Imagens tropicais, com cores fascinantes, e fragrâncias que nos transportam para uma viagem que começa nas mãos de um português, conquista o Brasil e pretende alcançar o mundo. Esta é a breve história da Granado, mas há ainda muito que merece ser contado…
José António Coxito Granado… este nome soa-lhe familiar? Pois bem, também a ele, português de gema, se deve o sucesso da Granado, a marca brasileira cuja loja, em pleno coração do Chiado, em Lisboa, tem captado a atenção de locais e turistas. Mas comecemos pelo início… Ao chegar ao Brasil, mais precisamente ao Rio de Janeiro, o por tuguês José António Coxito Granado começou por trabalhar numa farmácia, que, mais tarde, em 1870, viria a adquirir, dando-lhe o seu apelido como nome: Granado. A qualidade dos produtos desenvolvidos rapidamente ganhou reconhecimento, levando a Granado a tornar-se na farmácia oficial da família imperial brasileira. Com a ajuda do irmão, José António desenvolveu uma série de fórmulas naturais, utilizando ingredientes cultivados em Teresópolis, uma região montanhosa próxima do Rio de Janeiro. A marca tornou-se conhecida, pelos seus produtos medicinais e de higiene, como águas, tónicos e remédios para diversos fins. Algumas dessas fórmulas mantêm-se no mercado e na Granado, até aos dias de hoje, incluindo o clássico polvilho antisséptico, os sabonetes e a tradicional água de laranjeira.
Três gerações depois, sem descendentes para continuar a gestão da empresa, Carlos Granado, então proprietário, decidiu vender a farmácia. Foi quando, em 1994, Christopher Freeman adquiriu a marca, dando início a um novo capítulo na sua história. Com uma abordagem moderna, a Granado expandiu a sua produção e construiu uma fábrica no Rio de Janeiro, situada num município que, na época, era um dos mais pobres do estado. Hoje, essa mesma região é, segundo Sissi Freeman, filha do atual proprietário e diretora de Marketing e Vendas da Granado, uma das que mais pessoas emprega, sendo, também, um motivo de orgulho para a marca.
A internacionalização chegou em 2013, aquando do convite do Le Bon Marché Rive Gauche, de Paris, para a Granado integrar uma exposição dedicada ao Brasil. O sucesso foi imediato e a aceitação tão positiva que a empresa decidiu abraçar o desafio de expandir-se globalmente. A primeira loja fora do Brasil foi inaugurada em Lisboa, mas, atualmente, a Granado está, também, presente em Paris, Londres e Nova Iorque, com lojas próprias, e em Espanha e na Bélgica, com representação em diferentes espaços. Para breve, está prevista a abertura de uma segunda loja em Portugal.
A FRESCURA DOS DIAS QUENTES
Mais fresco e a pensar nos dias quentes, Citrus Brasilis é o novo perfume da Granado, já lançado no Brasil e que chega, agora, a Portugal. A LuxWoman esteve à conversa com Sissi Freeman, diretora de Marketing e Vendas da marca brasileira, a propósito deste lançamento e da herança portuguesa que a Granado transporta….
