[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Afinal, o seu cão compreende mesmo o que lhe diz

Estudo feito ao cérebro dos cães conclui que eles entendem não só o tom de voz, mas também as palavras.

Quantas vezes tem a sensação de que o seu cão percebe tudo o que lhe diz? E não é que percebe mesmo? Um estudo realizado com uma máquina de ressonância magnética comprova que os cães processam o vocabulário de forma idêntica aos humanos.

O novo estudo, que será publicado na revista Science, veio comprovar, cientificamente, que os nossos amigos de quatro patas são mais parecidos com os humanos do que aquilo que se pensava. E porquê? Porque utilizam a mesma região do cérebro para processar vocabulário.

Além de compreenderem o que lhes dizem, eles percebem como lhes dizem. Independentemente da entoação, quando fala com o seu cão, ele entenderá a mensagem, contudo, perceberá melhor quando transmitida com o tom de voz certo.

Os testes, realizados em 13 cães de raças distintas, numa máquina de ressonância magnética, pela Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, Hungria, serviram para perceber como os animais reagiam ao que lhes diziam.

Após confrontarem os animais com palavras mais simpáticas, ditas com um tom neutro e agradável, ou com vocábulos neutros, ditos com uma entoação alegre, os investigadores, perante a reação das ondas do cérebro dos animais face às várias combinações, concluíram que os cães distinguem, de facto, as entoações, utilizando o hemisfério direito do cérebro. Para identificar as palavras, utilizam o hemisfério esquerdo.

O estudo foi liderado pelo húngaro Attila Andics e insere-se no ‘Family Dog Project’, um projeto de investigação sobre os aspetos comportamentais e cognitivos da relação entre humanos e cães.

Veja mais em Sociedade

PUB