das empresas portuguesas. São já cerca de 900 as pequenas e médias empresas portuguesas presentes na plataforma da Amazon, como Castelbel,  Claus Porto,  Ambar,  Delta,  Renova,  iServices,  Barkyn,  Science4You,  Salsa Jeans e Becken.

Inês Ruvina, Portugal Country Leader

Inês Ruvina, Portugal Country Leader

Agora, a um nível mais pessoal, fale-nos mais sobre si, como se considera enquanto líder?

Considero-me uma líder democrática que valoriza diversas perspectivas e incentiva a participação ativa de toda a equipa. A minha abordagem baseia-se na convicção de que para alcançar os objectivos da nossa empresa é preciso colaboração, e dou prioridade à criação de um ambiente que promova o diálogo aberto, o debate e a liberdade para troca de ideias. Acredito que a verdadeira liderança não consiste em seguir uma fórmula rígida ou impor ordens. Em vez disso, trata-se de dar força às pessoas, fomentar o seu crescimento e explorar todo o seu potencial para impulsionar o sucesso da empresa.Empenho-me em reconhecer e aproveitar o talento e as perspectivas únicas de cada membro da equipa. Para além disso, sigo o princípio da “Obsessão pelo Cliente”, assegurando que os esforços da nossa equipa estão constantemente alinhados com o fornecimento de valor e experiências excepcionais aos nossos clientes. Ao promover uma cultura inclusiva e colaborativa, podemos inovar continuamente, adaptarmo-nos às necessidades dos clientes em constante mudança e manter uma vantagem competitiva no mercado.

Qual foi o seu percurso profissional? Alguma vez sonhou em chegar ao cargo que ocupa atualmente?

Acho que essa visão foi crescendo de forma natural à medida que fui progredindo dentro da Amazon. Juntei-me ao negócio de Marketplace da Amazon em 2014 e, desde aí, tive diferentes funções de Marketing e Gestão de Produto, tanto no Retalho como no Amazon Prime, servindo Itália e Espanha. Em 2020, fui contratada para a equipa de Portugal, com a tarefa de liderar o lançamento do website Amazon.es em português e do Amazon Prime no ano seguinte. Foi então, a partir de 2022, que comecei a supervisionar o negócio de retalho da Amazon em Portugal, a partir de Madrid.

Que conselhos tem para quem está a iniciar uma carreira nesta área? Especialmente para as mulheres?

O meu conselho para as mulheres que estão a iniciar as suas carreiras é que cultivem uma confiança absoluta nas suas capacidades e não deixem que as dúvidas ou preconceitos prejudiquem as suas aspirações. O caminho para a liderança pode ser um desafio, mas aqueles que persistem com determinação e uma mentalidade de crescimento acabarão por chegar ao topo. É fundamental não se deixarem intimidar, assumir riscos calculados e procurar proactivamente novos desafios. Na Amazon, valorizamos profundamente os líderes que têm uma tendência para a ação e estão dispostos a pensar em grande. Ao demonstrarem de forma consistente a sua vontade de assumirem maiores responsabilidades e o seu empenho em obter resultados, posicionar-se-ão como um bem valioso para a empresa. Igualmente importante é a capacidade de se defender a si própria e de dar a conhecer as suas ambições. Muitas vezes, as mulheres podem hesitar em afirmar as suas aspirações de liderança, mas é crucial comunicar os seus objectivos de forma clara e confiante. Procure mentores, tanto homens como mulheres, que possam fornecer orientação, apoio e patrocínio ao longo do seu percurso profissional.

Desde 2021, a Amazon anunciou que os clientes portugueses podem fazer compras na amazon.es na sua língua materna, onde vão encontrar produtos de várias marcas nacionais como a Vista Alegre, Castelbel, Claus Porto, Ambar, Delta, entre outras. Mais de 200 milhões de clientes em todo o mundo desfrutam dos benefícios do programa Prime, a subscrição da Amazon que permite que os clientes Prime recebam envios grátis até 2 dias em milhões de produtos, incluindo entregas ao fim-de-semana, ter acesso a um vasto catálogo de filmes e séries premiados com o Prime Video, armazenamento ilimitado de fotos com Amazon Photos, videojogos gratuitos com Prime Gaming, e acesso a eventos de compras exclusivos como o Prime Day.

Veja mais em Lifestyle

PUB