Não sabe como organizar o seu roupeiro? A Designer de Interiores Rita Salgueiro, explica-lhe o que deve fazer.
Para Rita Salgueiro, a arrumação é fundamental para que nos possamos sentir bem em casa. Nos Workshops e Consultas de Ideias que dá, a designer explica como decorar e organizar cada espaço, conferindo, igualmente, algumas orientações sobre arrumações e limpezas.
1 Faça aquela organização no closet que provavelmente anda a adiar há já algum tempo!
Retirar tudo do armário, selecionar o que não vestiu neste inverno (nem no anterior) e colocar diretamente num saco para dar a quem precisa, é algo que a vai ajudar bastante.
2 – Aproveite para fazer uma limpeza geral
Aspire o roupeiro de ponta a ponta (gavetas inclusive) e passe um pano húmido com vinagre antes de começar a arrumar. É excelente para eliminar o odor a mofo.
3 – Divida o roupeiro por zonas
– Casacos curtos e compridos
Durante o inverno usamos ambos os casacos. Na mudança de estação, usamos apenas os curtos e nem todos! Os casacos compridos podem agora ser retirados dos cabides, dobrados cuidadosamente, (sempre abotoados) e embrulhados em papel de seda ou TNT branco, para evitar que se estraguem, que criem manchas ou que absorvam alguma humidade que possa existir no roupeiro. Estes casacos podem ser colocados na parte superior do roupeiro ou, se existir, o interior de uma cama rebatível será o ideal porque respiram melhor. Em caso de falta de espaço, pode colocar em malas de viagem, sem as fechar para as peças poderem ‘respirar’.
– Casacos de meia estação ficam todo o ano no mesmo lugar
Os casacos de pele têm de estar num sitio arejado e espaçoso. Para a pele não secar e para que se mantenha bonita, têm de estar em locais frescos. Pode protegê-los, mas nunca com sacos de plástico do género lavandaria. Isto também é válido para o resto da roupa: use sempre porta fatos de pano ou em TNT. Sempre que possível, retire-os do armário e deixe-os a arejar cá fora, durante uma noite mais fresca, sem apanhar sol de manhã. Se precisar mesmo deste espaço, leve-o a casas especializadas onde os conservam em arcas frigoríficas, próprias para o efeito, durante 4 meses e voltam lindos no próximo inverno!
– Vestidos curtos e compridos
Os vestidos compridos – que durante o inverno podem partilhar o mesmo cabide que um casaco comprido quando o espaço é reduzido – podem mudar de cabide, caso dê para usar em ambas as estações ou serem guardados juntamente com os casacos na parte superior. Os vestidos compridos ficam todos juntos, organizados por cor entre si. Os vestidos curtos também ficam todos juntos e ordenados por cores, aproveitando-se a parte de baixo do closet para colocar caixas para arrumação.
– Calças, saias, tops e camisas
Camisas e tops ficam no varão superior. Calças saias e calções no varão inferior.
Top justo ou elásticos que esticam no corpo, em gavetas ou prateleiras.
As calças são colocadas dobradas em cabides próprios ou em cabides normais, sendo que cada cabide suporta 2 pares de jeans. Se forem calças de fato, apenas um. As saias são penduradas em cabides de molas, no caso de serem tecidos que marquem, e colocadas do avesso, utilizando-se discos desmaquilhantes para não ficarem com a marca da mola.
4 – Aproveite os cabides com diferentes formatos e funções
Existem cabides de ombros largos, específicos para casacos e que ocupam muito espaço. Para ganhar espaço, use cabides muito finos em tudo o que seja vestidos, túnicas e peças que não precisem de ter os ombros suportados. Existem cabides próprios para o conjunto saia/casaco ou saia/top, há também cabides que suportam 5 peças, quer em tops quer em saias/calções.
5 – Tenha a roupa interior sempre organizada
Deve arrumá-la sempre em gavetas ou caixas. Deve colocar os soutiens abertos, organizados por cores. Em caso de conjunto, deve colocar a tanga na copa de um dos lados do soutien. As tangas soltas, deve colocar umas atrás das outras, organizadas por cor e preferência.
6 – Partilhe gavetas para Bikinis e Fatos de Banho
Usados apenas nesta altura do ano, passam agora para a gaveta das meias que deixam de ser tão necessárias. Ficam organizados por cores, do mesmo modo que a roupa interior.
7 – Aproveitamento de espaços para arrumar colares, brincos e outros acessórios
Se tiver espaço, arranje um toucador com gavetas estreitas e separadores, adequados para ver todas as peças de forma rápida e prática. Mas há sempre inúmeras formas de aproveitar os vários espaços do closet. As portas, por exemplo, podem ter colares e brincos pendurados.
8 – Maquilhagem sempre à mão e organizada
O ideal é ficar no wc, local onde, por norma, nos maquilhamos. Quando não há bancada nem arrumação suficiente no wc, podem ficar em caixas no closet, que podem estar colocadas numa prateleira por baixo dos vestidos curtos. As caixas ficam sempre na vertical para ocupar menos espaço e conseguir ver todas as paletas. Há caixas em acrílico próprias para os batons que, além de serem esteticamente apelativas, são também a forma mais prática de os poder ver e escolher. Os pincéis, regra geral, são bastante compridos e podem ficar no copo onde colocamos a escova de dentes. Estão sempre à mão e disfarçam este equipamento feio mas muito necessário.
9 – Arrume os sapatos de forma a conseguir visualizar rapidamente o que pretende
Os sapatos podem ser organizados de várias formas, mas sempre por cor. Se estivermos a fazer um armário de raiz, colocamos prateleiras com intervalos de 25 cm, o suficiente para conseguir ter 2 fileiras de sapatos (se estivermos a falar de um roupeiro com profundidade normal, 60cm). Se as prateleiras já vierem de raiz, podemos ganhar espaço em altura e colocar os sapatos nas caixas; regra geral dá para colocar 3 caixas de sapatos umas em cima das outras e uma fileira de sapatos à frente das caixas. As caixas têm de ter, na frente, uma etiqueta ou imagem do sapato que está no interior, caso contrário não só nos esquecemos da sua existência como nunca sabemos onde estão os que queremos calçar. Os sapatos em fileira podem estar arrumados de duas formas: alternando a frente com as costas do sapato, o que ganha espaço para mais um par e consegue ver a frente e as costas. Ou então pode arrumar como os amantes do Feng Shui que os têm todos virados para o mesmo lado, para nos orientar o caminho da vida. Se houver espaço para colocar 2 filas de sapatos podemos colocar o mesmo par, um sapato em frente ao outro, ou colocar um par à frente e outro atrás.
10 – Elimine e previna odores no seu closet
É importante que entre as peças de roupa exista espaço para que estas respirem. Se não conseguir deixar espaço entre as peças, está na altura de se desfazer de algumas! Nunca por nunca colocar dentro de um armário uma peça suja. Caso vista um top ou um vestido para um jantar rápido ou um passeio para comer um gelado numa noite de verão, não se justifica colocar a peça para lavar, mas tem de ficar a arejar 24h para garantir que não fica com cheiro. Folhas de casca de laranja ou tabaco, são ótimas para retirar odores e afastar as traças. Outro truque é deixar as portas do closet abertas durante a noite, no dia seguinte antes de fechar vaporiza com a versão low cost do seu perfume e não só fica tudo arejado como a cheirar a si. Mesmo no verão há casas com humidade e a roupa pode ficar a cheirar a mofo, desumidificadores em pó são uma boa solução!
Sobre Rita Salgueiro:
Rita Salgueiro é Designer de Interiores, trabalha na área da decoração há vários anos e ao longo do seu percurso profissional passou por alguns ateliers e espaços de referência. Em 2007 criou o seu próprio atelier, a Full Ideas que oferece um serviço completo de consultoria, arquitetura e design de interiores. A sua experiência pessoal e as constantes solicitações para projetos específicos levaram-na a apostar em Workshops e serviços como as Consultas de Ideias, direcionados para quem procura soluções mais personalizadas e adequadas ao seu espaço e orçamento.
Em 2017 fez parte da equipa de Designers no programa “E agora o que é que eu faço” que passou na SIC e SIC Mulher.
Acompanhe todas as novidades sobre Rita Salgueiro:
No site
No Facebook
No Instagram