[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Que ingrediente é este? Cera de Abelha

“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana falamos-lhe da Cera de Abelha.

Cláudia Abreu de Almeida, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se aplica e a partir de que idade se pode usar a Cera de Abelha.

Cláudia Abreu de Almeida, Farmacêutica & Especialista em dermocosmética

Cláudia Abreu de Almeida, Farmacêutica & Especialista em dermocosmética

O que é?

A cera de abelha, reconhecida na indústria cosmética e nas listas de ingredientes como cera alba, é produzida e utilizada pelas abelhas para construir as colmeias, devido à sua consistência e viscosidade. É um ingrediente natural, mas que, atualmente, os laboratórios cosméticos tentam mimetizar de forma laboratorial. Esta cera de abelha é das matérias-primas mais antigas do mundo e era utilizada para potenciar a beleza da pele e do cabelo e ainda em técnicas de embalsamento e de produção de velas. Claramente uma substância altamente versátil, e não apenas na indústria cosmética.

A cera de abelha apresenta uma formulação química rica em ácidos gordos, lípidos e flavonoides, ideal para utilização em diferentes situações cutâneas e capilares. Os lípidos presentes neste produto natural das abelhas são compatíveis com os lípidos fisiologicamente presentes na pele humana, tornando a cera de abelha um ingrediente cosmético bem tolerado. Torna-se essencial optar por produtos cosméticos com cera de abelha que sejam certificados e formulados de acordo com as boas práticas de produção, de forma a garantir a sua segurança microbiológica.

Para além de ser um ingrediente 100% natural, é ainda biodegradável, assegurando uma decomposição sustentável e responsável.

Para que serve?

A naturalidade e história da cera de abelha atrai os consumidores, mas as suas propriedades e agradabilidade cosmética garantem a sua eficácia e utilização a longo prazo.

A cera de abelha é constituída por ácidos gordos e lípidos, formando um filme contínuo ao longo da pele, unhas e cabelo. Este ingrediente natural é reconhecido pelas suas propriedades emolientes, retendo a água a nível cutâneo e diminuindo situações de secura, descamação, repuxamento e desconforto. Esta barreira protetora com propriedades hidrofóbicas, promovida pela cera de abelha, protege a pele contra agressores externos e potencia a barreira cutânea, a sua integridade física e diminui situações de irritação e sensibilidade. Oferece elasticidade à pele muito derivado das texturas ricas e nutritivas. São igualmente reconhecidas as propriedades antioxidantes dos flavonoides presentes na cera de abelha e ainda o seu potencial antimicrobiano para proteção da pele.

Devido à sua consistência e textura, a cera de abelha é largamente utilizada para garantir a consistência de sticks labiais e fotoprotetores, bálsamos e pomadas. Na vertente de maquilhagem, é utilizada em batons, sombras e bases para contribuir para uma aplicação suave e uniforme.

Como incorporar na rotina de pele?

A cera de abelha é largamente utilizada na indústria cosmética, desde cuidados de corpo e rosto, como cuidados capilares e ainda de maquilhagem. Nos cuidados de pele, a cera de abelha deve ser um ingrediente a procurar para garantir um efeito emoliente e para diminuir situações de secura e desconforto e ainda para proteger contra os agressores externos, como alergénios e microrganismos. Muitas vezes é encontrada em bálsamos e cremes reparadores devido às suas propriedades regeneradoras e protetoras. Em situações capilares, a cera de abelha é utilizada para garantir a nutrição do cabelo e ainda para o manter macio e suave. É muito utilizada em produtos de styling, como ceras, pomadas e cremes e ainda máscaras e condicionadores.

A partir de que idade se pode usar?

Este ingrediente natural, fruto do trabalho árduo das abelhas, pode ser utilizado mesmo em bebés e crianças. A capacidade protetora e filmogénica da cera de abelha torna-a um ingrediente essencial para produtos protetores, como os cremes da muda da fralda ou os cold creams para proteger a pele do bebé contra o frio e vento. Pode ser utilizada em várias idades para garantir uma pele confortável e sem secura e, em determinados casos, são recomendados para situações de prevenção do fotoenvelhecimento devido às suas propriedades antioxidantes e preventivas do stress oxidativo.

Devemos sempre ter em atenção que os produtos cosméticos, especialmente para bebés e crianças, devem ser recomendados por profissionais de saúde, de forma a garantir que o produto está indicado e pode ser utilizado com toda a segurança.

[whatsapp_share]

Veja mais em Beleza

PUB


LuxWOMAN