[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Catarina Furtado entrevista Joaquim Abreu de Sousa a propósito do cancro da mama

A MO associa-se por mais um ano ao Movimento Rosa, iniciativa que durante outubro, o mês internacional da prevenção do cancro da mama, procura mobilizar a sociedade para a luta contra esta doença. Desde 2019, e em associação com os três IPO’s (Porto, Lisboa e Coimbra), a MO tem desenvolvido campanhas de responsabilidade social para sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Este ano, Catarina Furtado junta-se à MO e ao IPO do Porto, conduzindo uma entrevista com Joaquim Abreu de Sousa, Coordenador da Clínica da Mama do IPO do Porto.

Numa conversa em tom informal e descontraído são abordados sem tabus alguns temas em torno de uma das doenças com maior impacto na sociedade. Incentivar à prevenção e à importância do diagnóstico precoce é o grande objetivo desta iniciativa, que responde a uma ampla variedade de perguntas: “Em que idade estou em risco?”, “O que posso fazer para diminuir o meu risco de cancro da mama?”, “O que fiz para ter cancro da mama?”, “Devo fazer o autoexame da mama?”, “Quando devo começar a fazer exames de rastreio?”, “Como vai ser a minha vida agora que tenho cancro da mama?”, são algumas das questões abordadas por Joaquim Abreu de Sousa.

“O verdadeiro progresso na luta contra o cancro da mama implica o diagnóstico da doença em fase inicial do seu desenvolvimento e o tratamento de acordo com a melhor evidência científica, mas exige também que a prevenção se torne uma prioridade. A prevenção do cancro da mama pressupõe uma maior investigação científica na identificação e na redução dos fatores que aumentam o risco de cancro da mama. Investigadores, clínicos e educadores desempenham, hoje, um papel crítico na tradução, comunicação e divulgação dos resultados da investigação científica, para responder às preocupações da sociedade e promover hábitos de vida saudáveis”, explica Joaquim Abreu de Sousa,

Para Catarina Furtado, “É que não acontece mesmo só às outras pessoas! Sabemos que o cancro de mama está a aumentar e sabemos também que os tratamentos estão cada vez mais evoluídos para que possam salvar vidas. Conheço muitas mulheres que passaram e estão a passar por este enorme desafio. Eu quero ajudar a informar para que sejamos todos e todas cada vez mais participativos e responsáveis pelas nossas vidas! A convite da MO tive a oportunidade de entrevistar quem realmente sabe sobre esta doença e encara a sua profissão de médico como uma verdadeira missão. Ouçam o Dr Joaquim Abreu de Sousa e tirem notas. Espalhem as informações e façam também parte deste Movimento Rosa que nos quer dar um número cada vez maior de boas notícias.”

O cancro da mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais predominante entre as mulheres, sendo raro nos homens (cerca de 1 em cada 100 são detetados em homens). Em Portugal, com uma população feminina de 5 milhões, foram diagnosticados em 2020 cerca de 7000 novos casos de cancro da mama.

Pode ver a entrevista em cima ou nos canais digitais da marca de moda portuguesa e do IPO do Porto.

Veja mais em Sociedade

PUB