[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Aproveite as férias para fazer uma roadtrip por estes mercados de natal

Natal não é Natal sem os incontornáveis mercados natalícios. É onde se vive a magia da quadra, com as luzes, as cores vibrantes, as melodias da época, a neve e o frio que se combate com agasalhos quentes, enquanto passeamos pelas ruas imbuídas no mesmo espírito.

Em Portugal ou pela Europa, não faltam sítios destes para visitar, quem sabe numa roadtrip. Para aproveitar as férias de dezembro, a Yescapa, plataforma intermediária no aluguer de autocaravanas e campervans na Europa, propõe a descoberta dos mercados de Natal numa escapadela em autocaravana ou campervan. Veja alguns mercados de Natal que poderá visitar:

Wonderland Lisboa

A lista de sugestões começa na capital portuguesa. É o principal mercado de Natal de Lisboa e oferece momentos para recordar como uma volta na roda gigante ou uma brincadeira, a solo ou em grupo, na pista de gelo. O passeio faz-se entre as diversas barraquinhas que estão no Parque Eduardo VII, e a entrada é gratuita. Está por ali até dia 1 de janeiro de 2024.

Presépio Vivo de Priscos

A norte do país, em Braga, conheça o maior presépio vivo da Europa. São cerca de 800 os participantes que dão vida à história, um espaço com cerca de 30.000 m2 de ocupação e com mais de 90 cenários, com referência às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica. O Presépio ao Vivo de Priscos oferece aos visitantes 4 grandes espetáculos: “O Casamento Judaico”; “Cortejo da Luz”; “O Julgamento” e “O Funeral” e uma vasta oferta gastronómica. Este evento está patente até ao dia 14 de janeiro.

Natal de Vigo

Tida como uma das mais importantes da Europa, a festa de Natal de Vigo, mesmo na fronteira com Espanha, atrai milhares de visitantes que vão ver a iluminação das ruas.  São 11,5 milhões de luzes LED, seis mil estruturas, quase quatro mil arcos espalhadas por 450 artérias da cidade, que lhe prometem pulsar a energia. A explosão de alegria está reservada para o momento selfie, ao lado do boneco de neve gigante, que mede cerca de 12 metros, ou a árvore de Natal mais alta do planeta, que atinge os modestos 44 metros de altura. A iluminação acompanha a festa de Reis e fica até 16 de janeiro.

Marché de Noel – Mercados de Natal de Colmar

A vila medieval da Alsácia, junto à fronteira francesa com a Alemanha, recebe a festa de Natal em novembro e vive-a até 29 de dezembro. As ruas mantêm a traça original e as casas remetem para a Idade Média, numa época de celebração cheia de luzes, cores e muitos sabores típicos da região.

Fira de Santa Llúcia, Barcelona

É o mais tradicional dos mercados da cidade de Barcelona. A primeira referência data a 1786. Realizada em frente à Catedral, no coração do Bairro Gótico, a Feira de Santa Lúcia conta com dezenas de bancas a vender os mais diversos produtos alusivos à época, principalmente aqueles que fazem parte da tradição catalã, como a zambomba, um instrumento musical muito típico. Para visitar até 23 de dezembro.

Mercado de Natal de Salzburgo

Os mercados de Natal são um símbolo austríaco. Existem em várias cidades e cada uma delas assinala o evento com a edição de uma caneca especial própria, que muda de ano para ano. Em Salzburgo, a caneca pode ser usada para beber um chocolate quente ou provar o Glühwein, o famoso vinho quente temperado com canela, cravo e limão.

O Mercado de Natal de Salzburgo é uma experiência sensorial que estimula principalmente o palato, com tantas comidas típicas que são servidas nas ruas da cidade.

Para casa pode sempre levar um dos símbolos natalícios locais: um ovo (de Páscoa) decorado com motivos desta quadra. Até 1 de janeiro de 2024.

Hyde Park Winter Wonderland, Londres

É um parque temático subordinado ao Natal. O mais desafiante de todos, principalmente para quem viaja em família. Há que ter tempo para uma viagem na roda gigante, esquiar no ringue de gelo, assistir ao espetáculo de circo ou deixar-se seduzir pelo cheiro a gengibre das bolachas que compõem enormes construções espalhadas pelo recinto.

No centro de Londres, no jardim de Hyde Park, o Winter Wonderland é um dos mais antigos mercados festivos de Natal na Europa, datado a 1637. Para visitar entre as 10 da manhã e as 10 da noite, até ao dia 6 de janeiro. A entrada é livre.

Mercado de Natal de Bolzano

Em território austro-húngaro e anexado à Itália depois da primeira guerra mundial, Bolzano é uma cidade que ainda hoje mantém uma identidade bilingue. A mistura das culturas italiana e alemã também se nota no mercado de Natal, fazendo dele o mais famoso do país.

É um autêntico festival de comida típica daquela zona, pelo que não se estranha que nas ofertas se encontre um strudel de maçã, salsicha alemã, pizzas e piadinas.

Mas a cidade tem muito mais para dar na altura do Natal. Há espetáculos de marionetas, um comboio para as crianças e vários carrosséis espalhados pelas ruas.

As feirinhas acontecem na praça central da cidade, que está especialmente enfeitada para a quadra. Decorre até 6 de janeiro de 2024.

Veja mais em Lifestyle

PUB