

Estamos de volta com mais uma Agenda Cultural! Se ainda não tem planos para o fim de semana, pegue na caneta e aponte as nossas sugestões para os dias 18, 19 e 20 de julho.
Browers Beer Ato
Esta sexta-feira, dia 18, e sábado, dia 19, a Unicorn Factory Lisboa – Beato Innovation District volta a receber o Browers Beer Ato, festival que celebra a cultura cervejeira. Nesta 3.ª edição, o público vai poder escolher entre mais de 50 cervejas de 12 microcervejeiros nacionais e diferentes petiscos tradicionais portugueses, que podem ser desfrutados ao som de vários artistas e DJ sets.
O primeiro dia vai ainda contar com a talk “Cultura cervejeira em Portugal e perspetivas de futuro” para consumidores curiosos e entusiastas da boa cerveja, na qual vão ser abordados, entre outros temas, o turismo cervejeiro, a sustentabilidade na produção e o uso dos ingredientes locais, ou a importância das colaborações. Vão estar à conversa, a partir das 18h00, Tiago Brandão, diretor-geral da The Browers Company e Diretor de I&D+i no Super Bock Group, Otávio Costa, “ativista” da cerveja em Portugal e dinamizador de eventos como o ArtBeerfest ou Porto BeerFest, Bruno Aquino, autor do livro “Uma Viagem pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa”, e António Lopes, fundador da microcervejeira Lupum.
E porque esta é uma experiência para toda a família, o Browers Beer Ato volta a acolher um Kids Space, para crianças entre os 3 e os 12 anos de idade, com diversas atividades asseguradas pela Magnolia Method.
A entrada é gratuita, bastando apenas comprar um copo de vidro 25 cl (€4) para poder provar as muitas opções cervejeiras disponíveis no evento, tudo isto assegurado por uma solução cashless para maior comodidade dos visitantes. O evento também aceita copos que os visitantes tragam consigo, desde que estejam aferidos a 25cl.
Arrebita

ARREBITA PORTIMÃO, 17 SETEMBRO 2023, FOTOGRAFIA LUIS BRANCA/STILLS
O Arrebita chega ao Norte. Finalmente. A 19 e 20 de julho, o Mercado Municipal de Famalicão recebe chefs de todo o país, pratos criativos a preço justo, produtores locais, cozinha ao vivo, DJs, bandas de rua e um ambiente que não se explica.
Organizado pela Amuse Bouche e pela Câmara Municipal de Famalicão, nesta edição de estreia Famalicão recebe nomes como Lídia Brás, Renato Cunha, Marco Gomes, Arnaldo Azevedo, Julien Montbabut, Vítor Adão, entre outros. Tudo com entrada livre e pratos a €7,50 .
Destaque também para o main sponsor desta edição, a PRIMOR Charcutaria, uma das marcas mais reconhecidas da região no setor das carnes e charcutaria. A PRIMOR vai assumir a cozinha central do mercado durante o festival, com um programa intenso de seis showcookings por dia, liderado pelo chef Marco Gomes e outros convidados.
‘Há Prova’
A 14.ª edição do ‘Há Prova’ promete levar, entre os dias 18 e 20 de julho, o melhor da gastronomia e dos vinhos regionais ao centro histórico de Paço de Arcos, transformando a rua Costa Pinto, que vai estar encerrada ao trânsito, no palco de uma grande festa cultural de verão.
Organizado pela ACECOA — Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, o ‘Há Prova’ tem entrada gratuita e apresenta várias propostas de petiscos e pratos regionais, além de diferentes provas de vinho.
Delia Derbyshire: Escutar o futuro antes de tempo
Depois da homenagem a Raymond Scott, a Sala do Capítulo do Museu de Leiria abre agora um novo ciclo expositivo, entre os dias 19 de julho e 28 de setembro, desta vez dedicado a uma das figuras mais enigmáticas e influentes da música eletrónica: Delia Derbyshire.
Delia Derbyshire (1937–2001) criou, nos anos 60, algumas das primeiras experiências de manipulação sonora em fita magnética, muito antes de termos sintetizadores ao alcance. Com conhecimento matemático, engenho técnico e intuição artística, gravava sons do quotidiano, manipulava as fitas, cortava, colava, filtrava, invertia – criando verdadeiras esculturas sonoras que abriram caminho para o sampling e a música eletrónica tal como a conhecemos hoje. Delia é a mente por trás da icónica versão do tema de Doctor Who e foi uma figura marcante da BBC Radiophonic Workshop, moldando o som do futuro muito antes de a tecnologia o permitir. Depois de atravessar a década de 80 no quase anonimato, o seu nome e o seu trabalho têm sido redescobertos sobretudo através da enorme influência revelada por artistas como Aphex Twin, The Chemical Brothers ou Sonic Boom.
Entre 19 de julho e 28 de setembro, a Sala do Capítulo do Museu de Leiria homenageia a sua carreira e o seu processo criativo, na forma como esculpia som com rigor matemático, engenho artesanal e uma escuta absolutamente singular.
LG xboom Street Party
No domingo, dia 20 de julho, entre as 15h00 e a meia-noite, o Escala 25, em Alcântara, em Lisboa, será o ponto de encontro de celebração da cultura urbana e recebe a LG xboom Street Party, contando com uma zona de Street Food sustentável, um Street Market com produtos sustentáveis de produtores e criadores nacionais, uma zona de desportos radicais e ainda um Espaço Lounge LG, onde o público poderá relaxar e viver experiências únicas com os produtos da marca.
O Escala 25 é o primeiro complexo de escalada desportiva ao ar livre da cidade, pelo que esta modalidade também vai marcar presença. Os visitantes poderão encontrar paredes de 12 metros de altura, um arco de escalada completo (o primeiro do país), e uma zona de Boulder, sendo que, durante este dia, quem quiser experimentar (que não seja já cliente) terá acesso a um preço especial para uma experiência de escalada sob a orientação de uma equipa com vasta experiência.
As danças urbanas e a música Hip Hop serão, verdadeiramente, um dos momentos altos deste dia. Depois de várias etapas regionais de seleção, estão agora apurados os finalistas das quatro competições do #OneStep4Music, o projeto desenvolvido pela Big Appetite 4 Music em parceria com a LG para descobrir novos talentos de Street Dance, Freestyle Rap, Beatbox e Hip-Hop Music.