[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mais plural do que nunca, o Botanista renasce como Orteá-Vegan Collective

Com a chegada do outono, os ventos de mudança fazem-se sentir, ditando novos e importantes passos para o Botanista, que renasce, abandonando o seu nome de nascença, e assumindo-se agora como Orteá – Vegan Collective. Mantendo a mesma essência, mas agora no plural, o conceito agrega em si próprio não só o seu restaurante e pastelaria vegan, mas também a queijaria artesanal Eva, as kombuchas Era, a mercearia Pistácio e ainda o seu futuro bistrô, que irá abrir brevemente.

Catarina Gonçalves, Dona do Orteá

Catarina Gonçalves, Dona do Orteá

Nascido em 2018 fruto de um sonho e de uma forte motivação em criar um projeto inovador e único na alimentação 100% baseada em plantas, o agora Orteá – Vegan Collective revigora o compromisso de demonstrar que a comida plant-based é saborosa, nutricionalmente saciante e esteticamente apelativa. Assim, como corpo vivo que realmente é, ao crescer abraça uma nova aventura, pretendendo oferecer diferentes experiências veganas, todas repletas de sabor e qualidade, mas também ambicionando produzir o maior número de ingredientes possível e diminuir o impacto que provoca no ambiente.

Ponto de encontro da produção vegetal nacional, longe das grandes indústrias e perto da criação com mãos e coração, a mercearia Pistácio caracteriza-se por disponibilizar venda a granel e produtos de pequenos produtores locais, destinando-se todos os que se revêem na possibilidade de ser mais conscientes nas suas escolhas de consumo. Já a kombucha Era é fabricada artesanalmente nas instalações do Orteá e respeita o processo natural de fermentação, utilizando exclusivamente produtos naturais na sua produção. Por sua vez, a pastelaria vegan é também artesanal, com produtos sempre sem glúten e que não utilizam açúcares refinados e, embora seja a responsável pela carta do restaurante e da seleção diária de bolos e tartes do espaço, tem sempre disponibilidade para aceitar encomendas particulares.

Nascida durante o confinamento, uma das muitas vertentes deste projeto coletivo, é a Eva Queijaria Artesanal, que produz alguns tipos de queijo de caju fermentados e temperados, disponíveis na carta do restaurante e vendidos na mercearia Pistácio. Por fim, o coração deste espaço: o restaurante Orteá, onde as sensações e emoções transmitidas permanecem iguais e indiferentes à mudança. Inspirada no maravilhoso mundo das plantas, a carta é sazonal, procurando sempre utilizar ingredientes da época e aplicar técnicas de cozinha contemporânea aos ingredientes vegetais. Entre as suas inúmeras iguarias, destaca-se o prato Notas de Viagem (€15), composto por lombo de tofu com crosta de sésamo e escamas de tempeh, acompanhado por puré de millet e cenoura, espargos e redução de frutos vermelhos em vinho tinto.

Agora com a denominação de Orteá – Vegan Collective, que remete para uma horta onde a diversidade e abundância são o principal mote, o espaço localiza-se em Santos e está aberto de segunda a sexta-feira entre as 12h00 e as 23h00 e sábado e domingo, das 11h00 às 23h00, em horário ininterrupto.

Veja mais em Lifestyle

PUB