O autocuidado refere-se a ações intencionais que uma pessoa realiza de forma a promover e manter o seu próprio bem-estar físico, mental e emocional. São várias as palavras que podemos utilizar que nos remetem para o conceito de autocuidado: prevenção; estilo de vida saudável; saúde e bem-estar. Todas refletem em si escolhas pessoais que têm consequências na vida de cada um.
Muitas vezes encarada como uma escolha egoísta, o autocuidado é, acima de tudo, uma forma de cultivar a auto-estima e o amor-próprio. É um caminho que pode conduzir ao altruísmo: ao escolhermos ativamente melhorar a nossa vida a todos os níveis, estaremos em condições de cuidar ainda melhor dos outros.
O autocuidado assenta em seis pilares fundamentais: alimentação, atividade/exercício físico, bons hábitos e estilo de vida, suplementação alimentar, regulação da mente e emoções e modulação/equilíbrio hormonal. É nestes pilares que devemos focar a nossa atenção se queremos gradualmente atingir os nossos objetivos de saúde e bem-estar.
Como sabemos, a alimentação é uma das chaves para a saúde. Comece por evitar alimentos que diariamente destroem a nossa saúde, como açúcar refinado, hidratos de carbono como pão e massa (regra geral não são saudáveis), alimentos processados com corantes, conservantes e adoçantes artificiais (aspartame, sucralose, acessulfame k) e óleos vegetais como o de girassol, palma e colza. Introduza vegetais, frutas, sementes, gorduras saudáveis como o azeite virgem extra e abacate na sua vida. Planeie ativamente as suas refeições.
A atividade física/exercício físico regular é fundamental para a saúde física e mental. Contribuiu para melhorar o sistema cardiovascular, fortalece os músculos, ajuda a controlar o peso e previne doenças crónicas. Além disso, melhora o humor, reduz o stress e a ansiedade e até influencia a qualidade do sono. Comece por caminhar 30 a 60 minutos por dia. Já obterá um ganho em saúde positivo. O treino de força é também importante na nossa rotina. Procure atingir o objetivo mínimo de 2 treinos por semana, obviamente que de acordo com as suas capacidades.
Como bons hábitos e estilo de vida deve entender-se evitar tabaco, álcool, drogas e evitar beber mais do que 1 café por dia. Dormir a tempo e horas é fundamental: não existe melhor remédio do que uma boa noite de sono. O melhor horário para dormir é das 22 horas às 6 da manhã. Evite passar demasiado tempo à frente do telemóvel: prejudica francamente a sua saúde. Desconecte-se do “online” e viva a sua vida. Integre no seu quotidiano atividades prazerosas: ler um livro; organizar um espaço (estímulo semelhante a “arrumar as ideias”); registar ideias e pensamentos (às vezes é necessário escrever para melhor percebermos as nossas emoções); passear na natureza (para relaxar, oxigenar o corpo e ativar a circulação sanguínea); desfrutar de um banho (em vez de apenas tomar banho); meditar (começe com 5 minutos por dia). Foque-se naquilo que tem de bom na sua vida, rodeie-se de pessoas de quem gosta e que lhe querem bem e, acima de tudo, ria muito. Rir é terapia!
É muito importante referir que, para que o autocuidado seja eficaz, não deve ser algo pontual ou esporádico. Deve ser algo que vamos gradualmente implementar no nosso dia-a-dia. Cuidar de nós deve ser uma prioridade. Deve ser incluído na rotina diária e ser respeitado, tal como respeitamos o nosso horário de trabalho ou determinadas atividades como ir às compras. É importante sermos realistas e não querermos fazer tudo ao mesmo tempo. Devemos ir introduzindo as mudanças gradualmente na nossa rotina. Não necessita de mudar drasticamente a gestão do seu dia. No entanto, deve ter em conta que cuidar de si requer disciplina. É fundamental não desistir. Não seja irrealista ao pensar que os resultados surgem de imediato. Mas tenha em conta que verá resultados se for consistente.
Tudo isto só faz sentido se a saúde for uma prioridade. E neste campo muito se tem falado sobre a Medicina Integrativa e Funcional. Um conceito teórico com efeitos práticos e que vai muito além das análises /exames regulares ou tratamentos de estética. Assenta na adoção de um novo estilo de vida (de acordo com os pilares acima referidos), com foco na prevenção e que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida global da pessoa e retardar sinais e sintomas relacionados com o envelhecimento precoce.
Permita-se sentir o poder do autocuidado. Vemos os anos a passar sem sentir o passar dos anos. É esta a sua beleza.
Gonçalo Botelho
Especialista em Medicina Integrativa e Funcional na MS Medical Institutes
