São mais de 40 peças de roupa, adaptadas a pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida. A coleção estará disponível no dia 28 de janeiro.
Depois do sucesso, em 2024, da primeira coleção de lingerie adaptada, a Primark lança amanhã, dia 28 de janeiro, uma coleção de roupa adaptada.
A nova coleção foi desenvolvida em parceria com Victoria Jenkins, designer de moda adaptada, defensora da igualdade e inclusão de pessoas com necessidades especiais e fundadora da Unhidden, e concebida para dar resposta a várias exigências de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, tendo em consideração o feedback obtido através de focus grupo e de sessões práticas de experimentação.
A campanha foi realizada pela fotógrafa Esme Moore e apresenta modelos com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.
“É um momento de grande orgulho assistir ao lançamento desta coleção e ver a moda adaptada sair à rua, pela primeira vez. As pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida enfrentam muitas barreiras nas suas vidas e a roupa não deve ser uma delas. Não queremos vestir sempre um equipamento de corrida, mas muitas vezes não temos escolha. Espero que este lançamento represente um passo para a mudança desta narrativa, dando mais opções ao mercado. Criámos peças que não são apenas funcionais, mas também modernas e a preços acessíveis, porque todos merecem sentirem-se confiantes e com estilo nas suas roupas. Espero que esta coleção inspire a indústria têxtil a continuar a trabalhar para uma maior acessibilidade e inclusão para todos” – Victoria Jenkins, designer de moda adaptada e fundadora da Unhidden.
Desenhadas para serem mais fáceis de vestir, a peças da coleção apresentam fechos magnéticos e de mola, presilhas que ajudam a vestir as calças e aberturas ocultas para ter acesso a dispositivos médicos, como estomas ou cateteres. Também existe uma seleção de produtos adequados a pessoas com mobilidade reduzida, como em cadeira de rodas.
“Desde que assumimos o compromisso para com a acessibilidade em janeiro de 2024, temos trabalhado para tornar a Primark ainda mais acessível a todos os nossos clientes e colegas e, nos últimos doze meses, acelerámos este processo através de mudanças no nosso negócio. Em cada fase de desenvolvimento desta coleção adaptada, desafiámo-nos a tornar cada peça de roupa da coleção mais acessível – desde a etiqueta utilizada até à forma como o cliente experimenta o produto em loja. Estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido em colaboração com os especialistas, colegas e consultores, com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, para chegar a esta coleção”, Charlie Magadah-Williams, Head of Diversity & Inclusion da Primark.
A campanha foi realizada pela fotógrafa Esme Moore e apresenta modelos com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.
A coleção de 49 artigos inclui peças de roupa essenciais para homem e mulher, bem como roupa de dormir e roupa interior. Os destaques são a Gabardina para mulher, a Camisa de popelina para mulher, a Camisola de malha com decote em V para mulher, a Camisa Oxford para homem, as Calças de ganga de perna direita para homem, o Colete acolchoado para homem, a Camisola de dormir com nervuras e calças de perna larga para mulher; e o Top de desporto com fecho de correr e calças de perna direita para mulher.
A campanha foi realizada pela fotógrafa Esme Moore e apresenta modelos com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.
Disponível a partir do dia 28 de janeiro, a coleção vai estar em 96 lojas selecionadas de 10 países, incluindo 3 lojas Primark em Portugal: Norte Shopping (Porto); UBBO (Amadora) e Centro Comercial do Colombo (Lisboa).