Originalmente criados para o basquetebol, ao longo dos anos os Superstar da adidas tornaram-se em ícones de estilo, adotados pelos pioneiros do streetwear e celebrados repetidamente por cada geração. À semelhança de outros modelos da marca das três riscas, estes fizeram furor e tornaram-se num objeto de desejo. Agora, voltam a estar em destaque, após o lançamento da campanha “The Original” no início deste ano, que tem como objetivo dar destaque à influência pioneira dos Superstar.
Os Superstar da adidas
“O Superstar sempre foi mais do que uma simples sapatilha — é um símbolo de originalidade e um motor de mudança cultural”, referiu Annie Barrett, Vice-Presidente de Marketing da adidas Originals. “Das ruas aos palcos globais, foi usada por quem não espera por permissão para liderar. Esta campanha não é sobre olhar para trás — é sobre destacar uma nova geração de Originals que está a construir o futuro, sem pedir desculpas.”
Em Portugal, essa celebração da originalidade ganhou expressão através de uma colaboração com quatro nomes que personificam o espírito Original nas suas áreas: o basquetebolista Neemias Queta, o artista multidisciplinar Cifrão, a cantora e criadora de conteúdos Jura, e o ator José Condessa.
Através de conteúdos exclusivos para as redes sociais Instagram e TikTok, cada um deles interpretou o adidas Superstar à sua maneira, traduzindo visualmente o que significa ser Original hoje — numa homenagem à versatilidade do modelo e ao seu impacto na cultura portuguesa contemporânea.
LÁ FORA
Realizada pelo visionário fotógrafo e cineasta Thibaut Grevet, cuja estética onírica revolucionou a imagem na moda e na música, a campanha internacional junta um elenco inédito de figuras culturais que explicam o que significa ser um Ícone Original.
Samuel L. Jackson na campanha da adidas. Créditos: @adidasoriginals / Instragm
O lendário ator Samuel L. Jackson dá voz ao filme da campanha, emprestando o seu timbre inconfundível a uma narrativa que atravessa gerações de inovação cultural. A campanha conta com um elenco intergeracional de vozes originais: a premiada compositora e produtora Missy Elliott, o ícone do skate Mark Gonzales, a estrela da NBA Anthony Edwards, o fenómeno multi-platina de Memphis GloRilla, o cantor e compositor americano Teezo Touchdown, a superestrela global da música JENNIE, e a modelo e atriz irreverente Gabbriette.
A campanha desenrola-se em dois capítulos. O primeiro, “Pyramids”, é um teaser poderoso onde Samuel L. Jackson reflete sobre monumentos eternos da realização humana que resistem ao teste do tempo — traçando um paralelo com o impacto duradouro do Superstar na cultura. O segundo capítulo, “Clocks”, é o filme principal que reúne todo o elenco de sete ícones culturais numa declaração conjunta e poderosa.
No centro de tudo está o Superstar, que regressa em duas colorways clássicas, acompanhado do icónico Firebird Tracksuit. O Superstar, com o seu acolchoamento reforçado na língua e na gola — definiu uma era influente de expressão criativa no final dos anos 90, tornando-se o calçado preferido de artistas, músicos e skaters que desafiaram os limites da cultura. A complementar esta silhueta, o Firebird Tracksuit mantém-se no centro das atenções culturais desde 1967.