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A campanha Portuguese Shoes 2022 é uma homenagem à Arte Portuguesa

Em 2022, a campanha Portuguese Shoes da APICCAPS homenageia obras e artistas de referência da pintura portuguesa, recriando os ambientes que simbolizam a identidade artística que nos distingue como país.

Há 12 anos que a indústria do calçado celebra as artes e a cultura nacional, caminhando a seu lado e questionando: “Pode a indústria ser uma forma de arte?” Este ano, na certeza dessa missão, a APICCAPS volta a reforçar a premissa de que a indústria é uma aliada dos artistas e que juntos criam momentos únicos e objetos de desejo.

Foram eleitos seis pintores portugueses de referência (Amadeo de Souza Cardoso, Almada Negreiros, Eduardo Afonso Viana, José Malhoa, Júlio Pomar e Paula Rego) e dois dos mais talentosos atores da sua geração, Albano Jerónimo e Anabela Moreira, dão vida a alguns dos seus quadros mais emblemáticos.

“Com este trabalho podemos sentir a força musculada de quem entra em choque com a norma das massas através da cultura e da arte. Aqui, podemos sentir essa vibração intemporal de uma parte ou sentir a impressão digital da pertinência de nos reinventarmos permanentemente através deste alfabeto. Esta recriação, denota não só a importância de um legado artístico do nosso país, mas acima de tudo sentimos a força da impressão nos nossos artistas de hoje e a importância de homenagearmos este belo legado e património deste nosso ser português”, afirma Albano Jerónimo

“A cultura está para além do que me compõe e do que eu vou compondo. É também o que cultivamos. Uma vasta memória, estruturante, que nos distingue e ao mesmo tempo permite identidade. Ela objetiva toda a nossa subjetividade. Sou para além de muitas e variadas coisas, portuguesa. Essa cultura que me antecede está aqui honrada num pedaço do que é esse nosso enorme património. Não podia estar mais feliz por me ter sido permitido que, de alguma forma, me tornasse parte dela. Obrigada pela possibilidade de revisitar alguns dos nossos grandes e ter aos meus pés uma das nossas melhores indústrias do meu país”, afirma Anabela Moreira.

Sob a lente de Frederico Martins, esta interpretação fotográfica – que contou com o apoio do programa COMPETE 2020 – procura captar a essência dessas obras, num elogio à tradição e à alma portuguesa, que nos distingue, nos une e nos orgulha.

Para Luís Onofre, Presidente da APICCAPS, “estas campanhas pretendem, mais do que elogiar o talento nacional e retratar uma identidade, abrir uma porta para o exterior. Na sua génese, pretendem valorizar a herança do passado e do que fazemos melhor, para que esta qualidade e beleza sejam apreciados por todos, num mundo cada vez mais rápido e instável, e se cruzem com outros talentos e culturas, sejam um exemplo do que continua e perdura e encanta, mas sempre a aperfeiçoar-se em direção ao futuro.”

Há sempre magia no saber fazer, com um olhar de autor, na escolha dos melhores materiais, recortes, detalhes e encantos; feitos com o cuidado, tempo e dedicação que dura e perdura por gerações de artesãos. Como na pintura ou no cinema, na música, na dança e no teatro, a moda, e dentro dela o calçado, é uma forma de arte que alia tradição e modernidade, porque é viva e palpitante e nos acompanha a cada dia.

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