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Tous, uma marca com história

Intitula-se Oso e narra a história da TOUS desde os seus primeiros passos, quando o pai de Salvador Tous começou a trabalhar como aprendiz de relojoaria. O novo documentário de uma das marcas com maior cunho internacional conta com a participação de Salvador Tous e Rosa Oriol, as quatro irmãs – Rosa, Alba, Marta e Laura – e os atuais diretores da empresa. Na celebração do centenário, o filme, então, aborda as quatros gerações sucessivas e a sua expansão internacional, representadas por mais de 700 lojas em 54 países.

Uma entrevista com Rosa Oriol, filha e atual Vice-Presidente da empresa

Como surgiu a ideia da criação deste documentário?

Celebrar cem anos representa mais do que um simples aniversário. É um centenário de história, talento, criatividade e paixão pela joalharia. Esta celebração precisava de ter um suporte e um documentário é a forma ideal de o conseguir.

Qual é, então, o foco do documentário?

São mais de 75 minutos de um filme onde a história da marca é abordada, desde o seu início, em 1920, quando Salvador Tous Blavi, avô da geração hoje responsável pela marca, deu os primeiros passos como aprendiz de relojoaria, até se tornar uma marca mundialmente reconhecida, como é hoje. Este documentário mostra, ainda, o desenvolvimento e o processo de transformação do próprio negócio e indústria em si, bem como os seus altos e baixos, não deixando, pelo caminho, de abordar a visão vanguardista de Rosa Oriol, que democratizou o mundo da joalharia ao fornecer-lhe uma nova linguagem e proporcionando à Mulher um novo papel, alguém para quem conta o design mais adaptado a um estilo de vida mais autónomo.

Quem são os autores deste projeto?

Amanda Sans, a realizadora, entrevistou os meus pais, Salvador Tous e Rosa Oriol, as quatro irmãs e os atuais diretores da empresa. O documentário contou, ainda, com algumas personalidades espanholas do mundo da moda, do design, do jornalismo e da arte, tais como o publicitário Toni Segarra, os designers Javier Mariscal, Oscar Guayabero e Fernando Gutiérrez, os journalistas Mariángels Alcázar, Susana Martínez Vidal e Jordi Corominas e os embaixadpres e colaboradores da marca. como Emma Roberts, Paula Echevarría e Eugenia Martínez de Irujo, que analisam a chave do sucesso da marca.

Ao completarem um centenário, o que podem dizer sobre o percurso percorrido? Foi difícil?

Participar neste documentário foi uma excelente forma de colocar este cem anos em perspetiva e verificar de que forma conseguimos adaptar a marca e o negócio ás exigências do presente e do futuro. Como podemos verificar no documentário, graças à paixão pelos clientes, ao profissionalismo e à paixão pelo próprio comércio da joalharia, conseguimos evoluir sem nunca perdermos o foco e a nossa essência, num caminho onde a transformação digital, o talento, a sustentabilidade e o artesanato foram conceitos que guiaram o nosso crescimento.

De que forma foi feito esse crescimento? Olhando para trás, o que está diferente?

O sucesso da Tous reside no facto de ser uma marca capaz de criar uma nova linguagem que combina a magia do artesanato com a inovação, fornecendo joalharia de qualidade ímpar mas que se adapta facilmente às necessidades de todos os clientes. O modelo de negócio assenta numa base de verticalidade onde todos os processos são integrados, desde a fase da inspiração, passando pelo design, pela produção, pela distribuição, pelas vendas e pelo pós-venda.

É, portanto, uma marca que se adapta aos tempos e que tenta acompanhar as atuais necessidades do mercado e dos clientes, baseando a evolução nessa máxima?

Claro que sim! Essa é a chave para o sucesso. Precisamos de adaptar a mensagem que estamos a passar ao momento que estamos a viver e às exigências dos clientes, para que todos possamos evoluir. É esse o nosso DNA e é nessa base que estão assentes os nossos principais valores.

Este é um documentário que conta, como foi referido, com o testemunho dos 4 filhos de Salvador Tous e de Rosa Oril. Era importante incluí-los? Porquê?

A Tous resulta da história de uma família. Nós somos a terceira geração e, portanto, fazemos parte do percurso.

Vai ser transmitido em que canais e por que vias?

Vai ser transmitido de forma digital, mas não podemos ainda divulgar onde.

O resultado final é do agrado da marca?

Sim. Nós queríamos contar e mostrar a história real por trás da marca, as dificuldades e os momentos de vitória e isso penso que ficou bem explícito no documentário.

O mundo inteiro vai poder agora aceder ao ‘backstage’ da marca. Acha que, de alguma maneira, havia essa curiosidade?

Na verdade, não é bem a primeira vez que o fazemos, já que, anualmente, fazemos entrevistas e tentamos mostrar o que se esconde por trás da marca. Mas é verdade que é a primeira vez que mostramos tantos momentos de família e que explicamos a marca de uma forma tão real.

A Tous é uma marca que, aos poucos, foi consolidando o seu caminho no mundo da moda. Como está hoje este universo?

O mundo da moda está a mudar. O que hoje é uma tendência, amanhã pode ser algo efémero. Por esta razão, queremos fazer joias que durem e que tenham qualidade, porque, na verdade, acreditamos que uma joia é para a vida.

Há cada vez mais marcas a surgirem no mercado. Haverá espaço para todos?

O segredo é encontrarmos o nosso lugar neste universo tão grande e lutarmos por ele. A minha mãe encontrou uma oportunidade quando começou a democratizar a joalharia e hoje continua a ser o nosso DNA: joalharia de qualidade mas acessível.

O mundo da moda é cada vez mais exigente. Podemos ver o caso da sustentabilidade, por exemplo, uma exigência que foi ganhando cada vez mais expressão. É difícil acompanhar tudo isto?

Na Tous tomamos a responsabilidade corporativa social como a chave do nosso desenvolvimento em termos globais. Neste sentido, trabalhos muito para diminuirmos a nossa pegada, apostando em recursos que respeitem o meio ambiente, tanto nas nossas instalações, como no processo produtivo e no produto final. A Tous é um membro da Responsible Jewelery Council (RJC) desde 2018 e estamos a trabalhar nesta certificação desde setembro do ano passado. Numa primeira fase é feita uma auto-avaliação cedida pela RJC com o objetivo de vefificar se o nosso processo segue as suas linhas mestras. Consequentemente, no início de 2020 inicámos o processo de auditoria que já está finalizado com sucesso. O Responsible Jewelery Council age com o desejo de se impor como um modelo a seguir no sector da joalharia com políticas que têm influência direta na administração de metais nobres e diamantes, respeitando a economia circular.

O consumidor de hoje é diferente do de ontem?

Na Tous fazemos as coisas por diversão e para pessoas com espírito jovem. Claro que o perfil do consumidor está a mudra de dia para dia mas a nossa missão é perceber o que os consumidores querem, oferecendo novas opções para essas constants necessidades.

Sobre o documentário:

Conceito: UM Studios

Produção: UM Studios / The Mediapro Studio

Produtores Executivos: Alfonso García-Valenzuela / Maya Maidagan

Diretor e Script: Amanda Sans Pantling

DOP: Diego

Dussoel/Edição: Juliana Montañés

Música: Jens Neumaier, Maik Maier

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