[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

As escolhas de Sandrina Francisco, autora de ‘La Vie de Sandrina’

Sou uma apaixonada pela vida! Divido o meu coração entre Paris, terra onde nasci, e Lisboa, a cidade mais bonita do mundo, onde vivo atualmente.

Trabalho em moda desde os 18 anos. Licenciei-me em Relações Internacionais, e fiz uma pós-graduação em Consultoria de Imagem e Moda, e um curso de Marketing em serviços e produtos de luxo na Universidade Católica.

Vivo a minha vida dia após dia, muita agarrada à minha fé, aos amigos e ao amor. Adoro fotografia, moda, acessórios, livros, viagens, culinária e animais! Viajo muito em trabalho e lazer, e adoro acrescentar mais um destino ao meu mapa-mundo. Gosto de conhecer novas culturas, aprender e não ter rotinas. Nenhum dia meu é igual ao outro.

Abraço com alma cada novo desafio, e divido o meu tempo entre a consultoria de imagem, a produção de moda e o styling, as aulas que dou, o ‘Moda Portugal’, na RTP, as rubricas de moda, a escrita para vários sites de moda e a (agência) Fashion Studio.

Mini Bio:

Nome: Sandrina Francisco

Idade: 37 anos

Naturalidade: Paris, França

Presença online: La Vie de Sandrina, Facebook, Facebook Moda Portugal

Na minha presença online encontra: moda e mais moda, dicas, reportagens, ideias e tudo o que me apaixona. Pode ser uma paisagem, um vestido, uma comida exótica ou até um abraço.

Cidades da minha vida

Nasci em Paris, mas é em Lisboa que me sinto mesmo em casa. Subia, há uns dias, uma rua do Bairro Alto e ouvi as gaivotas ao longe, senti o cheiro a sardinhas e pimentos assados. O sol brilhava e podia ouvir-se um fado a sair de um dos restaurantes. Pensei: a nossa capital é tão maravilhosa e genuína que não há outra igual. Em Paris, adoro os Champs-Elysées e a Avenue Montaigne, pelas montras que levam a sonhar quem lá passa. Gosto de entrar na Maison du Chocolat e ficar perdida com tanta tentação. É imprescindível comprar uma caixa de Macarrons Ladurée, comer um crèpe au Nutella numa esplanada, visitar os oito departamentos do Museu do Louvre e o Museu d’Orsay!

Viajar

Sempre que posso, pego em mim e viajo. Já conheci muitos países, e cada um deles revelou-se uma experiência única. Todos os destinos têm algo para oferecer: novas paisagens, nova cultura, novos cheiros, sons e cores. Destaco oito locais: Havana, por parecer ter parado no tempo (recomendo uma refeição no restaurante La Bodeguita del Medio), Estocolmo (cidade fabulosa com muito design, bom gosto, qualidade de vida e história), Barcelona (jovem e sempre a fervilhar), Macau (onde a presença portuguesa ainda se faz sentir e onde o Macau Fashion Link é organizado por uma dupla portuguesa), Istambul e o seu Grande Bazar (descobri recentemente a moda turca: a marca Dice Kayek e a estilista Dilek Hanif são nomes a reter), Nova Iorque, Veneza (a cidade mais romântica que conheci) e, finalmente, Londres (roteiro de moda invejável: os mercados de Camden Town são ponto obrigatório).

Cozinhar e comer

Adoro cozinhar, mas acho que gosto ainda mais de comer! Sigo religiosamente o site Journal des Femmes que tem receitas deliciosas e fáceis de fazer, para surpreender! Curiosamente, dois dos meus restaurantes preferidos ficam em Amarante: o Largo do Paço, da Casa da Calçada, e A Eira.

Moda portuguesa e novos criadores

Sou fã da moda nacional, e a minha profissão permite-me conhecê-la muito bem. Para mim, é fundamental divulgar lá fora o que de bom se faz cá dentro, e o programa ‘Moda Portugal’ tem servido de plataforma de comunicação. Tornei-me amiga de muitos criadores e sempre que tenho eventos especiais é a eles que recorro: Ricardo Preto, Armando Gabriel (que faz espartilhos como ninguém), os Storytailors, Andreia Lobato, Carlos Gil e Egídio Alves.

Cheguei esta semana da feira Who’s Next, em Paris, que juntou mais de 2000 expositores. Fui apoiar uma marca portuguesa de elevado potencial: a Casa Grigi, pioneira na malha de cortiça, uma matéria-prima tão nossa e tão especial. A pele de peixe, usada na marca de acessórios masculina Saccus, é uma inovação que também veio para ficar. Acredito muito nos novos talentos nacionais!

Televisão

Adoro o que faço! A televisão preenche-me e desafia-me. Tento ser cada vez melhor. Estou a gravar a sexta série do ‘Moda Portugal’ e espero poder continuar a fazê-lo por muito mais anos. É um trabalho de equipa, com um único objectivo: divulgar o que de bom se faz em Portugal.

Fotografia

Não sei fotografar, mas adoro fotografias. Trabalho muito com fotógrafos portugueses e sou fã de muitos deles: João Carlos, Frederico Martins, Carlos Ramos e, na gastronomia, Mário Cerdeira.

Hotel Palácio e Banyan Tree Spa/Fontecruz Lisboa

Recorro muito a dois hotéis para as minhas entrevistas. O primeiro é o Hotel Palácio, no Estoril, que possui o melhor spa da região: o Banyan Tree Spa, um espaço com inspiração asiática e a assinatura de uma das mais luxuosas cadeias do mundo. Com massagens e tratamentos inspirados em tradições asiáticas milenares, o Banyan Tree traz ao Estoril uma experiência única de evasão e bem-estar. O segundo é o Fontecruz Lisboa, que já se tornou o ponto de encontro dos amantes da moda nacional.

Cuidados de pele

Sempre me preocupei muito com a minha pele. Sou muito branca, apanho pouco sol e não consigo passar um dia sem tratar de mim. Uso os produtos da marca Khiel’s, e o meu produto preferido é o Midnight Recovery Concentrate, com cheiro a alfazema. Não saio sem protetor solar fator 50 no rosto e sem base corretora (Forever Dior).

Cabelo

O cabelo é a minha imagem de marca. Sigo religiosamente os conselhos da minha cabeleireira, Dina Nunes. Uso máscaras nutritivas em casa, sérum nas pontas e um protetor de calor, imprescindível para quem recorre muito a secador e prancha de alisar. As gamas da Redken e da L’Oréal Professionel são ambas excelentes. Descobri o Steampod e uso-o diariamente, pois alisa e trata ao mesmo tempo.

Animais

Nada me revolta mais do que ver animais maltratados e abandonados. Tenho uma cadelinha Yorkshire chamada Vicky que me foi oferecida há cinco anos. Para mim, um animal doméstico é família, e ainda é preciso sensibilizar as pessoas de que os animais têm sentimentos e sofrem como nós.

Coisas simples que me fazem feliz

Gosto de coisas simples, às quais dou muito valor: sentir a areia da praia nos pés, comprar uma revista ou um livro, beber cacau quente no inverno, ouvir a chuva a cair, provar um sabor novo, dar abraços, ver uma série ou um bom filme (não perco nenhum do Tim Burton, e a Brigitte Bardot é a minha musa), comprar uma peça de roupa que andei a namorar, experimentar perfumes na Skin Life, partilhar uma mesa com amigos, amar e ser amada. É nas pequenas coisas que está a verdadeira felicidade.

Veja mais em As escolhas de...

  • Mariana, a Miserável

    Fique a conhecer as escolhas da ilustradora.

    Carolina de AlmeidaMaio 7, 2017
  • Joana Vaz

    Conheça as escolhas da autora do blog Joanavaz.pt.

    Rita AleixoAbril 23, 2017
  • Maria Imaginário

    Descubra as escolhas da artista portuguesa.

    Rita AleixoAbril 16, 2017
  • Mariana Gemelgo

    Conheça a autora do blog ‘Fashions Inspires You’ e as suas escolhas.

    Rita AleixoAbril 9, 2017
  • Paula Perfeito

    Descubra as escolhas da autora do blog ‘Entre|Vistas’.

    Rita AleixoAbril 2, 2017
  • Rui Drumond

    Quais são as escolhas do cantor e autor português? Descubra-as aqui.

    Carolina de AlmeidaMarço 26, 2017
  • Helena Canhoto

    Descubra as escolhas da atriz e autora do blog ‘Miliuma’.

    Rita AleixoMarço 19, 2017
  • Magda Soares

    Conheça as escolhas da autora do blog ‘Macarons & Purpurinas’.

    Rita AleixoMarço 12, 2017
  • Mikaela Lupu

    Fique a conhecer as escolhas da jovem atriz.

    Rita AleixoMarço 5, 2017

PUB