[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Alexandra Neves Silva

Fundadora do projeto ‘Nheko’.

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos, três raparigas e um mini-rapaz. Ser mãe é o papel principal que assumi na minha vida, em paralelo com muitos outros que vou desempenhando diariamente.

Tenho formação na área social, na qual trabalhei durante mais de dez anos, e outros tantos foram passados no serviço educativo de um centro cultural, no diálogo entre a arte e a educação.

Hoje dedico-me a tempo inteiro à minha família, à produção na área cultural ligada à infância e a este ‘Nheko’, um projeto sobre a vida em família.

‘Nheko’ é um diminutivo de boneco, é o nome que muitas vezes chamamos ao nosso filho mais novo. Por ter uma sonoridade engraçada, ser um nome pequeno e ter um significado especial para toda a família, este passou a ser o nome do nosso projeto.

É um espaço de partilha, um sítio onde apresentamos as nossas coisas favoritas, onde falamos do que gostamos e da nossa vida. Somos seis e todos estamos presentes. Aqui apresentamos também outras pessoas e famílias que consideramos inspiradoras.

‘Nheko’ tem ainda uma loja com produtos por nós ‘certificados’, coisas que recomendamos e de que gostamos muito.

Mini Bio

Nome: Alexandra Neves Silva

Idade: 42 anos

Naturalidade: Lisboa

Presença online: Site | E-shop | Facebook | Instagram

No projeto ‘Nheko’ pode encontrar: partilhas sobre os nossos ‘dias úteis’, onde, entre muitas outras coisas, há publicações feitas por uma das filhas que, com 13 anos, adora cozinhar. Aqui também falamos de educação e crescimento e das dores que isso provoca, e colocamos os adolescentes a falar na primeira pessoa. Os assuntos partem da nossa experiência de vida em família e contam com a colaboração dos seis, cada um à sua maneira. Falamos de espetáculos, de dança, teatro e música, de livros e de tudo o que nos emociona e que faz parte de nós. É também um espaço onde apresentamos entrevistas, conversas informais com pessoas que consideramos inspiradoras e que nos recebem generosamente nas suas casas ou no local onde desenvolvem o seu trabalho criativo.

Flores do Cabo

Vivo numa aldeia perto de Cascais e gosto muito desta zona. Adoro fazer a estrada do Guincho e seguir para Colares, com uma paragem obrigatória na Flores do Cabo, um espaço incrível, uma loja com artigos para a casa originais e com muita qualidade. Tem plantas que não se encontram em mais nenhum sítio, uma seleção criteriosa de vinhos, chás e outras surpresas deliciosas, e é também uma galeria onde se encontram boas exposições. Este é um daqueles locais onde apetece ficar com tempo e contemplar cada detalhe que nos é oferecido generosamente pelos simpáticos proprietários, a Manuela e o Nuno, um casal verdadeiramente inspirador.

Comércio local

Gosto de fazer compras em feiras e mercados. Semanalmente, vou ao mercado saloio na Praça de Cascais, mas também gosto de ir ao de Almoçageme, gosto de comprar no comércio local, onde me conhecem, me tratam pelo nome e oferecem bolachas e maçãs aos meus filhos. Gosto de ir às compras sem pressa, adoro chegar a casa e arrumar tudo calmamente, de preferência com a minha filha Eva, que partilha comigo este gosto pela fruta e pelos legumes. A Eva adora cozinhar e partilha regularmente algumas das suas receitas preferidas.

Feiras

Somos um casal apaixonado por ‘objetos com história’, nada nos anima mais do que uma boa Feira da Ladra, seja em Lisboa ou em qualquer outro local. Sempre que viajamos, uma das nossas prioridades é encontrar a feira lá do sítio. Comprámos por impulso um órgão de igreja, um objeto lindo cheio de botões, com programações de sons, etc. Comprámos numa feira perto de Coimbra e nem verificámos se cabia no carro! Felizmente coube, mas foi por um triz.

Sushi homemade

Há cerca de dez anos, ofereci ao meu namorado um curso de sushi e sashimi com o chef Paulo Morais, na QB Essence. Foi dos melhores investimentos que fiz, o meu restaurante preferido de sushi é a minha casa e adoro programas ‘date night in’.

Praia

A minha praia de eleição é a Praia da Fábrica, em Cacela Velha. Durante alguns anos, alugámos uma casa mesmo a dois passos da praia, para onde íamos de barco e onde não havia nada, nem mesmo um senhor a vender gelados. Agora está um pouco diferente, mas continua a ser um local maravilhoso para ir ‘desfragmentar o disco’ e carregar as baterias.

Jogos

Ter uma família grande tem várias vantagens e uma delas é nunca faltar parceiro para um jogo. Sempre preferimos os jogos tradicionais às novas tecnologias, embora não sejamos fundamentalistas e tentemos sempre equilibrar as coisas, mas nunca saímos de casa sem dois ou três jogos na mala, seja para ir para a praia, para casa de amigos, para um restaurante, um piquenique ou de férias. Destaco o Mikado e a Batalha Naval de madeira como os nossos favoritos de momento.

Livros

Gosto de ler. ‘Apenas Miúdos’, da Patti Smith, foi o último livro que li e estou a começar ‘Esse Cabelo’, da Djaimilia Pereira de Almeida, mas a minha paixão são os livros de literatura infanto-juvenil. Editoras como a Kalandraka, Bruáa e Planeta Tangerina, entre outras, têm publicações incríveis que se adequam a qualquer idade. Recentemente começámos a ter na nossa loja alguns dos nossos títulos favoritos, uma seleção criteriosa que vai mudando regularmente. Cada livro é apresentado de forma particular, onde acrescento o modo como essa publicação é vivida na nossa família.

Espetáculos

A programação cultural de referência é a do Teatro Municipal São Luiz, é aquele local onde vou até de olhos fechados, confio plenamente na programação que por lá é apresentada, seja para o público adulto como para os mais novos. Gosto muito de ir ver espetáculos e a dança é a linguagem que mais me toca. Os meus favoritos, que até hoje mais me emocionaram, foram ‘Café Müller’, de Pina Bausch e, no panorama infantil, ‘A Vassilissa’, pelo Teatro O Bando.

Fotógrafo

Gosto muito de fotografia e estou apaixonada pelo trabalho do meu cúmplice no projeto Nheko, o fotógrafo Vitorino Coragem. Adoro a sua sensibilidade e a sua versatilidade, o seu olhar tão próprio, que cria uma personalidade forte e vincada em todos os seus trabalhos. Tem sido um privilégio imenso trabalhar com ele!

Marcas portuguesas

Gosto de marcas portuguesas, destaco os sapatos Moleke

(https://www.facebook.com/moleke.store), feitos à mão e com muito bom gosto; a roupa favorita das minhas adolescentes é da Amikko e, para o mini-rapaz, gosto dos algodões maravilhosos da Cherry Papaya, da recente Carlota Barnabé e da internacionalmente reconhecida Wolf and Rita.

Almoços ‘filho único’

Adoro programas de filho único e não há nada como um almoço ao sol na companhia de uma adolescente (de cada vez). Gostamos de ir ao Stockholm Market, na praça de Cascais, eu escolho o tártaro de salmão, de comer e chorar por mais, e elas optam pelos hambúrgueres.

Concertos

Só gosto de ver concertos em salas relativamente pequenas e os meus preferidos são aqueles em que o meu marido participa. É lamechas, mas é verdade. Os espetáculos ‘Deixem o Pimba em Paz’, no Coliseu do Porto, e ‘Juntos, Sérgio Godinho e Jorge Palma’, em Lisboa, foram os últimos que vi, mas até hoje o meu favorito foi o concerto dos Humanos no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Foi em 2005 e ainda hoje gosto de o rever em DVD.

Veja mais em

  • Favoritos do Mês: Abril

    Para fazer uma retrospetiva do mês de abril, reunimos os favoritos de Ana Almeida Pires, jornalista na LuxWoman, nas categorias: roupa,...

    LuxWOMANMaio 3, 2024
  • Sem planos para o Dia da Mãe? 9 sugestões

    Faltam dois dias para celebrar a matriarca da família. No domingo, dia 5 de maio, é tempo de deixar o conforto...

    Joana de OliveiraMaio 3, 2024
  • Já pode ouvir o álbum de estreia das Lookalike

    As Lookalike acabam de lançar o álbum de estreia “DEUSA”, já disponível em todas as plataformas digitais, via Warner Music Portugal....

    Joana de OliveiraMaio 3, 2024
  • Maternidade Adiada

    Como muitas mulheres, também Teresa Onofre tinha o sonho de ser mãe. O sonho parecia ter encontrado real forma de ser,...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 3, 2024
  • SEIVA DE LETRAS: Vive-se

    Vive-se Há quem viva de um futuro Que nunca alcançou Há quem morra por um passado Que nunca encontrou Amanhã virá...

    Joana de OliveiraMaio 3, 2024
  • Dia da Mãe: presentes para todos os gostos e carteiras

    No dia 5 de maio todas as atenções estão viradas para a matriarca da família. O Dia da Mãe é comemorado...

    Joana de OliveiraMaio 2, 2024
  • Leonor Jácome Castro coloca os restaurantes nas bocas do mundo

    Leonor Jácome Castro sempre trabalhou na área do marketing e desde pequena que pensava em ter um negócio próprio, não foi...

    Joana de OliveiraMaio 2, 2024
  • Vem aí o fim de semana… Tome Nota!

    Estamos de volta com mais uma Agenda Cultural! Se ainda não tem planos para o fim de semana, pegue na caneta...

    Joana de OliveiraMaio 2, 2024
  • Filmes e Séries para ver em maio

    Os filme português “Cândido”, a tão esperada terceira temporada da série “Bridgerton” e o filme “IF: Amigos Imaginários”  são algumas das...

    Joana de OliveiraMaio 2, 2024

PUB