[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Barbara Veiga vai fazer uma performance em prol dos Oceanos

Barbara Veiga, a “Sea Woman” que atravessou mais de 80 países por mar, a levar seu trabalho multifacetado para dar visibilidade às causas socioambientais, fará uma performance em frente à Altice Arena (Parque das Nações), às 18h30, no dia 1 de julho – último dia da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. A artista e ativista, que no mês passado realizou a exposição fotográfica, “Mundo Insular”, resultado de seu trabalho de sete anos a navegar pelos oceanos, e que também é autora do livro “Sete Anos em Sete Mares”, elaborou uma ação potente para chamar a atenção do público presente na Conferência da ONU.

A performance solo chama-se “One Ocean” e será elaborada com um grande cubo de gelo, de 1,5m X 1m, com palavras esculpidas em madeira em seu interior. “O nome ‘One Ocean’ é basicamente para lembrar que nós só temos um oceano. Este é o momento de pensarmos coletiva e globalmente e  defendermos esse bioma. Conhecemos apenas 20% dele, é um universo!”, diz Barbara, que irá esculpir o cubo de gelo e usar fogo para o derreter. “Quero fazer uma reflexão sobre a crise climática, a emissão de gases, as pegadas de carbono e como isso prejudica nossa vida”, explica a artista de 38 anos, que é ativista há mais de duas décadas.

O figurino é assinado pela estilista Roselyn Silva em parceria com seu marido, o artista Blackson. Assim que Barbara me contou sobre a ação, fiquei totalmente sensibilizada e comovida, porque também partilho do mesmo sentimento e convicções. Eu aceitei o convite com muito gosto e juntas desenhamos o fato perfeito com um propósito”, conta Roselyn, que desenvolveu um macacão com design apropriado à mobilidade e conforto para a performance, com um tecido que também serve como uma ferramenta de mensagem sustentável. Cada detalhe da performance tem o propósito de inspirar e tocar o público.

A ideia de Barbara é usar o espaço da Conferência com uma ação diplomaticamente  questionadora sobre o futuro do oceano. À medida que o gelo for derretendo, as palavras ‘One Ocean’, em madeira, vão permanecer. “Falar de oceano é falar de humanidade. Porque temos um tempo curto aqui. A Terra vai continuar com ou sem o ser humano. Chamar atenção para as questões ambientais é chamar a atenção para nossa sobrevivência no planeta”, finaliza a artista visual.

Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas é coorganizada pelos governos de Portugal e do Quénia, com o intuito de promover uma série de soluções, com base científica, para a gestão sustentável do oceano. Na pauta, estão ações como aplicação de tecnologia verde e enfretamento das ameaças mais urgentes, como a acidificação do oceano, a poluição marinha, a pesca ilegal e a perda de habitats.

Veja mais em Sociedade

PUB