[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Alerta Bom Tempo: Vale a pena correr riscos?

Não! Contrariamente ao que Fernando Pessoa afirma, nem tudo vale a pena, muito menos quando se trata do maior órgão do corpo humano: a pele. Por esse motivo, vale a pena, sim, saber que cuidados devemos ter com a chegada do sol e do bom tempo, de forma a proteger e a salvar a nossa pele!

Maio traz-nos dias longos e temperaturas mais altas e o pensamento é comum: queremos passar mais tempo nas esplanadas, com sorte, começar a fazer praia, mas, certamente, o que todas almejamos é um lugar ao sol! No entanto, maio é, também, o mês de consciencialização para o cancro da pele. Ana Silva Guerra, especialista em cirurgia plástica reconstrutiva e estética, fala-nos dos cuidados que devemos ter com a pele, quando exposta ao sol, ao mesmo tempo que nos esclarece algumas dúvidas relacionadas com procedimentos estéticos, nesta altura do ano.

De que forma a exposição solar contribui para o envelhecimento precoce da pele?

A exposição solar é responsável pelo fotoenvelhecimento, que ocorre devido aos raios UVA e UVB. A radiação degrada o colagénio e a elastina (proteínas chave da nossa pele) e causa stress oxidativo (diminuindo a capacidade de regeneração e de defesa da pele). Os raios UV são, também, responsáveis pelo aparecimento de manchas e por alterações da pigmentação.

A exposição excessiva ao sol pode, não só, acelerar o envelhecimento da pele, como aumentar o risco de cancro cutâneo. A que sinais devemos estar atentas?

Matéria Completa para os artigos da revista

[whatsapp_share]

Veja mais em Beleza

PUB


LuxWOMAN