Cláudia Ganhão, Coach e Mentora em Minimalismo no Feminino, a propósito da Feira do Livro, que se realiza até ao dia 22 de junho, deixa-lhe dicas que vão permitir que consiga ler um livro por semana.
São indiscutíveis os benefícios da leitura: acalma a mente, afasta-nos das dependências das novas tecnologias, estimula o cérebro e a criatividade, faz-nos viajar e traz conhecimento. A Feira do Livro, a decorrer até dia 22 deste mês, é uma excelente oportunidade para poder adquirir os livros que estão na sua lista. Provavelmente, vontade de ler não lhe falta… mas falta-lhe tempo? Cláudia Ganhão, Coach, Mentora em Minimalismo no Feminino e autora do livro “O Teu Minimalismo”, é uma leitora assídua, conseguindo ler um livro por semana.
Sim, leu bem. Segundo a coach e mentora, isto é algo que todos conseguimos… basta vontade (claro) e alguma organização! Caso este seja o seu objetivo, Cláudia Ganhão deixa algumas dicas que, pondo em prática, também vão permitir que consiga ler um livro por semana.
Cláudia Ganhão, Coach e Mentora especializada em Minimalismo no Feminino
1| Desligar o smartphone e/ou o computador todos os dias por volta das 21h30
“Ah, mas é a essa hora que costumo pôr tudo em dia!” – E se aproveitasse esse momento para se desligar do mundo e ligar-se a si? Cláudia lembra que, quanto menos tempo passamos ao telemóvel, mais tempo ganhamos para o que realmente importa. É aí que começa a verdadeira liberdade.
2| Ler um livro que lhe desperte a atenção
“Estou a ler um livro e não estou a gostar, não me motiva.” Então substitua esse livro por outro que goste mais e que a motive. Não tem qualquer problema começar um livro e não o terminar. A vida é demasiado curta para perder/desperdiçar tempo com algo que não gostamos.
3| Levar o livro sempre consigo
Porque nunca sabemos quando teremos um tempinho livre ou um momento de espera, e nada melhor do que passá-lo a ler uma boa história.
4| Troque opiniões com outros leitores
Não há nada mais estimulante para querermos ler mais, do que falar de livros com alguém que adora ler, e deixar-se contagiar pela magia dos livros.
5| Participar/criar desafios de leitura
Existem vários desafios pela internet, no entanto aconselho-vos a desafiarem-se a vocês próprios, a definir um objetivo (por exemplo: ler 12 livros em 2025) e a registar o vosso progresso no Goodreads, que é uma aplicação com avaliações de livros, e que permite criar desafios e monitorizar a evolução do mesmo.