[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Chopard colabora com a atriz Marion Cotillard e lança coleção cápsula

Marion Cotillard, ativista ambiental e seguidora do projeto Journey to Sustainable Luxury lançado pela Chopard em 2013, teve a ideia de criar um conjunto de joias que incorpora tanto o seu estilo como a sua ideia pessoal de joalharia sustentável. Marion desejou partilhar este projeto com a sua amiga de longa data, Caroline Scheufele, copresidente e diretora artística da Chopard que, concordou de imediato, em dedicar a perícia dos seus ateliers para tal propósito. A atriz, vencedora de um Óscar, dedicou-se, assim, com paixão a este projeto que, reflete de uma forma mais justa o luxo.

Este projeto nasce do desejo de Marion Cotillard expandir as suas preocupações ambientais e sociais no mundo da joalharia. Durante uma conversa com a sua amiga Caroline Scheufele, esta expôs a sua ideia e perguntou se a Chopard poderia ajudá- la a materializar o seu objetivo através dos ateliers da Maison. Assim, nasceu esta coleção, designada por Ice Cube Capsule by Marion Cotillard. A copresidente da marca deixou a direção artística do projeto inteiramente para a atriz, enquanto assegurou que a Chopard providenciasse materiais explorados de forma responsável e apoio técnico para com os artesãos, necessário para produzir esta duradoura joalharia radiante.

Inspirada pelas formas gráficas e pelo espírito rock’n’roll da coleção Ice Cube da Chopard, Marion Cotillard desenhou sete criações de Alta Joalharia em ouro com certificação ética e diamantes com o melhor critério internacional. Debaixo da sua alçada, o atelier de Alta Joalharia da Chopard dá vida a um anel e sete brincos.

Como a atriz francesa explica: “A Chopard tem-me acompanhado desde a minha estreia como atriz e partilho os propósitos éticos de Caroline Scheufele, daí que esta minha nova colaboração é uma boa forma de estreitar laços entre nós”.

O design de Marion Cotillard replica de forma notável o alinhamento gráfico do cubo na coleção Ice Cube, da mesma forma descontraída que a joalharia pode ser usada sozinha ou combinada. Conhecida pela sua geometria, a coleção é ainda inspirada por uma onda de assimetria que lhe dá um toque ainda mais contemporâneo.

A atriz mostra uma ousadia inegável ao romper os códigos estéticos da joalharia tradicional. E, porque a natureza não confirma as leis da simetria inventada pela humanidade, os brincos da sua coleção cápsula são totalmente diferentes, complementares e feitos para serem utilizados como parte de um conjunto. De um lado, o conjunto é composto por uma série de dois anéis dourados unidos para colocar no topo da orelha, seguidos por um conjunto de diamantes e, finalmente, no lóbulo, um diamante com corte princesa de forma quadrada, relembrando as pequenas faces do cubo nos anéis. Do outro lado, é composto por uma combinação de três anéis unidos para colocar por detrás da orelha, cada conjunto possui um pequeno diamante.

Para o lóbulo, é sugerida uma cascata de generosos diamantes com corte princesa, discretamente conjugados para cobrir por completo o ouro. Todo o conjunto é composto por molas para orelhas que não estão furadas, como as de Marion Cotillard. Para completar este conjunto de brincos, Marion criou um anel constituído por dois outros anéis unidos por um diamante com corte princesa.

Como todos os relógios Chopard e as suas criações de joalharia, desde julho de 2018, que os novos modelos da coleção Ice Cube Capsule by Marion Cotillard são feitos de ouro eticamente responsável. Os 18 quilates amarelos de ouro usados para estes modelos, explorados em concordância com as melhores garantias sociais e ambientais, certificadas pelo Fairmined label, têm sido utilizados nos workshops Chopard. Esta é ainda uma das poucas casas com fundição in-house, um privilégio que permite converter o ouro de forma 100% responsável. Os diamantes, por outro lado, são explorados por fornecedores que são membros do Responsible Jewellery Council.

Através do projeto Journey to Sustainable Luxury lançado em 2013, a Chopard assume o compromisso de promover luxo responsável e ético, tendo vindo a tornar- se a primeira grande relojoaria-joalharia a fazer com que os seus consumidores sejam conscientes da origem dos seus materiais em bruto. “O verdadeiro luxo depende de conhecer a origem dos nossos produtos”, como Caroline Scheufele gosta de recordar as pessoas. “Sabemos que o projeto é ambicioso e que há muito a ser feito. Roma não se fez num dia. Mas temos que começar por algum lado para melhorar toda a indústria.”. À data, a juntar ao ouro e aos diamantes, a Chopard já trabalhou com opalas, esmeraldas e turmalinas Paraíba, exploradas de forma responsável.

Marion Cotillard e a Maison Chopard estão envolvidas num relacionamento amoroso há algum tempo, em que cada uma segue a outra no alcance de conquistas chave. Tudo começou em 2004, quando a atriz, que estava ainda no início da sua carreira, recebeu o Trophée Chopard: um prémio anual criado por Caroline Scheufele para dar reconhecimento a jovens talentos internacionais durante o Festival de Cannes. Em 2008, Marion utilizava joalharia da Chopard – diz-se por vezes que em Hollywood a Maison é um amuleto da sorte para os Óscares – quando ganhou a distinção de Melhor Atriz na 80a cerimónia dos Acadamy Awards. Tal levou a uma amizade próxima e forte com Caroline Scheufele.

Fervorosa ativista ambiental, a atriz achou perfeitamente natural apoiar a Maison Chopard quando a copresidente lançou o projeto Journey to Sustainable Luxury. Em maio de 2013, tornou-se a primeira atriz a pisar a passadeira vermelha do Festival de Cannes com a coleção Chopard Green Carpet, inteiramente criada com ouro e diamantes com certificação de exploração justa, feita por fornecedores membros do Responsible Jewellery Council. Em 2015, junta-se a Caroline Scheufele para desenhar uma nova pulseira da coleção Green Carpet, feita de ouro com certificação de exploração justa, ouro esse conjugado pela primeira vez com opalas inteiramente puras e exploradas de forma responsável.

Presença assídua nas passadeiras vermelhas para a divulgação dos seus filmes, Marion Cotillard nunca quebrou a confiança da Maison nas suas escolhas de joalharia e está disposta a seguir as maiores etapas do Journey to Sustainable Luxury.

Veja mais em Moda

PUB