[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Joana Batista

Autora do blog ‘Viajar em Família’.

Durante vários anos não encontrei informações úteis, práticas e credíveis sobre lugares giros para ir com os meus dois filhos. Decidi então começar a pesquisar, a construir os roteiros, a fazer as reservas para as nossas viagens. Depois lembrei-me de partilhar o que íamos encontrando por esses lugares: essencialmente em Portugal, na Europa e no Brasil.

E foi assim que nasceu o ‘Viajar em Família’, com a intenção de que outras famílias também pudessem usufruir desta recolha de experiências e até replicar alguns dos nossos passeios, para sentirem como é tão bom desbravar o desconhecido com os miúdos.

Sempre fui bastante curiosa, inquieta mesmo! Licenciei-me em marketing e no dia em que completei 21 anos, mudei-me sozinha para os Estados Unidos, para lá ficar a viver um ano. Muitos anos depois, voltei à escola para fazer um mestrado.

Sonhei ser fotojornalista, depois copywriter. E acho que precisei de percorrer outros caminhos para voltar a reencontrar a minha essência. Hoje, com o blog, consigo ser um bocadinho de tudo aquilo que sempre quis, além de ser gestora digital de uma comunidade de viajantes. Um enorme privilégio e prazer, portanto.

Porque isto das saídas em família cresceu comigo. As melhores recordações que tenho da minha infância são fora de casa com os meus pais e três irmãs. Às vezes, também com os tios, primos e avós.

Agora, enquanto mãe de dois adolescentes, sei perfeitamente que os miúdos podem descobrir o mundo com os pais desde pequeninos. Sim, é possível e divertido. Extremamente cansativo também, claro! Mas a vida é feita de escolhas e prioridades. E eu preferi dar oportunidade aos meus rapazes de crescerem com conhecimentos amplificados.

Gosto então de pensar que o ‘Viajar em Família’ é aquele amigo sempre disponível para dar dicas e sugestões personalizadas a todos os que acreditam que uma viagem (por mais simples ou perto de casa que seja), é das coisas mais preciosas que se pode oferecer aos filhos.

Mini Bio

Nome: Joana Batista

Idade: 40 anos

Naturalidade: Caldas da Rainha

Presença Online: Blog | Facebook | Instagram

No meu blog encontra: viagens autênticas em família; histórias, ideias, dicas; experiências únicas ou momentos especiais que vivi e recomendo; sugestões que servem de inspiração para todos os que querem viajar mais e melhor.

Os favoritos

Tenho duas regiões internacionais de eleição: Escandinávia e Brasil. Imagino que até pode parecer estranho, mas encontro detalhes deliciosos nesta aparente contradição. Gosto da organização, da simpatia e da simplicidade do norte da Europa. Mas também gosto muito do calor, da alegria e da informalidade que encontro em terras brasileiras. No capítulo das belezas naturais, consigo ainda igualar estas duas zonas do mundo. Ambas têm paisagens de tirar o fôlego, daquelas que só parecem imagens retiradas de um postal ilustrado.

Copenhaga

Em Copenhaga, na Dinamarca, as bicicletas são tantas que quase atropelam os visitantes. Acho delicioso aproveitar as grandes janelas que usam nas casas para me sentar num café e ver passar o movimento da rua. Sugiro que comprem um pacote de amêndoas caramelizadas quentinhas e se percam na Stroget, a maior rua de pedestres do mundo. Para passear e viver emoções fortes, há o supercharmoso parque de diversões Tivoli.

Estocolmo

Na capital da Suécia, Estocolmo, recomendo uma visita ao Skansen, um parque temático e uma noite passada no Jumbo Stay (avião transformado em hotel). Se possível, marquem viagem para a época de comemoração do Midsummer (terceira sexta-feira do mês de junho). É a maior festa da família por lá, por isso os festejos são sempre em grande.

Brasil

Do outro lado do Atlântico, no Brasil, sugiro que tornem as férias um pouco mais aventureiras e visitem o Morro de São Paulo ou Itacaré. Não se esqueçam de provar açaí com fruta fresca e água de coco, opções refrescantes muito naturais. Tomem brunch no Parque Lage, no Rio de Janeiro. Subam ao Pão de Açúcar e descubram porque é que esta é mesmo a Cidade Maravilhosa. E por falar em experiências inesquecíveis, acrescentem à lista de desejos: nadar com peixinhos em Porto de Galinhas ou assistir ao nascimento de tartarugas na Praia do Forte.

Portugal

Mas por mais viagens que faça, Portugal continua sempre a ser o melhor país do mundo! Quando viajo para fora, tenho principalmente saudades da comida: pão, frutas, peixes, sopas, iogurtes… Em parte nenhuma do mundo encontrei a diversidade e a qualidade que encontro por cá. Uma das regiões que mais gosto no nosso país é o Oeste. E é lá que gosto de subir às muralhas de Óbidos, almoçar no restaurante Solar dos Amigos e comer peixe fresco enquanto o sol se põe no Baleal. Nas férias, encanta-me o ambiente familiar da praia de São Martinho do Porto e a paragem da praxe na Casa do Pão-de-Ló de Alfeizerão. Há ainda outros passeios que não me canso de repetir: sentir o fresquinho do interior da Terra numa visita às grutas de Mira de Aire ou o cheiro da maresia numa viagem de elevador na Nazaré. Tudo destinos amigos das famílias.

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Mariana Machado

    Natural do Porto, Mariana Machado começou a sua carreira profissional como enfermeira, que exerceu durante 8 anos. Desafiada por uma amiga,...

    Joana de OliveiraJunho 6, 2024
  • As escolhas de Liliana Filipa

    Mãe, empresária e influencer, Liliana Filipa é uma cara bem conhecida dos portugueses. Através das redes sociais, conquista o seu público,...

    Joana de OliveiraMaio 20, 2024
  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023

PUB