“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana falamos-lhe do Mel
Cláudia Abreu de Almeida, Mestre em Ciências Farmacêuticas & Especialista em Dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se incorpora na rotina de pele e a partir de que idade se pode usar o Mel.
Cláudia Abreu de Almeida, Mestre em Ciências Farmacêuticas & Especialista em Dermocosmética
O que é?
O mel é um conjunto complexo de compostos bioativos produzidos pelas abelhas com um sabor doce. As abelhas são responsáveis por recolher os néctares florais e transportam os mesmo até às colmeias onde ocorre todo o processo de produção do mel. Este ingrediente natural é uma mistura de açúcares simples, como glicose, frutose e sacarose, e ainda de hidratos de carbono, aminoácidos, minerais e vitaminas. A composição e o sabor doce do mel são influenciados pela planta que deu origem aos néctares e do tipo de abelha que o produziu.
A utilização do mel na indústria cosmética não é um conceito recente. Atualmente já conseguimos encontrar produtos cosméticos para rosto, corpo e cabelo que são enriquecidos com este doce natural. Produtos como loções, cremes, séruns, champôs, máscaras faciais, máscaras capilares e bálsamos corporais são formulados e enriquecidos com mel e igualmente aconselhados para uma panóplia de diferentes situações, desde hidratação, nutrição, antienvelhecimento e reparação cutânea e capilar.
Para que serve?
O mel é muito mais do que um ingrediente adoçante na culinária. É reconhecido pela comunidade científica pelas suas propriedades inatas de reparação e regeneração cutânea. A sua elevada composição de nutrientes essenciais e as suas características calmantes, anti-inflamatórias e hidratantes potenciam o processo de cicatrização e regeneração cutânea, sendo um ingrediente interessante em situações de fragilidade cutânea, irritação, xerose e vermelhidão.
Esta solução supersaturada de glicose, frutose e sacarose é igualmente interessante derivado das suas propriedades prebióticas e antimicrobianas, com características calmantes e apaziguantes. Esta elevada concentração de açúcares simples, torna o mel uma substância altamente higroscópica, sendo um humectante natural, o que significa que consegue reter grandes quantidades de água e diminuir a perda transepidérmica da mesma, potenciando um efeito hidratante de uma forma leve e não oleosa, algo fundamental para qualquer tipo de pele.
O mel é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelos danos causados ao DNA das células da pele. Essa ação antioxidante ajuda a prevenir o dano celular e a promover a regeneração cutânea.
Como incorporar na rotina de pele?
Diversos cuidados cosméticos incorporam o mel na sua formulação. Aplicados à pele, podemos encontrar em cuidados antienvelhecimento e ainda cuidados direcionados para a nutrição e hidratação da pele do rosto e do corpo. Tendo o mel propriedades reparadoras, existem igualmente cuidados formulados para cicatrização cutânea para situações de irritação e fragilidade.
Na rotina capilar, atualmente também já encontramos o mel nestas formulações para nutrição e reparação da fibra capilar, essencial para situações de cabelo seco, com frizz e com pontas danificadas.
A partir de que idade se pode usar?
O mel não está recomendado para o uso em crianças com menos de 3 anos. Devemos constantemente ter em consideração a totalidade da formulação cosmética presente e da sua indicação específica. É fulcral olhar para o produto cosmético como um todo e não apenas por um único ingrediente.
De salientar que nem todo o mel é formulado da mesma maneira. Os produtos cosméticos presentes no mercado de farmácia são regulamentados de uma forma muito restrita, garantindo a segurança não apenas do mel utilizado, mas da totalidade da formulação cosmética. O mel diretamente retirado da colmeia, pode não estar indicado para todos os tipos e condições de pele. Dessa forma, não conseguimos garantir a sua formulação e segurança para utilização cutânea.
As propriedades hidratantes, cicatrizantes, antibacterianas e antioxidantes fazem do mel um ingrediente valioso e precioso em tratamentos de beleza e cuidados com a pele e o cabelo.
Encontre na Galeria sugestões de produtos com este princípio ativo