[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

As escolhas de Sara Matos, atriz

Sempre gostou de imitar pessoas, adorava perder tempo a estudar as expressões que via na televisão, no cinema e naqueles que lhe eram próximos, era ainda uma criança.

Aos 10 anos, a mãe perguntou-lhe o que é que queria fazer como atividade extracurricular, além da natação. A resposta adivinhava-se e a mãe inscreveu-a em Expressão Dramática na Casa do Artista. E foi aqui, nesta casa, que passados dois anos Sara subiria ao palco pela primeira vez como atriz.

Foi da peça ‘Les Parents Terribles’, de Jean Cocteau, incluída no Projeto Novos Atores, em Cascais, que saiu a personagem que mais lhe custou dar vida: Yvonne. Sara tinha 19 anos e fazia de mãe.

Começou a trabalhar no Projeto Novos Atores ainda não tinha acabado o curso de três anos da Escola Profissional de Teatro de Cascais. Passado um ano, depois do casting para os ‘Morangos com Açúcar’, deu o grande salto na sua carreira. Foi como Margarida que saiu do anonimato e passou a ser conhecida na rua.

(LuxWOMAN março 2013)

Mini Bio:

Nome: Sara Alves de Matos

Idade: 24 anos

Naturalidade: Lisboa

Presença online: Facebook e Instagram

Restaurante

Um dos meus restaurantes preferidos chama-se Sushifashion, que eu considero ser um dos melhores pela qualidade, pelo ambiente, pela apresentação dos pratos e pelo serviço à mesa. É um sítio onde podemos jantar ou almoçar bem e conviver durante muitas horas. Costuma até ser um dos meus locais de eleição para passar uma tarde inteira a conversar depois de um magnífico almoço.

Livro

Sou muito apegada aos meus livros, lembro-me desde muito pequena de receber vários livros como presente de aniversário e mesmo de Natal. Sempre adorei ler e para mim não é só por uma questão de cultura e de diversão, é mesmo porque sempre me ajudou a compreender melhor as pessoas e diferentes ambientes que não o meu. Os livros são as nossas viagens, transportam-nos para outros universos e ajudam-nos a crescer intelectualmente. Um dos livros que mais me marcou foi a ‘Papisa Joana’ de Donna Woolfolk Cross, um romance. Aconselho muito a quem queira emocionar-se ao conhecer a vontade inabalável duma mulher que lutou até ao fim por querer instruir-se quando na época ainda era proibido as mulheres estudarem.

Música

Eu sou fã de música e oiço de tudo um pouco, até porque gosto muito de cantar e, por isso, muitas vezes, até com músicas de que não sei a letra, dou por mim a cantá-las porque facilmente me ficam no ouvido.

Sou uma apaixonada por fado e adoro R&B. O meu irmão tem uma banda de rock que eu admiro muito e todos os dias oiço pelo menos uma hora de música. A música acompanha-me para todo o lado.

Teatro

É muito importante na minha área não só ter bases de teatro mas também observar. Ver espetáculos é, sem dúvida, uma das coisas de que mais gosto de fazer. A peça que mais me marcou até hoje foi “Pillowmen”, representada por Gonçalo Waddington, Nuno Lopes, Albano Jerónimo e Marco de Almeida. São quatro atores que eu admiro muito e que me deixaram de coração cheio quando a peça acabou. Tive a oportunidade de ver a peça duas vezes, e se pudesse veria uma terceira.

Cinema

É impossível nomear um preferido, tenho a felicidade de ser uma viciada em filmes e de já ter visto muita coisa boa e menos boa, o que me enriquece muito. Posso nomear ‘A Vida é Bela’ por ser um ícone e por acreditar que todos nós não deveríamos morrer sem ver este filme.

Desporto

Sou uma viciada em desporto. Não há dia que não faça o meu jogging e quase que consigo ir cinco vezes por semana ao Clube VII, que é o ginásio onde me sinto melhor a treinar.

Compras

Confesso que não sou muito ligada a compras de vestuário, mas perco a cabeça com decoração de casa. Sempre gostei de inovar e ainda hoje faço muitas mudanças em relação à decoração do meu quarto e das salas. Gosto de me sentir confortável e quentinha na minha casa e até para receber visitas. Tudo o que seja velas e cheiros nunca faltam para poder dar ambiente.

Paisagem

O nosso país tem paisagens absolutamente magníficas. Tive a oportunidade de, há uns anos, descer o rio Douro de canoa, rodeada de família e amigos, e foi das melhores experiências da minha vida. Aconselho muito para quem gosta de Natureza e aventura.

Destino

Posso dizer que viajar é o que mais gosto de fazer a seguir a representar. Tailândia, de todas as grandes viagens que já fiz, é a minha viagem de eleição. Talvez por ter sido a primeira a ser feita durante mais tempo (um mês) e sem ter marcado nada. Passei por experiências fantásticas! O clima e as praias… Não há igual!

Sonho

Poder continuar o meu trabalho de forma intuitiva. Questionar sempre, arriscar, nunca desistir e conseguir equilibrar tudo isso com a minha postura em relação à vida e que eu acho que me ajuda muito. Serenidade.

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB