[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A banhos…

Mas com cuidado! É esse o alerta que deixa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este verão.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da instituição, Jorge Miranda, defende que as características do mar mudaram e, com isso, os cuidados devem ser redobrados: “É preciso que o comportamento das pessoas relativamente ao mar integre esta dinâmica. Se tivermos outros invernos agitados, têm de começar a perceber que, no verão, todas as praias são diferentes do que eram antes”, explica.

Seguir as regras das praias e aumentar o período de existência de nadadores-salvadores junto dos banhistas são duas das medidas a aplicar para que tudo decorra com normalidade.

No inverno passado, a deslocação de uma massa de ar polar nos EUA resultou num frio acentuado no norte da América e em tempestades sucessivas que vieram das costas americanas até às europeias, atingindo o norte e o centro do país.

“As ondas eram muito grandes e, nestes casos, pode dar-se o transporte sedimentar: o fundo do mar altera-se e a areia é transportada de um lado para outro. Por vezes, no próprio fundo da praia existem alterações do relevo da parte imersa, e os fenómenos de rebentação, como todos os fenómenos relacionados com a dinâmica das ondas perto da praia, são alterados”, finaliza Jorge Miranda.

Se, no próximo fim de semana, for à praia, já sabe… Não tome banho se a bandeira estiver vermelha e não nade se ela for amarela. Se encontrar a bandeira verde, pode tomar banho e nadar, mas tenha cuidado…

Veja mais em Sociedade

PUB