[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O passado encontra o presente

‘Chuck’, ‘Sir Charles’ e ‘The Round Rebound’ são alguns dos nomes pelo qual era Charles Barkley durante a sua carreira com mais de três décadas, como jogador profissional de basquete. Como jogador era versátil, com a capacidade de marcar pontos, criar jogadas e defender. Com uma personalidade forte, irreverente e, várias vezes, polémica, a sua influência estende-se bem para fora das linhas do campo.

Aos 19 anos, assinou, pela primeira vez, um contrato com a Nike.

Nunca esquecerei o dia em que assinei contrato com a Nike, em 1984. Foi uma verdadeira honra ver uma empresa em franco crescimento em todo o mundo a contratar um rapaz da pequena cidade de Leeds, Alabama.

Da colaboração entre o jogador e a Nike Basketball surgiram várias sapatilhas com a assinatura adequada ao seu estilo de jogo e com a sua atitude refletida nos pormenores: dentes, camisas-de-forças e armaduras inspiraram detalhes de design únicos.

Durante as décadas de ‘80 e ’90, a Nike e Barkley criaram campanhas publicitárias que provocaram entusiasmo à escala internacional, quer na televisão quer na imprensa. Uma delas foi surgiu no ano em que Barkley foi votado como o melhor jogador de basquete, em 1993. Foi da polémica declaração “desportistas não devem ser considerados bons exemplos de comportamento” que nasceu a campanha da Nike com Sir Charles ‘I Am Not a Role Model’.

A campanha ‘The Meek May Inherit the Earth, but They Won’t Get the Ball’, e uma curta campanha na qual Sir Charles visita Tóquio são outras das mais marcantes que Barkley recorda com saudade.

Para homenagear a atitude de Barkley a Nike lançou os Barkley Posite Max. Este novo modelo de sapatilhas casuais presta homenagem aos modelos do passado com uma estética que aponta para o futuro. O designer Marc Dolce inspirou-se numa visita a uma exposição de dinossauros e combinou as ideias que recolheu com elementos emblemáticos das sapatilhas de Barkley do passado.

Os Nike Barkley Posite Max estarão disponíveis em quatro variações de cor que irão ser lançadas, mensalmente, até agosto de 2013 com um preço aproximado de €200.

Fique com o vídeo da campanha:

POR

C.C.

Veja mais em Lifestyle

PUB