[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

10 dicas para preparar a marmita ideal

Com o regresso ao trabalho, há mais uma preocupação, para além do que vestir: o que almoçar. Para poder poupar, as marmitas são a escolha ideal. Mariana Sofia, nutricionista da PronoKal, dá algumas dicas para desfrutar de menus saudáveis e ricos com a sua marmita, uma vez que é possível realizar refeições de tupperware saborosas, saudáveis e variadas.

Como preparar a marmita ideal

  1. Deixe a refeição preparada na noite anterior e guarde-a no frigorífico;
  2. As refeições devem ter sempre proteínas e vegetais, hidratos de carbono ou cereais.
  3. Refeições equilibradas são sinónimo de legumes e verduras. Os legumes e as verduras devem estar sempre presentes em todas as refeições uma vez que são ricos em nutrientes e aceleram o metabolismo. Devem ser frescos e sem adição de açúcar.
  4. Adapte a refeição ao seu dia a dia e ao seu contexto.
  5. Cozinhe uma maior quantidade ao jantar para levar no dia seguinte e conjugue-o com outros alimentos (arroz, batata, legumes) obtendo, assim, um prato diferente.
  6. Tenha atenção à constituição da sua refeição. Não se esqueça de ingerir, sobretudo, alimentos de alto teor nutricional: Metade da sua marmita deve ser destinada aos legumes; ¼ da sua refeição tem de ser destinada à proteína ou seja: frango, peixe, atum em conserva, ovos e/ou peru; ¼ deve ainda ser destinada aos hidratos de carbono: massa, arroz, feijão e grão. 
  7. Deve consumir alimentos ricos em nutrientes e adequá-los à época do ano.
  8. Existe um número infindável de legumes e frutos que tem grandes benefícios para o seu bem-estar. Exemplo disso é a couve-flor ou a couve-de-bruxelas que são ricas em vitamina C, a abóbora que é rica em vitaminas e tem um baixo índice calórico e os cogumelos que possuem vitaminas, minerais e fibra. Já a beringela e a alcachofra são ricas em fibras, tendo benefícios também na desintoxicação do corpo. A romã, as laranjas, tangerinas e toranjas são frutos ricos em vitamina C, o que nos impede de adoecer.
  9. Os lanches constituídos por bolachas, barritas de chocolate e bolos não são recomendados uma vez que a saciam apenas no momento.
  10. A fruta deve ser ingerida entre as refeições e não imediatamente a seguir. Esta poderá ser uma boa opção para snacks saudáveis.

Sete sugestões de marmitas

Depois destas dez dicas, deixamos-lhe sete sugestões de receitas que prometem ser extremamente saborosas. Com carne, pode optar por Peito de frango grelhado com legumes (à escolha) e tomate cherry ou Frango e/ou peru cozido com abóbora. Para quem gosto mais de peixe, Salmão com legumes salteados (pimento verde e cebola), Salada de couve-flor com atum, Pescada cozida com espinafres e grão e Salteado de cogumelos e gambas são opções a experimentar. Para desenjoar, ou no caso de ser vegetariana, Omelete de alcachofra com arroz integral.

 

Veja mais em Lifestyle

PUB