O Calendário Pirelli 2017, criado, pela terceira vez, por um dos mais conceituados fotógrafos do mundo, Peter Lindbergh, acaba de ser apresentado na capital francesa.
Com o título ‘Emocional’, este é um calendário sobre emoção e sensibilidade, e não sobre corpos perfeitos. “Numa época em que as mulheres são apresentadas pelos media e por toda parte como embaixadoras da perfeição e da beleza, pensei que seria importante lembrar a todos que existe uma beleza diferente, mais real e autêntica, e não manipulada pela propaganda ou outra coisa qualquer”, explica Lindbergh, em comunicado.
Para expor a sua ideia de feminilidade e beleza natural, o fotógrafo alemão fotografou 14 famosas atrizes – Jessica Chastain, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Rooney Mara, Helen Mirren, Julianne Moore, Lupita Nyong’o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux, Uma Thurman, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright e Zhang Ziyi, às quais juntou ainda Anastasia Ignatova, professora de Teoria Política na universidade estatal de Moscovo, Rússia.
A escolha deste grupo de modelos confirma, novamente, a paixão de Lindbergh pelo cinema. “O objetivo era retratar as mulheres de uma forma diferente. Fiz isso chamando atrizes que tiveram um papel importante na minha vida e, ao fotografá-las, fui-me aproximando delas o máximo possível”, explica o fotógrafo.
As sessões fotográficas, realizadas em Berlim, Los Angeles, Nova Iorque, Londres e na praia francesa de Le Touquet, resultaram num calendário composto por 40 imagens, de retratos e ambientes, captadas tanto em estúdio, como em diversos cenários ao ar livre.
É de referir que esta é a terceira vez que Lindbergh é convidado a fotografar o famoso calendário, depois de o ter feito em 1996, no deserto de El Mirage, na Califórnia, e, em 2002, em Los Angeles, no estúdio da Paramount Pictures. Além disso, em 2014, o fotógrafo, em colaboração com Patrick Demarchelier, foi o autor das fotografias comemorativas do 50º aniversário do calendário Pirelli, que nasceu em 1964.