[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

As escolhas de Teresa Rebelo, autora do blog ‘Lume Brando’

1 de 2

Licenciada em Comunicação Social e com uma pós-graduação em Marketing, trabalhou durante vários anos como copywriter em agências de publicidade.

Atualmente, é copywriter e community manager em regime de freelancer, faz voluntariado numa instituição de solidariedade social e é ainda home baker e party stylist ocasional. A família e os amigos são quem mais a inspira. O food blogging é a sua grande paixão.

O Lume Brando nasceu em 2004 como um espaço de reflexão e comentário sobre tópicos ligados à comida, no qual podia escrever sem as limitações de um briefing. Aos poucos, foi-se transformando num blog assumidamente de receitas e de experiências ligadas à cozinha contadas na primeira pessoa. A ligação à cozinha vem da família, que sempre escolheu a comida e as celebrações feitas em casa como a melhor forma de dar uso ao verbo “partilhar”.

Mini Bio:

Nome: Teresa Rebelo

Idade: 40 anos

Naturalidade: Maia

Presença online: Blog | Facebook | Instagram | Bloglovin’

No meu blog encontra: receitas, fotografias e outros conteúdos relacionados com a minha paixão pela cozinha.

Pequeno-almoço

É a minha refeição favorita, mas raramente consigo fazê-la como gosto: com tempo, mesa farta tipo telenovela e, se possível, numa varanda ou esplanada, sempre com uma revista ou um livro (de cozinha, claro) a acompanhar. Avalio um hotel pela qualidade do pequeno-almoço. Felizmente, muitos hotéis já servem o pequeno-almoço até tarde. Não me queiram encontrar de manhã, sem pequeno-almoço, sobretudo se tiver acabado de saber que cheguei demasiado tarde para tomá-lo! O que não pode faltar: muito café.

Os meus 40 anos

Foi o acontecimento de 2014. Um jantar maravilhoso com os amigos (na SAOM, uma IPSS no Porto com um projeto de inserção social fantástico, um edifício com uma vista soberba sobre o rio Douro, serviço e comida que só arranca elogios), e um almoço reconfortante em família no dia seguinte. Os amigos prepararam-me imensas surpresas. Para além de um livro com fotografias e dedicatórias que me deixaram de lágrima no olho durante vários dias, ofereceram-me dois workshops de cozinha no Recipease, do Jamie Oliver, e ainda um pé de meia para a viagem. Em setembro, London will be calling for me!

Famílias grandes

Admiro-as. Só tenho dois filhos, mas fico emocionada sempre que conheço famílias numerosas ou leio artigos sobre casais que conseguem gerir grandes proles. Tenho dois irmãos, quatro sobrinhos e muitos primos e tios. Não me posso queixar, mas gostava de ter tido a coragem e o atrevimento de ter mais filhos.

Livros para crianças

Não sei quem gosta mais deles, se os meus rapazes, se eu. Cada vez há mais autores e editoras com qualidade, e livros que são muito mais do que uma história. Adoro a Kalandraka e a Planeta Tangerina. O ‘Coração de Mãe’ e o ‘Pê de Pai’ são mágicos.

Também gosto muito do “Livro Inclinado”, da Orfeu Mini (uma tradução de um livro inglês de 1910), e acho imensa graça aos “guias de viagem” infantis dos anos 60 ‘Isto É Paris’, ‘Isto É Londres’, ‘Isto É Nova Iorque’, traduzidos e publicados em Portugal pela Civilização. ‘Os Ovos Misteriosos’, da Luísa Ducla Soares, é um livro que devia ser de leitura obrigatória para miúdos e graúdos: explica de uma forma deliciosa o amor pelos filhos adotados.

Cá em casa, ocupam ainda um lugar especial os livros autografados da Teresa Guimarães, uma amiga com imenso talento, não só para escrever histórias como para contá-las oralmente. Especialista em educação, os seus livros são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

Óculos de sol XL

Não posso sair de casa sem óculos de sol, mesmo no inverno, mas não vou em modas. Os meus óculos têm de ser grandes, mesmo quando não se usam (no fundo, no fundo, tenho uma diva dentro de mim), e não podem ter ‘plaquetes’. Há coisa mais chata do que colocarmos os óculos na cabeça, querermos voltar a pô-los no sítio e o cabelo ficar preso nas plaquetes? Óculos de massa, portanto. Estes meus D&G já vão no terceiro ano, mas adoro-os e não me consigo desfazer deles.

1 de 2

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB